Abuso de poder econômico em mercados digitais: a decisão do CADE no caso do Google Shopping
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14945 |
Resumo: | O presente trabalho buscou investigar como as estruturas digitais podem facilitar condutas anticompetitivas. Sugere-se que a estrutura desses mercados pode viabilizar novas manifestações de práticas anticoncorrenciais, de modo que algumas premissas tradicionais do direito da concorrência podem não ser adequadas à identificação de condutas unilaterais abusivas em mercado digitais, tornando-se ineficientes em algumas situações. A metodologia utilizada na construção do trabalho, quanto ao procedimento, consiste em revisão bibliográfica, bem como na análise de uma decisão do CADE. Desse modo, de início, foram abordadas algumas características desses mercados e dessas relações digitais. Ato contínuo, foram exploradas algumas delimitações conceituais importantes ao presente trabalho, bem como a forma pela qual o abuso de posição dominante se revela mais frequentemente em mercados digitais a partir de uma perspectiva da consolidação de poder econômico em estruturas digitais. Por fim, foi realizada uma análise da decisão do CADE no caso do “Google Shopping”, que apontou para a necessidade de repensar algumas premissas de análise em face dessas novas formas de abuso na esfera digital. |
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Inácio, Gabriel Felipe Nami2021-04-28T13:46:52Z2021-04-28T13:46:52Z2020-09-302021-01-20INÁCIO, Gabriel Felipe Nami. Abuso de poder econômico em mercados digitais: a decisão do CADE no caso do Google Shopping. 2020. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14945Ribeiro, Gustavo FerreiraO presente trabalho buscou investigar como as estruturas digitais podem facilitar condutas anticompetitivas. Sugere-se que a estrutura desses mercados pode viabilizar novas manifestações de práticas anticoncorrenciais, de modo que algumas premissas tradicionais do direito da concorrência podem não ser adequadas à identificação de condutas unilaterais abusivas em mercado digitais, tornando-se ineficientes em algumas situações. A metodologia utilizada na construção do trabalho, quanto ao procedimento, consiste em revisão bibliográfica, bem como na análise de uma decisão do CADE. Desse modo, de início, foram abordadas algumas características desses mercados e dessas relações digitais. Ato contínuo, foram exploradas algumas delimitações conceituais importantes ao presente trabalho, bem como a forma pela qual o abuso de posição dominante se revela mais frequentemente em mercados digitais a partir de uma perspectiva da consolidação de poder econômico em estruturas digitais. Por fim, foi realizada uma análise da decisão do CADE no caso do “Google Shopping”, que apontou para a necessidade de repensar algumas premissas de análise em face dessas novas formas de abuso na esfera digital.Submitted by denison pereira (denison.rolim@uniceub.br) on 2021-01-20T16:56:45Z No. of bitstreams: 1 Gabriel-Inácio-21953034.pdf: 1233951 bytes, checksum: 3c83b9f5c1f9b9106739d9df3ce46de2 (MD5)Approved for entry into archive by Heres Pires (heres.pires@uniceub.br) on 2021-04-28T13:46:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gabriel-Inácio-21953034.pdf: 1233951 bytes, checksum: 3c83b9f5c1f9b9106739d9df3ce46de2 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-28T13:46:52Z (GMT). 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