Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9843 |
Resumo: | O presente trabalho visa analisar os fatores que interferem nas escolhas que as pessoas fazem de modos de transporte ou caminhos a pé, tendo em conta quatro grupos de variáveis: geométricos, sintáticos, uso do solo e acessibilidade de transportes. Para isso, foi formulado um modelo de escolha discreta em duas partes: escolha do modo e escolha de caminhos (a pé). Os resultados mostraram que fatores como segurança, conforto e forma urbana contribuem significativamente para a escolha dos caminhos. Para a escolha do modo, a maioria dos fatores determinantes foram: tempo e períodos do dia, sendo que ambos são exemplos de fatores que não são controláveis; e elementos econômicos e o tempo de deslocamento. Para a escolha da bicicleta, os principais fatores foram a presença de ciclovias e bicicletários. Foi possível concluir que o carro é o modo de transporte com maior preferência natural, seguida de caminhada e finalmente bicicleta. |
id |
CEUB_6a3befced789eec4057c8c4fad6ddd73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/9843 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Barros, Ana Paula Borba GonçalvesGarrido Martínez, Luis MiguelViegas, José Manuel2016-12-09T18:46:02Z2016-12-09T18:46:02Z2015-11-132015-11-13BARROS, Ana Paula Borba Gonçalves; MARTÍNEZ, Luis Miguel; Viegas, José Manuel. Uma nova abordagem para entender a escola modal e de rotas dos pedestres em Portugal. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM TRANSPORTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 29., 2015, Ouro Preto. Anais... Rio de Janeiro: ANPET, 2015. p. 1971-1982.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9843O presente trabalho visa analisar os fatores que interferem nas escolhas que as pessoas fazem de modos de transporte ou caminhos a pé, tendo em conta quatro grupos de variáveis: geométricos, sintáticos, uso do solo e acessibilidade de transportes. Para isso, foi formulado um modelo de escolha discreta em duas partes: escolha do modo e escolha de caminhos (a pé). Os resultados mostraram que fatores como segurança, conforto e forma urbana contribuem significativamente para a escolha dos caminhos. Para a escolha do modo, a maioria dos fatores determinantes foram: tempo e períodos do dia, sendo que ambos são exemplos de fatores que não são controláveis; e elementos econômicos e o tempo de deslocamento. Para a escolha da bicicleta, os principais fatores foram a presença de ciclovias e bicicletários. Foi possível concluir que o carro é o modo de transporte com maior preferência natural, seguida de caminhada e finalmente bicicleta.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-08-03T11:40:56Z No. of bitstreams: 1 Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal.pdf: 406567 bytes, checksum: f7bfdeef5781f3418d53cae975747573 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-09T18:46:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal.pdf: 406567 bytes, checksum: f7bfdeef5781f3418d53cae975747573 (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-09T18:46:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal.pdf: 406567 bytes, checksum: f7bfdeef5781f3418d53cae975747573 (MD5) Previous issue date: 2015-11-13Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALUma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal.pdfUma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal.pdfapplication/pdf406567https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9843/1/Uma%20nova%20abordagem%20para%20entender%20a%20escolha%20modal%20e%20de%20rotas%20dos%20pedestres%20em%20Portugal.pdff7bfdeef5781f3418d53cae975747573MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9843/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTUma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal.pdf.txtUma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal.pdf.txtExtracted texttext/plain37225https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9843/3/Uma%20nova%20abordagem%20para%20entender%20a%20escolha%20modal%20e%20de%20rotas%20dos%20pedestres%20em%20Portugal.pdf.txtff6178c4115ef68ec143993fb9c682bfMD53235/98432019-01-18 16:57:13.953oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-01-18T16:57:13Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal |
title |
Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal |
spellingShingle |
Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal Barros, Ana Paula Borba Gonçalves |
title_short |
Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal |
title_full |
Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal |
title_fullStr |
Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal |
title_full_unstemmed |
Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal |
title_sort |
Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal |
author |
Barros, Ana Paula Borba Gonçalves |
author_facet |
Barros, Ana Paula Borba Gonçalves Garrido Martínez, Luis Miguel Viegas, José Manuel |
author_role |
author |
author2 |
Garrido Martínez, Luis Miguel Viegas, José Manuel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Ana Paula Borba Gonçalves Garrido Martínez, Luis Miguel Viegas, José Manuel |
description |
O presente trabalho visa analisar os fatores que interferem nas escolhas que as pessoas fazem de modos de transporte ou caminhos a pé, tendo em conta quatro grupos de variáveis: geométricos, sintáticos, uso do solo e acessibilidade de transportes. Para isso, foi formulado um modelo de escolha discreta em duas partes: escolha do modo e escolha de caminhos (a pé). Os resultados mostraram que fatores como segurança, conforto e forma urbana contribuem significativamente para a escolha dos caminhos. Para a escolha do modo, a maioria dos fatores determinantes foram: tempo e períodos do dia, sendo que ambos são exemplos de fatores que não são controláveis; e elementos econômicos e o tempo de deslocamento. Para a escolha da bicicleta, os principais fatores foram a presença de ciclovias e bicicletários. Foi possível concluir que o carro é o modo de transporte com maior preferência natural, seguida de caminhada e finalmente bicicleta. |
publishDate |
2015 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2015-11-13 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-12-09T18:46:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-12-09T18:46:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARROS, Ana Paula Borba Gonçalves; MARTÍNEZ, Luis Miguel; Viegas, José Manuel. Uma nova abordagem para entender a escola modal e de rotas dos pedestres em Portugal. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM TRANSPORTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 29., 2015, Ouro Preto. Anais... Rio de Janeiro: ANPET, 2015. p. 1971-1982. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9843 |
identifier_str_mv |
BARROS, Ana Paula Borba Gonçalves; MARTÍNEZ, Luis Miguel; Viegas, José Manuel. Uma nova abordagem para entender a escola modal e de rotas dos pedestres em Portugal. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM TRANSPORTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 29., 2015, Ouro Preto. Anais... Rio de Janeiro: ANPET, 2015. p. 1971-1982. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9843/1/Uma%20nova%20abordagem%20para%20entender%20a%20escolha%20modal%20e%20de%20rotas%20dos%20pedestres%20em%20Portugal.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9843/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9843/3/Uma%20nova%20abordagem%20para%20entender%20a%20escolha%20modal%20e%20de%20rotas%20dos%20pedestres%20em%20Portugal.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f7bfdeef5781f3418d53cae975747573 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 ff6178c4115ef68ec143993fb9c682bf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903889419337728 |