A taxonomia de Bloom aplicada ao ensino do direito: uma proposta de docência fundada na perseguição dos diversos objetivos instrucionais do processo cognitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flor, José Rogério Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14757
Resumo: A aprendizagem na dimensão cognitiva envolve processos mentais de diferentes níveis, desde os mais simples aos mais complexos. O domínio de técnicas pedagógicas específicas racionaliza o ensino e facilita o alcance de todos esses níveis instrucionais. A Taxonomia de Bloom abrange essas técnicas, pois seu cerne é a classificação dos objetivos educacionais em patamares hierarquizados, de acordo com a complexidade dos processos psicológicos esperados do aluno, e a indicação dos caminhos para atingir cada um deles. No ensino jurídico, é imperiosa a perseguição sistemática dos objetivos cognitivos superiores, pois o Direito, por sua natureza, exige intrincadas abstrações dos seus operadores. Este artigo tem como objetivo apresentar a Taxonomia de Bloom, tradicional e revisada, na perspectiva dos processos cognitivos, como uma valiosa ferramenta de planejamento de ensino e aprendizagem, e demonstrar sua utilidade (benefícios) e aplicabilidade ao Ensino do Direito.
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A Taxonomia de Bloom abrange essas técnicas, pois seu cerne é a classificação dos objetivos educacionais em patamares hierarquizados, de acordo com a complexidade dos processos psicológicos esperados do aluno, e a indicação dos caminhos para atingir cada um deles. No ensino jurídico, é imperiosa a perseguição sistemática dos objetivos cognitivos superiores, pois o Direito, por sua natureza, exige intrincadas abstrações dos seus operadores. Este artigo tem como objetivo apresentar a Taxonomia de Bloom, tradicional e revisada, na perspectiva dos processos cognitivos, como uma valiosa ferramenta de planejamento de ensino e aprendizagem, e demonstrar sua utilidade (benefícios) e aplicabilidade ao Ensino do Direito.Submitted by Igor Pereira (igor.spereira@uniceub.br) on 2021-01-19T12:33:09Z No. of bitstreams: 1 José Flor - 21605254.pdf: 1386321 bytes, checksum: 76c2851cec3bccf73f9a30e4e2aaa0ac (MD5)Approved for entry into archive by Sonale Oliveira (sonale.oliveira@uniceub.br) on 2021-03-03T17:36:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 José Flor - 21605254.pdf: 1386321 bytes, checksum: 76c2851cec3bccf73f9a30e4e2aaa0ac (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-03T17:36:57Z (GMT). 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