Nível de conhecimento dos profissionais de educação física á respeito da Diabetes e Hipertensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Gabriela Lopes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7519
Resumo: Introdução: Com o passar dos anos, a evolução da Ciência e das pesquisas, foi mostrado a importância do exercício físico para a prevenção e controle de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertenção. E cada vez mais a população está se conscientizando dessa importância e estão recorrendo as atividades físicas. Com isso é de extrema importância que os profissionais de educação física se qualifiquem cada vez mais a respeito, para que possam explorar esses grandes benefícios e que estejam capacitados para atenderem essa clientela que cresce a cada dia. Objetivo: Investigar o nível de conhecimento dos Professores de Educação Física a respeito da diabetes e Hipertenção. Material e Métodos: Foi feita uma pesquisa com 50 professores que atuam na Educação Física, com idade entre 25 e 45 anos. Foi aplicado um questionário, contendo onze questões, onde nove são de caráter fechado e duas abertas. Resultados: 89% dos professores pesquisados responderam corretamente á respeito da definição de diabetes e 96% corretamente sobre o conceito de hipertensão arterial. 100% dos entrevistados apontaram que indivíduos portadores de diabetes e/ou hipertensão podem praticar exercícios físicos regularmente. Considerações Finais: O estudo mostra que ainda se tem muito a conquistar á respeito do conhecimento dos Profissionais de Educação física na aplicação pratica dos exercícios físicos como método de tratamento e prevenção da diabetes e hipertensão arterial. Onde maior parte dos pesquisados apontaram a necessidade de uma formação continuada, maior interesse pessoal e insegurança como fatores de dificuldade para o trabalho com indivíduos portadores dessas patologias.
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Foi aplicado um questionário, contendo onze questões, onde nove são de caráter fechado e duas abertas. Resultados: 89% dos professores pesquisados responderam corretamente á respeito da definição de diabetes e 96% corretamente sobre o conceito de hipertensão arterial. 100% dos entrevistados apontaram que indivíduos portadores de diabetes e/ou hipertensão podem praticar exercícios físicos regularmente. Considerações Finais: O estudo mostra que ainda se tem muito a conquistar á respeito do conhecimento dos Profissionais de Educação física na aplicação pratica dos exercícios físicos como método de tratamento e prevenção da diabetes e hipertensão arterial. 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