A seguridade social e a Desvinculação das Receitas da União (DRU)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Matheus Campos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11770
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo demonstrar que o modelo de Seguridade Social instituído pela Constituição Federal de 1988 prioriza a proteção aos riscos sociais, principalmente, quando elenca um rol de contribuições sociais passíveis de serem instituídas como fonte de recursos, estas elencadas no art. 195, da CF, com o propósito de diversificar as fontes de custeio para a manutenção da saúde, da assistência social e da previdência social, concretizando assim, a denominada Ordem Social. Em razão do grau de recursos oriundos da arrecadação dessas contribuições, a União, por meio dos Poderes Legislativo e Executivo, criou o instrumento denominado Desvinculação das Receitas da União, que tem como premissa desvincular um percentual das receitas do orçamento da seguridade social, sendo que, utilizando o argumento que a própria Constituição Federal engessa o orçamento fiscal, não possibilitando ao governo federal fazer escolhas que porventura entender que fossem as melhores para o Estado. Em virtude dessa reiterada prática, verifica-se que o destino de tais recursos, é o pagamento de juros e encargos da Dívida Pública Federal e, conjuntamente, com a Reforma tributária pretendida e a PEC do Teto dos Gatos Públicos, o Estado vai de encontro ao modelo concebido pela Assembleia Constituinte, descaracterizando dessa maneira, a proteção social e aumentando o risco aos direitos fundamentais de segunda geração.
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Em razão do grau de recursos oriundos da arrecadação dessas contribuições, a União, por meio dos Poderes Legislativo e Executivo, criou o instrumento denominado Desvinculação das Receitas da União, que tem como premissa desvincular um percentual das receitas do orçamento da seguridade social, sendo que, utilizando o argumento que a própria Constituição Federal engessa o orçamento fiscal, não possibilitando ao governo federal fazer escolhas que porventura entender que fossem as melhores para o Estado. Em virtude dessa reiterada prática, verifica-se que o destino de tais recursos, é o pagamento de juros e encargos da Dívida Pública Federal e, conjuntamente, com a Reforma tributária pretendida e a PEC do Teto dos Gatos Públicos, o Estado vai de encontro ao modelo concebido pela Assembleia Constituinte, descaracterizando dessa maneira, a proteção social e aumentando o risco aos direitos fundamentais de segunda geração.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-04-11T18:35:10Z No. of bitstreams: 1 21307500.pdf: 1335482 bytes, checksum: a782befb50dded69bd7bbed48c432420 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-12T18:36:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21307500.pdf: 1335482 bytes, checksum: a782befb50dded69bd7bbed48c432420 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-12T18:36:36Z (GMT). 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