Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45153 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a afetividade no processo de ensino aprendizagem, revelando como uma educação afetiva poderá favorecer a formação integral dos alunos, os vínculos interpessoais colaboram para o processo de aprendizagem. Compreende-se que o vínculo entre professor e aluno quando contribui para uma aprendizagem significativa e duradoura, quando estabelecido corretamente. Através da pesquisa bibliográfica que discorre sobre a importância da afetividade baseada na relação professor e aluno, evidencia-se o viés psicanalítico nesta relação trazendo conceitos fundamentais sob a luz da psicanálise e sobre o conceito de transferência de conhecimento. A abordagem também incide sobre as perspectivas de base teórica da Psicanálise voltada para o fenômeno educativo, e como se refletem na função docente e no vínculo com o educando no contexto escolar. Esse trabalho também inclui as perspectivas teóricas acerca da afetividade no processo de ensino aprendizagem as quais trazem conceitos e contribuições importantes como Henri Wallon, e outros teóricos que contribuíram para o tema em questão e criaram inspirações tornando a temática em questão relevante no cenário escolar. |
id |
Krot_e11ad12293ada5d01570383f998616a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45153 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagemAfetividadeEnsino-aprendizagemVínculoProfessorAlunoO presente trabalho aborda a afetividade no processo de ensino aprendizagem, revelando como uma educação afetiva poderá favorecer a formação integral dos alunos, os vínculos interpessoais colaboram para o processo de aprendizagem. Compreende-se que o vínculo entre professor e aluno quando contribui para uma aprendizagem significativa e duradoura, quando estabelecido corretamente. Através da pesquisa bibliográfica que discorre sobre a importância da afetividade baseada na relação professor e aluno, evidencia-se o viés psicanalítico nesta relação trazendo conceitos fundamentais sob a luz da psicanálise e sobre o conceito de transferência de conhecimento. A abordagem também incide sobre as perspectivas de base teórica da Psicanálise voltada para o fenômeno educativo, e como se refletem na função docente e no vínculo com o educando no contexto escolar. Esse trabalho também inclui as perspectivas teóricas acerca da afetividade no processo de ensino aprendizagem as quais trazem conceitos e contribuições importantes como Henri Wallon, e outros teóricos que contribuíram para o tema em questão e criaram inspirações tornando a temática em questão relevante no cenário escolar.2022-08-01T19:44:21Z2022-08-01T19:44:21Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45153OLIVEIRA, Claudia Karine Meinke deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-02T18:22:54Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45153Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-02T18:22:54falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-02T18:22:54Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagem |
title |
Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagem |
spellingShingle |
Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagem OLIVEIRA, Claudia Karine Meinke de Afetividade Ensino-aprendizagem Vínculo Professor Aluno |
title_short |
Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagem |
title_full |
Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagem |
title_fullStr |
Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagem |
title_sort |
Afetividade e sua importância no processo ensino aprendizagem |
author |
OLIVEIRA, Claudia Karine Meinke de |
author_facet |
OLIVEIRA, Claudia Karine Meinke de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Claudia Karine Meinke de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade Ensino-aprendizagem Vínculo Professor Aluno |
topic |
Afetividade Ensino-aprendizagem Vínculo Professor Aluno |
description |
O presente trabalho aborda a afetividade no processo de ensino aprendizagem, revelando como uma educação afetiva poderá favorecer a formação integral dos alunos, os vínculos interpessoais colaboram para o processo de aprendizagem. Compreende-se que o vínculo entre professor e aluno quando contribui para uma aprendizagem significativa e duradoura, quando estabelecido corretamente. Através da pesquisa bibliográfica que discorre sobre a importância da afetividade baseada na relação professor e aluno, evidencia-se o viés psicanalítico nesta relação trazendo conceitos fundamentais sob a luz da psicanálise e sobre o conceito de transferência de conhecimento. A abordagem também incide sobre as perspectivas de base teórica da Psicanálise voltada para o fenômeno educativo, e como se refletem na função docente e no vínculo com o educando no contexto escolar. Esse trabalho também inclui as perspectivas teóricas acerca da afetividade no processo de ensino aprendizagem as quais trazem conceitos e contribuições importantes como Henri Wallon, e outros teóricos que contribuíram para o tema em questão e criaram inspirações tornando a temática em questão relevante no cenário escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-08-01T19:44:21Z 2022-08-01T19:44:21Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45153 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803673004588138496 |