Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n8-342 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15119 |
Resumo: | As condutas estratégicas podem constituir fatores determinantes na definição de políticas organizacionais, mediante o alinhamento da missão e dos objetivos organizacionais. Tendo isso em vista, o estudo proposto tem como objetivo diagnosticar as estratégias adotadas pelas empresas enquanto conduta de diferenciação no mercado. Nessa direção, contemplaram-se os setores supermercadista, indústria de bebidas, bancário e telecomunicações, os quais atuam na cidade de Parnaíba-PI. Optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas aos gestores de seis empresas do referido município. Os resultados destacam como diferencial competitivo a prioridade em ações de atendimento ao cliente e manutenção do planejamento estratégico com foco nas tendências das demandas do mercado local. |
id |
VERACRUZ-0_ebd631a79b6f946611b75f98f8b9f6f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15119 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PIEstratégiaPlanejamentoDiferencial competitivo.As condutas estratégicas podem constituir fatores determinantes na definição de políticas organizacionais, mediante o alinhamento da missão e dos objetivos organizacionais. Tendo isso em vista, o estudo proposto tem como objetivo diagnosticar as estratégias adotadas pelas empresas enquanto conduta de diferenciação no mercado. Nessa direção, contemplaram-se os setores supermercadista, indústria de bebidas, bancário e telecomunicações, os quais atuam na cidade de Parnaíba-PI. Optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas aos gestores de seis empresas do referido município. Os resultados destacam como diferencial competitivo a prioridade em ações de atendimento ao cliente e manutenção do planejamento estratégico com foco nas tendências das demandas do mercado local.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1511910.34117/bjdv6n8-342Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58910-58927Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58910-58927Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58910-589272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15119/12470Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Antônio Carlos Tavares doSantos, Camila Sousa dosSouza, Emanuelle Torres deSilva, José Isaac Almeida daOliveira, Simone PinhoAmaral, Aluydio BessaSousa, Jalva Lilia Rabelo de2021-02-18T19:52:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15119Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:57.139763Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI |
title |
Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI |
spellingShingle |
Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI Nascimento, Antônio Carlos Tavares do Estratégia Planejamento Diferencial competitivo. Nascimento, Antônio Carlos Tavares do Estratégia Planejamento Diferencial competitivo. |
title_short |
Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI |
title_full |
Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI |
title_fullStr |
Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI |
title_full_unstemmed |
Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI |
title_sort |
Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI |
author |
Nascimento, Antônio Carlos Tavares do |
author_facet |
Nascimento, Antônio Carlos Tavares do Nascimento, Antônio Carlos Tavares do Santos, Camila Sousa dos Souza, Emanuelle Torres de Silva, José Isaac Almeida da Oliveira, Simone Pinho Amaral, Aluydio Bessa Sousa, Jalva Lilia Rabelo de Santos, Camila Sousa dos Souza, Emanuelle Torres de Silva, José Isaac Almeida da Oliveira, Simone Pinho Amaral, Aluydio Bessa Sousa, Jalva Lilia Rabelo de |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Camila Sousa dos Souza, Emanuelle Torres de Silva, José Isaac Almeida da Oliveira, Simone Pinho Amaral, Aluydio Bessa Sousa, Jalva Lilia Rabelo de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Antônio Carlos Tavares do Santos, Camila Sousa dos Souza, Emanuelle Torres de Silva, José Isaac Almeida da Oliveira, Simone Pinho Amaral, Aluydio Bessa Sousa, Jalva Lilia Rabelo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Planejamento Diferencial competitivo. |
topic |
Estratégia Planejamento Diferencial competitivo. |
description |
As condutas estratégicas podem constituir fatores determinantes na definição de políticas organizacionais, mediante o alinhamento da missão e dos objetivos organizacionais. Tendo isso em vista, o estudo proposto tem como objetivo diagnosticar as estratégias adotadas pelas empresas enquanto conduta de diferenciação no mercado. Nessa direção, contemplaram-se os setores supermercadista, indústria de bebidas, bancário e telecomunicações, os quais atuam na cidade de Parnaíba-PI. Optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas aos gestores de seis empresas do referido município. Os resultados destacam como diferencial competitivo a prioridade em ações de atendimento ao cliente e manutenção do planejamento estratégico com foco nas tendências das demandas do mercado local. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15119 10.34117/bjdv6n8-342 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15119 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15119/12470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58910-58927 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58910-58927 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58910-58927 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183783492747264 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-342 |