Dificuldades e desafios no processo de implantação da avaliação de desempenho nas Instituições Federais de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Ana Carolina Alvarenga
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7980
Resumo: Este trabalho buscou identificar as dificuldades e desafios no processo de implantação da avaliação de desempenho nas instituições federais de ensino superior. Para isso, conceitua-se a avaliação de desempenho, descreve-se a evolução dos métodos de avaliação, conhecendo a sistemática e legislação da avaliação na Administração Pública, identificam-se as características do planejamento para sua implantação, faz-se uma breve descrição da estrutura organizacional das IFES e por fim, propõem-se sugestões para implantação efetiva de um sistema de avaliação de desempenho. A pesquisa usou o método qualitativo de análise de dados, sendo as universidades federais de ensino superior universo desta pesquisa, e como instrumento para coleta de dados foi utilizado questionário de pesquisa, com perguntas abertas, encaminhados para o e-mail das instituições. Os resultados achados por meio dos questionários foram ao encontro da teoria, mostrando que o sucesso da implantação do sistema de avaliação depende de múltiplos fatores, entre os quais a qualidade das estratégias de implantação utilizadas. Ficou evidente a complexidade de um sistema de avaliação, uma vez que, já na sua implantação, inúmeros aspectos devem ser observados, a fim de que o processo seja efetivo e os resultados, satisfatórios.
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A pesquisa usou o método qualitativo de análise de dados, sendo as universidades federais de ensino superior universo desta pesquisa, e como instrumento para coleta de dados foi utilizado questionário de pesquisa, com perguntas abertas, encaminhados para o e-mail das instituições. Os resultados achados por meio dos questionários foram ao encontro da teoria, mostrando que o sucesso da implantação do sistema de avaliação depende de múltiplos fatores, entre os quais a qualidade das estratégias de implantação utilizadas. Ficou evidente a complexidade de um sistema de avaliação, uma vez que, já na sua implantação, inúmeros aspectos devem ser observados, a fim de que o processo seja efetivo e os resultados, satisfatórios.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-22T17:32:42Z No. of bitstreams: 1 51106601.pdf: 1058295 bytes, checksum: d17dea960dcde1add6c7773237f6fff8 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-22T17:32:42Z (GMT). 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