Gestão e organização do trabalho escolar: projeto político-pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriana Souza
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Cruz, Ana Cledna de Sousa, Vale, Ana Lourdes Soares do, Santana, Angela Maria da Silva Franca
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/6680
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC tem como objetivo refletir sobre a importância do Projeto Político-Pedagógico e o processo de gerenciamento desse instrumento em escolas de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental da Rede Pública do Distrito Federal. Para tanto, foi necessário pesquisar conceitos, importância, princípios norteadores para sua construção; conhecer o que pensam os segmentos da comunidade escolar acerca desse instrumento de gestão e descobrir como tem ocorrido os processos de elaboração, execução, acompanhamento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico nas escolas pesquisadas. Para atingir estes objetivos na linha da pesquisa qualitativa, foram percorridos dois caminhos: a) o da pesquisa teórica, para aprofundamento do assunto, em interlocução com diversos autores, como: Veiga (2001), Ferreira (2000), Libânio et al. (2003), Saviani (1983, 1984 e 1991), Sousa & Correa (2002), Vasconcelos (1995) e outros; b) o da pesquisa empírica para investigação da temática na realidade escolar. Nesta pesquisa de campo foi utilizado um questionário, contendo perguntas abertas e fechadas, que foi respondido por 38 membros do Conselho Escolar de quatro escolas de 1ª a 4ª série, vinculadas a diferentes Diretorias Regionais de Ensino. A análise, que seguiu as pistas traçadas pelos objetivos específicos, mostra que esse instrumento gerencial ainda está distante de ter a sua importância reconhecida na comunidade escolar. Os dados apontam também, que o Projeto Político-Pedagógico é um documento ainda bastante desconhecido por alunos, pais, auxiliares em educação e até mesmo por muitos professores. A literatura e os resultados da pesquisa empírica, aliados à  experiência, permitem afirmar que esse instrumento precisa ser fruto da reflexão e da participação de toda a comunidade escolar (alunos, professores, gestores, pessoal técnico-administrativo e de apoio, pais e segmentos da comunidade local). Permitem também dizer que o Projeto Político-Pedagógico é de fundamental importância para a construção da identidade e da autonomia da escola e, ao mesmo tempo, é um veículo de formação continuada na comunidade escolar, pois a formação continuada deve estar centrada na escola e fazer parte do referido documento. Espera-se que este TCC possa trazer contribuições valiosas para as escolas, onde os docentes responsáveis por ele atuam e para outras escolas interessadas em compreender a importância desse instrumento para a inovação escolar e para o desenvolvimento individual e institucional.
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Para atingir estes objetivos na linha da pesquisa qualitativa, foram percorridos dois caminhos: a) o da pesquisa teórica, para aprofundamento do assunto, em interlocução com diversos autores, como: Veiga (2001), Ferreira (2000), Libânio et al. (2003), Saviani (1983, 1984 e 1991), Sousa & Correa (2002), Vasconcelos (1995) e outros; b) o da pesquisa empírica para investigação da temática na realidade escolar. Nesta pesquisa de campo foi utilizado um questionário, contendo perguntas abertas e fechadas, que foi respondido por 38 membros do Conselho Escolar de quatro escolas de 1ª a 4ª série, vinculadas a diferentes Diretorias Regionais de Ensino. A análise, que seguiu as pistas traçadas pelos objetivos específicos, mostra que esse instrumento gerencial ainda está distante de ter a sua importância reconhecida na comunidade escolar. Os dados apontam também, que o Projeto Político-Pedagógico é um documento ainda bastante desconhecido por alunos, pais, auxiliares em educação e até mesmo por muitos professores. A literatura e os resultados da pesquisa empírica, aliados à  experiência, permitem afirmar que esse instrumento precisa ser fruto da reflexão e da participação de toda a comunidade escolar (alunos, professores, gestores, pessoal técnico-administrativo e de apoio, pais e segmentos da comunidade local). Permitem também dizer que o Projeto Político-Pedagógico é de fundamental importância para a construção da identidade e da autonomia da escola e, ao mesmo tempo, é um veículo de formação continuada na comunidade escolar, pois a formação continuada deve estar centrada na escola e fazer parte do referido documento. Espera-se que este TCC possa trazer contribuições valiosas para as escolas, onde os docentes responsáveis por ele atuam e para outras escolas interessadas em compreender a importância desse instrumento para a inovação escolar e para o desenvolvimento individual e institucional.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T18:39:37Z No. of bitstreams: 1 40300057.pdf: 402547 bytes, checksum: c1a86a04c27a4166a888b750e2cf4d72 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-15T18:39:37Z (GMT). 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