Uma análise gerontodramática do filme: meu pai, uma lição de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Maria Helena Oliveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2714
Resumo: O presente estudo busca exaltar um conhecimento dotado de mais detalhes e, ao mesmo tempo simplificado, acerca de dois temas: Velhice e Psicodrama. Objetiva discutir sobre a perda de papéis sociais na terceira idade e o seu resgate numa visão Psicodramática. O trabalho se propõe a fazer uma pesquisa bibliográfica a respeito do idoso inserido na sociedade capitalista atual, discutindo-se seus papéis e suas representações sociais. Focalizase em obter correlação entre a teoria de Papéis Sociais de Moreno, e a identificação de seus benefícios para o bem-estar do idoso. Esta análise se difere por ser pioneira ao juntar os temas envelhecimento e Psicodrama, já que há poucos estudos sobre os dois. Usa-se com freqüência o termo Gerontodrama, criado por Elisabeth Maria Sene Costa que trabalha com esta abordagem. A primeira parte da pesquisa retrata a variedade de conceitos sobre o envelhecer no meio social, a exclusão velada do idoso na sociedade moderna e seus papéis limitados. O segundo tópico apresenta as idéias fundamentais de J. L. Moreno, abordando as definições sobre Psicodrama, Gerontodrama, a delimitação de criatividade e espontaneidade, além da exposição de átomos sociais que constituem as redes sociométricas, bem como a Teoria de Papéis que representa o tópico primordial investigado. Para uma melhor compreensão sobre o tema tratado durante os primeiros capítulos referentes aos vetustos e ao Psicodrama, é realizada a análise do filme Meu pai, Uma lição de vida. A história é contada usando-se os conceitos de Moreno abordados e as observações sobre velhice relatadas. Durante o exame minucioso deste objeto de estudo, várias cenas foram transcritas literalmente para que os leitores possam vivenciar de maneira mais realista as situações. Observa-se que o personagem principal do enredo se torna uma pessoa mais feliz ao recuperar seus papéis sociais perdidos na velhice. É perceptível que a expansão do seu átomo social o tornou uma pessoa com capacidade de expressar melhor sua criatividade e espontaneidade. A película pretende corroborar sobre os benefícios da teoria psicodramática na idade madura mostrando as vantagens de manter os papéis sociais nesta fase da vida.
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