Planejamento estratégico como diferencial competitivo para a empresa SuperMaia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1056 |
Resumo: | Este trabalho monográfico, tem como tema o planejamento estratégico como diferencial competitivo para a empresa Supermaia. O objetivo geral foi analisar a importância do planejamento estratégico no contexto mercadológico. No decorrer dessa monografia foi aplicada teoria pertinente ao assunto planejamento levando em consideração a abordagem de vários autores. A metodologia utilizada pelo trabalho foi à exploratória, na seqüência foram definidos os objetivos gerais, específicos e a situação problema. As técnicas de pesquisa utilizadas foram: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário junto aos funcionários dos níveis estratégico e tático da empresa Supermaia. Durante o estudo da teoria foi possível perceber a relevância da metodologia do planejamento estratégico tanto para o uso de empresas, como de unidades organizacionais e até mesmo por pessoas. A maior parte dos funcionários que participarão da pesquisa reconhecem que a função gerencial planejamento é a que mais contribui para a otimização dos resultados da empresa. Em contrapartida o que chamou a atenção durante o processo de análise dos dados tabulados do questionário foi à dificuldade que os funcionários tem em identificar a contribuição que o estabelecimento da missão, visão e valores trazem para o alcance do diferencial competitivo. O que não acontece quando os funcionários são questionados a respeito da importância que tem a análise do ambiente externo, análise do ambiente interno, a formulação de objetivos, a elaboração de estratégias, o uso do controle e da avaliação dos resultados do planejamento estratégico para o estabelecimento de um diferencial competitivo, aumento da eficiência, eficácia e efetividade e ganho de agilidade no processo de tomada de decisão. Como resposta a pesquisa conclui-se que embora os funcionários tenham a percepção clara dos benefícios que um planejamento estratégico bem elaborado possa proporcionar para o alcance de um diferencial competitivo percebe-se por outro lado que alguns funcionários não entendem a mensagem transmitida pela missão, visão e valores. Para que isso ocorra se faz necessário que se estabeleça uma integração de todos durante o processo de elaboração do planejamento estratégico o que certamente traria maior unidade ao processo gerando com isso maiores benefícios à empresa. |
id |
CEUB_57ac3dd83edbd73b06c046a2c1882a18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:123456789/1056 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Rocha, Samuel LewkowiczMatias, Alano Nogueira2012-10-232012-10-30T14:22:04Z2013-05-09T20:05:36Z2012-10-232012-10-30T14:22:04Z2013-05-09T20:05:36Z2007-012007-01https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1056Este trabalho monográfico, tem como tema o planejamento estratégico como diferencial competitivo para a empresa Supermaia. O objetivo geral foi analisar a importância do planejamento estratégico no contexto mercadológico. No decorrer dessa monografia foi aplicada teoria pertinente ao assunto planejamento levando em consideração a abordagem de vários autores. A metodologia utilizada pelo trabalho foi à exploratória, na seqüência foram definidos os objetivos gerais, específicos e a situação problema. As técnicas de pesquisa utilizadas foram: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário junto aos funcionários dos níveis estratégico e tático da empresa Supermaia. Durante o estudo da teoria foi possível perceber a relevância da metodologia do planejamento estratégico tanto para o uso de empresas, como de unidades organizacionais e até mesmo por pessoas. A maior parte dos funcionários que participarão da pesquisa reconhecem que a função gerencial planejamento é a que mais contribui para a otimização dos resultados da empresa. Em contrapartida o que chamou a atenção durante o processo de análise dos dados tabulados do questionário foi à dificuldade que os funcionários tem em identificar a contribuição que o estabelecimento da missão, visão e valores trazem para o alcance do diferencial competitivo. O que não acontece quando os funcionários são questionados a respeito da importância que tem a análise do ambiente externo, análise do ambiente interno, a formulação de objetivos, a elaboração de estratégias, o uso do controle e da avaliação dos resultados do planejamento estratégico para o estabelecimento de um diferencial competitivo, aumento da eficiência, eficácia e efetividade e ganho de agilidade no processo de tomada de decisão. Como resposta a pesquisa conclui-se que embora os funcionários tenham a percepção clara dos benefícios que um planejamento estratégico bem elaborado possa proporcionar para o alcance de um diferencial competitivo percebe-se por outro lado que alguns funcionários não entendem a mensagem transmitida pela missão, visão e valores. Para que isso ocorra se faz necessário que se estabeleça uma integração de todos durante o processo de elaboração do planejamento estratégico o que certamente traria maior unidade ao processo gerando com isso maiores benefícios à empresa.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:05:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20301509.pdf.txt: 79153 bytes, checksum: cce745f90fed71df18850c8ca12edf6b (MD5) 20301509.pdf: 259983 bytes, checksum: 4ccf382269913ae0b4be903e0c598d2a (MD5) Previous issue date: 2007-01Planejamento estratégicoDiferencial competitivoCompetitividadeSuperMaiaPlanejamento estratégico como diferencial competitivo para a empresa SuperMaiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20301509.pdf.txtExtracted texttext/plain79153https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1056/1/20301509.pdf.txtcce745f90fed71df18850c8ca12edf6bMD51ORIGINAL20301509.pdfapplication/pdf259983https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1056/2/20301509.pdf4ccf382269913ae0b4be903e0c598d2aMD52123456789/10562019-05-21 13:10:58.94oai:repositorio.uniceub.br:123456789/1056Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-21T13:10:58Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento estratégico como diferencial competitivo para a empresa SuperMaia |
title |
Planejamento estratégico como diferencial competitivo para a empresa SuperMaia |
spellingShingle |
Planejamento estratégico como diferencial competitivo para a empresa SuperMaia Rocha, Samuel Lewkowicz Planejamento estratégico Diferencial competitivo Competitividade SuperMaia |
title_short |
Planejamento estratégico como diferencial competitivo para a empresa SuperMaia |
title_full |
Planejamento estratégico como diferencial competitivo para a empresa SuperMaia |
title_fullStr |
Planejamento estratégico como diferencial competitivo para a empresa SuperMaia |
title_full_unstemmed |
Planejamento estratégico como diferencial competitivo para a empresa SuperMaia |
title_sort |
Planejamento estratégico como diferencial competitivo para a empresa SuperMaia |
author |
Rocha, Samuel Lewkowicz |
author_facet |
Rocha, Samuel Lewkowicz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Samuel Lewkowicz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matias, Alano Nogueira |
contributor_str_mv |
Matias, Alano Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Diferencial competitivo Competitividade SuperMaia |
topic |
Planejamento estratégico Diferencial competitivo Competitividade SuperMaia |
description |
Este trabalho monográfico, tem como tema o planejamento estratégico como diferencial competitivo para a empresa Supermaia. O objetivo geral foi analisar a importância do planejamento estratégico no contexto mercadológico. No decorrer dessa monografia foi aplicada teoria pertinente ao assunto planejamento levando em consideração a abordagem de vários autores. A metodologia utilizada pelo trabalho foi à exploratória, na seqüência foram definidos os objetivos gerais, específicos e a situação problema. As técnicas de pesquisa utilizadas foram: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário junto aos funcionários dos níveis estratégico e tático da empresa Supermaia. Durante o estudo da teoria foi possível perceber a relevância da metodologia do planejamento estratégico tanto para o uso de empresas, como de unidades organizacionais e até mesmo por pessoas. A maior parte dos funcionários que participarão da pesquisa reconhecem que a função gerencial planejamento é a que mais contribui para a otimização dos resultados da empresa. Em contrapartida o que chamou a atenção durante o processo de análise dos dados tabulados do questionário foi à dificuldade que os funcionários tem em identificar a contribuição que o estabelecimento da missão, visão e valores trazem para o alcance do diferencial competitivo. O que não acontece quando os funcionários são questionados a respeito da importância que tem a análise do ambiente externo, análise do ambiente interno, a formulação de objetivos, a elaboração de estratégias, o uso do controle e da avaliação dos resultados do planejamento estratégico para o estabelecimento de um diferencial competitivo, aumento da eficiência, eficácia e efetividade e ganho de agilidade no processo de tomada de decisão. Como resposta a pesquisa conclui-se que embora os funcionários tenham a percepção clara dos benefícios que um planejamento estratégico bem elaborado possa proporcionar para o alcance de um diferencial competitivo percebe-se por outro lado que alguns funcionários não entendem a mensagem transmitida pela missão, visão e valores. Para que isso ocorra se faz necessário que se estabeleça uma integração de todos durante o processo de elaboração do planejamento estratégico o que certamente traria maior unidade ao processo gerando com isso maiores benefícios à empresa. |
publishDate |
2007 |
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv |
2007-01 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T14:22:04Z 2013-05-09T20:05:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T14:22:04Z 2013-05-09T20:05:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1056 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1056/1/20301509.pdf.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1056/2/20301509.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cce745f90fed71df18850c8ca12edf6b 4ccf382269913ae0b4be903e0c598d2a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903862501343232 |