A importância da afetividade na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Thaís Lacerda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16590
Resumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9.394/1996, estabelece que a finalidade da educação básica é o pleno desenvolvimento do educando, o que engloba aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais. Assim, o professor deve enxergar a criança como um ser completo, e considerar que os sentimentos e emoções fazem parte do contexto educativo. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo principal compreender o conceito de afetividade segundo a Teoria Histórico-Cultural, e suas implicações em relação aos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Para isso, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica narrativa. Como conclusão destaca-se que a afetividade na Teoria Histórico-Cultural é vista como uma dimensão essencial da vida humana, e não se trata apenas de uma reação automática a estímulos, mas é mediada culturalmente. Seu papel é essencial para a aprendizagem da criança, pois motiva a construção de significados, atua na regulação emocional e nas interações sociais, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança.
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Como conclusão destaca-se que a afetividade na Teoria Histórico-Cultural é vista como uma dimensão essencial da vida humana, e não se trata apenas de uma reação automática a estímulos, mas é mediada culturalmente. Seu papel é essencial para a aprendizagem da criança, pois motiva a construção de significados, atua na regulação emocional e nas interações sociais, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança.Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-07-27T17:27:02Z No. of bitstreams: 1 71950017.pdf: 201553 bytes, checksum: 5cee114a326a86bb2dd317ccbe85b45c (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-07-27T17:51:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 71950017.pdf: 201553 bytes, checksum: 5cee114a326a86bb2dd317ccbe85b45c (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-27T17:51:10Z (GMT). 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