DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS INSTRUCIONAIS DE APRENDIZAGEM - UMA PROPOSTA SOB O OLHAR DAS COMPETÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcelo Almeida de Camargo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Gabriele Bonotto, Felicetti, Vera Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5302
Resumo: O presente artigo trata do ensino por competências e apresenta uma proposta de definição dos objetivos instrucionais relativos a essa prática em um polo de educação numa Universidade Corporativa (UC) de empresa pública federal. Realizou-se pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando-se como referência teórica a Taxonomia de Bloom revisada e os conceitos de competências, habilidades e atitudes, de forma articulada. Apresenta uma proposta metodológica para o desenvolvimento dos discentes baseada nas etapas taxonômicas: lembrar, entender, aplicar, analisar, sintetizar e criar e no uso de situações-problema. O trabalho revela que essa é uma construção desafiadora e que surge como ponto de partida para um novo olhar sobre a prática docente, aplicável a quaisquer esferas educacionais da educação superior.
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