Um Flamengo grande, um Brasil maior: o Clube de Regatas do Flamengo e o imaginário político nacionalista popular (1930-1955)
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/248 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo investigar os fatores que contribuíram para a popularidade e para a abrangência nacional do Clube de Regatas do Flamengo. O período analisado – 1933 a 1955 – foi marcado pela implantação do regime profissional no clube e pelo progressivo processo de fidelização de torcedores em todo território nacional. As campanhas de marketing das gestões dos presidentes José Bastos Padilha e Gilberto Cardoso serão interpretadas a fim de associar a construção da identidade do clube mais popular do Brasil aos símbolos e valores sociais correntes no imaginário político nacionalista divulgado pela propaganda estatal nas décadas de 1930 e 1940. |
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Um Flamengo grande, um Brasil maior: o Clube de Regatas do Flamengo e o imaginário político nacionalista popular (1930-1955)NacionalismoDesenvolvimentismoImaginário políticoClube de Regatas do FlamengoBrasilClube de Regatas do FlamengoCultura popularFutebol; aspecto históricoNationalismPolitical imaginaryO trabalho tem como objetivo investigar os fatores que contribuíram para a popularidade e para a abrangência nacional do Clube de Regatas do Flamengo. O período analisado – 1933 a 1955 – foi marcado pela implantação do regime profissional no clube e pelo progressivo processo de fidelização de torcedores em todo território nacional. As campanhas de marketing das gestões dos presidentes José Bastos Padilha e Gilberto Cardoso serão interpretadas a fim de associar a construção da identidade do clube mais popular do Brasil aos símbolos e valores sociais correntes no imaginário político nacionalista divulgado pela propaganda estatal nas décadas de 1930 e 1940.The study aims to investigate the factors that contributed to the popularity and the national influence of the Clube de Regatas do Flamengo. The period – 1930 to 1955 – was marked by the implementation of professionalism and by the gradual process of loyalty of fans nationwide. Marketing campaigns in efforts of presidents José Bastos Padilha and Gilberto Cardoso will be interpreted to involve the construction of the identity of Brazil’s most popular club symbols and social values in the current political imaginary nationalist released by state propaganda in the 1930s and 1940s.Ferreira, JorgeGomes, Angela Maria de CastroVenâncio, Giselle MartinsMaia, Andrea Casa NovaFontes, Paulo Roberto RibeiroAlmeida, Juniele Rabêlo deCastro, Ricardo Figueiredo deCoutinho, Renato Soares2014-02-17T18:58:35Z2014-02-17T18:58:35Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCOUTINHO, Renato Soares. Um Flamengo grande, um Brasil maior: o Clube de Regatas do Flamengo e o imaginário político nacionalista popular (1930-1955). 2013. 196 f. Tese (Doutorado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense Niterói, 2013. Disponível em: <http://www.historia.uff.br/stricto/td/1453.pdf>.https://app.uff.br/riuff/handle/1/248Aluno de doutoradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-15T15:21:53Zoai:app.uff.br:1/248Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-07-15T15:21:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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