Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Ana Paula Borba Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Garrido Martínez, Luis Miguel, Viegas, José Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9843
Resumo: O presente trabalho visa analisar os fatores que interferem nas escolhas que as pessoas fazem de modos de transporte ou caminhos a pé, tendo em conta quatro grupos de variáveis: geométricos, sintáticos, uso do solo e acessibilidade de transportes. Para isso, foi formulado um modelo de escolha discreta em duas partes: escolha do modo e escolha de caminhos (a pé). Os resultados mostraram que fatores como segurança, conforto e forma urbana contribuem significativamente para a escolha dos caminhos. Para a escolha do modo, a maioria dos fatores determinantes foram: tempo e períodos do dia, sendo que ambos são exemplos de fatores que não são controláveis; e elementos econômicos e o tempo de deslocamento. Para a escolha da bicicleta, os principais fatores foram a presença de ciclovias e bicicletários. Foi possível concluir que o carro é o modo de transporte com maior preferência natural, seguida de caminhada e finalmente bicicleta.
id CEUB_6a3befced789eec4057c8c4fad6ddd73
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/9843
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Barros, Ana Paula Borba GonçalvesGarrido Martínez, Luis MiguelViegas, José Manuel2016-12-09T18:46:02Z2016-12-09T18:46:02Z2015-11-132015-11-13BARROS, Ana Paula Borba Gonçalves; MARTÍNEZ, Luis Miguel; Viegas, José Manuel. Uma nova abordagem para entender a escola modal e de rotas dos pedestres em Portugal. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM TRANSPORTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 29., 2015, Ouro Preto. Anais... Rio de Janeiro: ANPET, 2015. p. 1971-1982.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9843O presente trabalho visa analisar os fatores que interferem nas escolhas que as pessoas fazem de modos de transporte ou caminhos a pé, tendo em conta quatro grupos de variáveis: geométricos, sintáticos, uso do solo e acessibilidade de transportes. Para isso, foi formulado um modelo de escolha discreta em duas partes: escolha do modo e escolha de caminhos (a pé). Os resultados mostraram que fatores como segurança, conforto e forma urbana contribuem significativamente para a escolha dos caminhos. Para a escolha do modo, a maioria dos fatores determinantes foram: tempo e períodos do dia, sendo que ambos são exemplos de fatores que não são controláveis; e elementos econômicos e o tempo de deslocamento. Para a escolha da bicicleta, os principais fatores foram a presença de ciclovias e bicicletários. Foi possível concluir que o carro é o modo de transporte com maior preferência natural, seguida de caminhada e finalmente bicicleta.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-08-03T11:40:56Z No. of bitstreams: 1 Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal.pdf: 406567 bytes, checksum: f7bfdeef5781f3418d53cae975747573 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-09T18:46:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal.pdf: 406567 bytes, checksum: f7bfdeef5781f3418d53cae975747573 (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-09T18:46:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal.pdf: 406567 bytes, checksum: f7bfdeef5781f3418d53cae975747573 (MD5) Previous issue date: 2015-11-13Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALUma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal.pdfUma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal.pdfapplication/pdf406567https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9843/1/Uma%20nova%20abordagem%20para%20entender%20a%20escolha%20modal%20e%20de%20rotas%20dos%20pedestres%20em%20Portugal.pdff7bfdeef5781f3418d53cae975747573MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9843/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTUma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal.pdf.txtUma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal.pdf.txtExtracted texttext/plain37225https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9843/3/Uma%20nova%20abordagem%20para%20entender%20a%20escolha%20modal%20e%20de%20rotas%20dos%20pedestres%20em%20Portugal.pdf.txtff6178c4115ef68ec143993fb9c682bfMD53235/98432019-01-18 16:57:13.953oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-01-18T16:57:13Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal
title Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal
spellingShingle Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal
Barros, Ana Paula Borba Gonçalves
title_short Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal
title_full Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal
title_fullStr Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal
title_full_unstemmed Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal
title_sort Uma nova abordagem para entender a escolha modal e de rotas dos pedestres em Portugal
author Barros, Ana Paula Borba Gonçalves
author_facet Barros, Ana Paula Borba Gonçalves
Garrido Martínez, Luis Miguel
Viegas, José Manuel
author_role author
author2 Garrido Martínez, Luis Miguel
Viegas, José Manuel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Ana Paula Borba Gonçalves
Garrido Martínez, Luis Miguel
Viegas, José Manuel
description O presente trabalho visa analisar os fatores que interferem nas escolhas que as pessoas fazem de modos de transporte ou caminhos a pé, tendo em conta quatro grupos de variáveis: geométricos, sintáticos, uso do solo e acessibilidade de transportes. Para isso, foi formulado um modelo de escolha discreta em duas partes: escolha do modo e escolha de caminhos (a pé). Os resultados mostraram que fatores como segurança, conforto e forma urbana contribuem significativamente para a escolha dos caminhos. Para a escolha do modo, a maioria dos fatores determinantes foram: tempo e períodos do dia, sendo que ambos são exemplos de fatores que não são controláveis; e elementos econômicos e o tempo de deslocamento. Para a escolha da bicicleta, os principais fatores foram a presença de ciclovias e bicicletários. Foi possível concluir que o carro é o modo de transporte com maior preferência natural, seguida de caminhada e finalmente bicicleta.
publishDate 2015
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2015-11-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-09T18:46:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-09T18:46:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARROS, Ana Paula Borba Gonçalves; MARTÍNEZ, Luis Miguel; Viegas, José Manuel. Uma nova abordagem para entender a escola modal e de rotas dos pedestres em Portugal. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM TRANSPORTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 29., 2015, Ouro Preto. Anais... Rio de Janeiro: ANPET, 2015. p. 1971-1982.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9843
identifier_str_mv BARROS, Ana Paula Borba Gonçalves; MARTÍNEZ, Luis Miguel; Viegas, José Manuel. Uma nova abordagem para entender a escola modal e de rotas dos pedestres em Portugal. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM TRANSPORTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 29., 2015, Ouro Preto. Anais... Rio de Janeiro: ANPET, 2015. p. 1971-1982.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9843/1/Uma%20nova%20abordagem%20para%20entender%20a%20escolha%20modal%20e%20de%20rotas%20dos%20pedestres%20em%20Portugal.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9843/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9843/3/Uma%20nova%20abordagem%20para%20entender%20a%20escolha%20modal%20e%20de%20rotas%20dos%20pedestres%20em%20Portugal.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f7bfdeef5781f3418d53cae975747573
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
ff6178c4115ef68ec143993fb9c682bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903889419337728