Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Claudia Karine Meinke de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45153
Resumo: O presente trabalho aborda a afetividade no processo de ensino aprendizagem, revelando como uma educação afetiva poderá favorecer a formação integral dos alunos, os vínculos interpessoais colaboram para o processo de aprendizagem. Compreende-se que o vínculo entre professor e aluno quando contribui para uma aprendizagem significativa e duradoura, quando estabelecido corretamente. Através da pesquisa bibliográfica que discorre sobre a importância da afetividade baseada na relação professor e aluno, evidencia-se o viés psicanalítico nesta relação trazendo conceitos fundamentais sob a luz da psicanálise e sobre o conceito de transferência de conhecimento. A abordagem também incide sobre as perspectivas de base teórica da Psicanálise voltada para o fenômeno educativo, e como se refletem na função docente e no vínculo com o educando no contexto escolar. Esse trabalho também inclui as perspectivas teóricas acerca da afetividade no processo de ensino aprendizagem as quais trazem conceitos e contribuições importantes como Henri Wallon, e outros teóricos que contribuíram para o tema em questão e criaram inspirações tornando a temática em questão relevante no cenário escolar.
id Krot_e11ad12293ada5d01570383f998616a7
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45153
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagemAfetividadeEnsino-aprendizagemVínculoProfessorAlunoO presente trabalho aborda a afetividade no processo de ensino aprendizagem, revelando como uma educação afetiva poderá favorecer a formação integral dos alunos, os vínculos interpessoais colaboram para o processo de aprendizagem. Compreende-se que o vínculo entre professor e aluno quando contribui para uma aprendizagem significativa e duradoura, quando estabelecido corretamente. Através da pesquisa bibliográfica que discorre sobre a importância da afetividade baseada na relação professor e aluno, evidencia-se o viés psicanalítico nesta relação trazendo conceitos fundamentais sob a luz da psicanálise e sobre o conceito de transferência de conhecimento. A abordagem também incide sobre as perspectivas de base teórica da Psicanálise voltada para o fenômeno educativo, e como se refletem na função docente e no vínculo com o educando no contexto escolar. Esse trabalho também inclui as perspectivas teóricas acerca da afetividade no processo de ensino aprendizagem as quais trazem conceitos e contribuições importantes como Henri Wallon, e outros teóricos que contribuíram para o tema em questão e criaram inspirações tornando a temática em questão relevante no cenário escolar.2022-08-01T19:44:21Z2022-08-01T19:44:21Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45153OLIVEIRA, Claudia Karine Meinke deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-02T18:22:54Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45153Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-02T18:22:54falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-02T18:22:54Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagem
title Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagem
spellingShingle Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagem
OLIVEIRA, Claudia Karine Meinke de
Afetividade
Ensino-aprendizagem
Vínculo
Professor
Aluno
title_short Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagem
title_full Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagem
title_fullStr Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagem
title_full_unstemmed Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagem
title_sort Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagem
author OLIVEIRA, Claudia Karine Meinke de
author_facet OLIVEIRA, Claudia Karine Meinke de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Claudia Karine Meinke de
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Ensino-aprendizagem
Vínculo
Professor
Aluno
topic Afetividade
Ensino-aprendizagem
Vínculo
Professor
Aluno
description O presente trabalho aborda a afetividade no processo de ensino aprendizagem, revelando como uma educação afetiva poderá favorecer a formação integral dos alunos, os vínculos interpessoais colaboram para o processo de aprendizagem. Compreende-se que o vínculo entre professor e aluno quando contribui para uma aprendizagem significativa e duradoura, quando estabelecido corretamente. Através da pesquisa bibliográfica que discorre sobre a importância da afetividade baseada na relação professor e aluno, evidencia-se o viés psicanalítico nesta relação trazendo conceitos fundamentais sob a luz da psicanálise e sobre o conceito de transferência de conhecimento. A abordagem também incide sobre as perspectivas de base teórica da Psicanálise voltada para o fenômeno educativo, e como se refletem na função docente e no vínculo com o educando no contexto escolar. Esse trabalho também inclui as perspectivas teóricas acerca da afetividade no processo de ensino aprendizagem as quais trazem conceitos e contribuições importantes como Henri Wallon, e outros teóricos que contribuíram para o tema em questão e criaram inspirações tornando a temática em questão relevante no cenário escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-08-01T19:44:21Z
2022-08-01T19:44:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45153
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673004588138496