Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Antônio Carlos Tavares do
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Camila Sousa dos, Souza, Emanuelle Torres de, Silva, José Isaac Almeida da, Oliveira, Simone Pinho, Amaral, Aluydio Bessa, Sousa, Jalva Lilia Rabelo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n8-342
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15119
Resumo: As condutas estratégicas podem constituir fatores determinantes na definição de políticas organizacionais, mediante o alinhamento da missão e dos objetivos organizacionais. Tendo isso em vista, o estudo proposto tem como objetivo diagnosticar as estratégias adotadas pelas empresas enquanto conduta de diferenciação no mercado. Nessa direção, contemplaram-se os setores supermercadista, indústria de bebidas, bancário e telecomunicações, os quais atuam na cidade de Parnaíba-PI. Optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas aos gestores de seis empresas do referido município. Os resultados destacam como diferencial competitivo a prioridade em ações de atendimento ao cliente e manutenção do planejamento estratégico com foco nas tendências das demandas do mercado local.
id VERACRUZ-0_ebd631a79b6f946611b75f98f8b9f6f9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15119
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PIEstratégiaPlanejamentoDiferencial competitivo.As condutas estratégicas podem constituir fatores determinantes na definição de políticas organizacionais, mediante o alinhamento da missão e dos objetivos organizacionais. Tendo isso em vista, o estudo proposto tem como objetivo diagnosticar as estratégias adotadas pelas empresas enquanto conduta de diferenciação no mercado. Nessa direção, contemplaram-se os setores supermercadista, indústria de bebidas, bancário e telecomunicações, os quais atuam na cidade de Parnaíba-PI. Optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas aos gestores de seis empresas do referido município. Os resultados destacam como diferencial competitivo a prioridade em ações de atendimento ao cliente e manutenção do planejamento estratégico com foco nas tendências das demandas do mercado local.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1511910.34117/bjdv6n8-342Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58910-58927Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58910-58927Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58910-589272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15119/12470Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Antônio Carlos Tavares doSantos, Camila Sousa dosSouza, Emanuelle Torres deSilva, José Isaac Almeida daOliveira, Simone PinhoAmaral, Aluydio BessaSousa, Jalva Lilia Rabelo de2021-02-18T19:52:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15119Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:57.139763Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI
title Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI
spellingShingle Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI
Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI
Nascimento, Antônio Carlos Tavares do
Estratégia
Planejamento
Diferencial competitivo.
Nascimento, Antônio Carlos Tavares do
Estratégia
Planejamento
Diferencial competitivo.
title_short Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI
title_full Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI
title_fullStr Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI
Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI
title_full_unstemmed Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI
Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI
title_sort Estratégias adotadas pelas organizações: um estudo multicaso de empresas em Parnaíba-PI / Strategies adopted by organizations: a multi-case study of companies in Parnaíba-PI
author Nascimento, Antônio Carlos Tavares do
author_facet Nascimento, Antônio Carlos Tavares do
Nascimento, Antônio Carlos Tavares do
Santos, Camila Sousa dos
Souza, Emanuelle Torres de
Silva, José Isaac Almeida da
Oliveira, Simone Pinho
Amaral, Aluydio Bessa
Sousa, Jalva Lilia Rabelo de
Santos, Camila Sousa dos
Souza, Emanuelle Torres de
Silva, José Isaac Almeida da
Oliveira, Simone Pinho
Amaral, Aluydio Bessa
Sousa, Jalva Lilia Rabelo de
author_role author
author2 Santos, Camila Sousa dos
Souza, Emanuelle Torres de
Silva, José Isaac Almeida da
Oliveira, Simone Pinho
Amaral, Aluydio Bessa
Sousa, Jalva Lilia Rabelo de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Antônio Carlos Tavares do
Santos, Camila Sousa dos
Souza, Emanuelle Torres de
Silva, José Isaac Almeida da
Oliveira, Simone Pinho
Amaral, Aluydio Bessa
Sousa, Jalva Lilia Rabelo de
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Planejamento
Diferencial competitivo.
topic Estratégia
Planejamento
Diferencial competitivo.
description As condutas estratégicas podem constituir fatores determinantes na definição de políticas organizacionais, mediante o alinhamento da missão e dos objetivos organizacionais. Tendo isso em vista, o estudo proposto tem como objetivo diagnosticar as estratégias adotadas pelas empresas enquanto conduta de diferenciação no mercado. Nessa direção, contemplaram-se os setores supermercadista, indústria de bebidas, bancário e telecomunicações, os quais atuam na cidade de Parnaíba-PI. Optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas aos gestores de seis empresas do referido município. Os resultados destacam como diferencial competitivo a prioridade em ações de atendimento ao cliente e manutenção do planejamento estratégico com foco nas tendências das demandas do mercado local.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15119
10.34117/bjdv6n8-342
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15119
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15119/12470
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58910-58927
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58910-58927
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58910-58927
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183783492747264
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n8-342