Confronto do produto físico com o meio digital: processo de decisão de compra no consumo de livros no ambiente digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14910 |
Resumo: | O número de leitores tem crescido consideravelmente ao longo do tempo, porém, o faturamento de indústrias relacionadas ao mercado editorial livreiro brasileiro, tem caído ao longo dos últimos 5 anos. Este estudo, usando de meios como levantamento de dados, pesquisa de campo e análise empírica, visa não apenas compreender este cenário, mas também, em primeiro plano, analisar o modo como as empresas e instituições vêm trabalhando as suas estratégias de marketing na construção de um relacionamento com os leitores imersos no universo do ciberespaço, em segundo plano, a eficiência dessas estratégias, e por fim, identificar de que modo a inserção das editoras e livrarias no ambiente virtual está sendo percebida pelo consumidor final, para dessa forma localizar os gaps no planejamento de marketing de modo a aperfeiçoá-lo e deslanchar o consumo editorial no Brasil. Como resultado, percebe-se a força que o livro em sua forma física ainda possui, e a falta de eficiência por parte das empresas, em realizarem ações de publicidade, no ambiente virtual, o que dificulta a conexão entre a empresa e o consumidor e tornando a publicidade literária, essencialmente, um boca-a-boca entre consumidores, diminuindo a sua devida comercialização. |
id |
CEUB_6f77e32d0da6e314f5ae89bc7fb6ef7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:prefix/14910 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Neves, Alana Baeta Vasconcelos2021-04-05T10:58:18Z2021-04-05T10:58:18Z20172017NEVES, Alana Baeta Vasconcelos. Confronto do produto físico com o meio digital: processo de decisão de compra no consumo de livros no ambiente digital. 2017. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14910Joana d’Arc Bicalho FélixO número de leitores tem crescido consideravelmente ao longo do tempo, porém, o faturamento de indústrias relacionadas ao mercado editorial livreiro brasileiro, tem caído ao longo dos últimos 5 anos. Este estudo, usando de meios como levantamento de dados, pesquisa de campo e análise empírica, visa não apenas compreender este cenário, mas também, em primeiro plano, analisar o modo como as empresas e instituições vêm trabalhando as suas estratégias de marketing na construção de um relacionamento com os leitores imersos no universo do ciberespaço, em segundo plano, a eficiência dessas estratégias, e por fim, identificar de que modo a inserção das editoras e livrarias no ambiente virtual está sendo percebida pelo consumidor final, para dessa forma localizar os gaps no planejamento de marketing de modo a aperfeiçoá-lo e deslanchar o consumo editorial no Brasil. Como resultado, percebe-se a força que o livro em sua forma física ainda possui, e a falta de eficiência por parte das empresas, em realizarem ações de publicidade, no ambiente virtual, o que dificulta a conexão entre a empresa e o consumidor e tornando a publicidade literária, essencialmente, um boca-a-boca entre consumidores, diminuindo a sua devida comercialização.Submitted by Rodrigo Peres (rodrigo.peres@uniceub.br) on 2021-04-05T10:58:00Z No. of bitstreams: 1 TCC Alana Baeta.pdf: 1434819 bytes, checksum: abd1e83c8605887c6f13ed127f83a947 (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Peres (rodrigo.peres@uniceub.br) on 2021-04-05T10:58:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Alana Baeta.pdf: 1434819 bytes, checksum: abd1e83c8605887c6f13ed127f83a947 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-05T10:58:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Alana Baeta.pdf: 1434819 bytes, checksum: abd1e83c8605887c6f13ed127f83a947 (MD5) Previous issue date: 2017Marketing editorialComportamento do consumidorConsumo editorial digitalConfronto do produto físico com o meio digital: processo de decisão de compra no consumo de livros no ambiente digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC Alana Baeta.pdfTCC Alana Baeta.pdfapplication/pdf1434819https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/14910/1/TCC%20Alana%20Baeta.pdfabd1e83c8605887c6f13ed127f83a947MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/14910/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTTCC Alana Baeta.pdf.txtTCC Alana Baeta.pdf.txtExtracted texttext/plain116260https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/14910/3/TCC%20Alana%20Baeta.pdf.txt3709a097dc27f7a8828509cf0c3a4650MD53prefix/149102021-04-05 13:20:36.034oai:repositorio.uniceub.br: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ório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612021-04-05T13:20:36Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Confronto do produto físico com o meio digital: processo de decisão de compra no consumo de livros no ambiente digital |
title |
Confronto do produto físico com o meio digital: processo de decisão de compra no consumo de livros no ambiente digital |
spellingShingle |
Confronto do produto físico com o meio digital: processo de decisão de compra no consumo de livros no ambiente digital Neves, Alana Baeta Vasconcelos Marketing editorial Comportamento do consumidor Consumo editorial digital |
title_short |
Confronto do produto físico com o meio digital: processo de decisão de compra no consumo de livros no ambiente digital |
title_full |
Confronto do produto físico com o meio digital: processo de decisão de compra no consumo de livros no ambiente digital |
title_fullStr |
Confronto do produto físico com o meio digital: processo de decisão de compra no consumo de livros no ambiente digital |
title_full_unstemmed |
Confronto do produto físico com o meio digital: processo de decisão de compra no consumo de livros no ambiente digital |
title_sort |
Confronto do produto físico com o meio digital: processo de decisão de compra no consumo de livros no ambiente digital |
author |
Neves, Alana Baeta Vasconcelos |
author_facet |
Neves, Alana Baeta Vasconcelos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Alana Baeta Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing editorial Comportamento do consumidor Consumo editorial digital |
topic |
Marketing editorial Comportamento do consumidor Consumo editorial digital |
description |
O número de leitores tem crescido consideravelmente ao longo do tempo, porém, o faturamento de indústrias relacionadas ao mercado editorial livreiro brasileiro, tem caído ao longo dos últimos 5 anos. Este estudo, usando de meios como levantamento de dados, pesquisa de campo e análise empírica, visa não apenas compreender este cenário, mas também, em primeiro plano, analisar o modo como as empresas e instituições vêm trabalhando as suas estratégias de marketing na construção de um relacionamento com os leitores imersos no universo do ciberespaço, em segundo plano, a eficiência dessas estratégias, e por fim, identificar de que modo a inserção das editoras e livrarias no ambiente virtual está sendo percebida pelo consumidor final, para dessa forma localizar os gaps no planejamento de marketing de modo a aperfeiçoá-lo e deslanchar o consumo editorial no Brasil. Como resultado, percebe-se a força que o livro em sua forma física ainda possui, e a falta de eficiência por parte das empresas, em realizarem ações de publicidade, no ambiente virtual, o que dificulta a conexão entre a empresa e o consumidor e tornando a publicidade literária, essencialmente, um boca-a-boca entre consumidores, diminuindo a sua devida comercialização. |
publishDate |
2017 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-05T10:58:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-05T10:58:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NEVES, Alana Baeta Vasconcelos. Confronto do produto físico com o meio digital: processo de decisão de compra no consumo de livros no ambiente digital. 2017. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14910 |
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv |
Joana d’Arc Bicalho Félix |
identifier_str_mv |
NEVES, Alana Baeta Vasconcelos. Confronto do produto físico com o meio digital: processo de decisão de compra no consumo de livros no ambiente digital. 2017. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. Joana d’Arc Bicalho Félix |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/14910/1/TCC%20Alana%20Baeta.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/14910/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/14910/3/TCC%20Alana%20Baeta.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
abd1e83c8605887c6f13ed127f83a947 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 3709a097dc27f7a8828509cf0c3a4650 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903935698239488 |