Marketing político: a imagem politica do candidato Lula no ano de 2002

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira Neto, Ary Pinheiro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1575
Resumo: O presente trabalho avalia a importância do marketing no contexto político nacional. Realiza um estudo de como e quando o marketing passou a ser uma peça chave na vida das empresas e como ele consegue atrair o consumidor, contando um pouco da história do marketing político e como o mesmo chegou ao Brasil, com Getulio Vargas. Tem como foco as eleições de 2002, quando o povo brasileiro elegeu Luiz Inácio Lula da Silva. Pela 1ª vez, um operário de esquerda, líder das classes sindicais, foi eleito à presidência da República. Brevemente comenta sobre a corrida presidencial que começou em 1989, quando Lula disputou sua primeira eleição à Presidência da República, até o ano de 2002, quando conseguiu alcançar seu objetivo e se eleger. O conteúdo deste relata, desde o começo da campanha presidencial de Lula em 2002, as dificuldades políticas por que seus adversários passaram, os sentimentos que levaram a população a desenvolver um pensamento de mudança administrativa do país, o que facilitou e fez com que o candidato petista ganhasse as eleições de 2002 e como o marketing político influenciou o resultado das eleições através do trabalho realizado por Duda Mendonça, o marqueteiro político da campanha presidencial de Lula. Como recursos materiais para a realização das pesquisas foram utilizados livros que tratam de marketing político, artigos de revistas e jornais e sítios da internet que tratam sobre marketing, marketing político e sobre a história política de Luiz Inácio Lula da Silva.
id CEUB_734844278599796434b06c7a42843895
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/1575
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Moreira Neto, Ary PinheiroGodoy, Marcelo2012-10-232012-10-30T14:42:22Z2013-05-09T20:10:14Z2012-10-232012-10-30T14:42:22Z2013-05-09T20:10:14Z2007-072007-07https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1575O presente trabalho avalia a importância do marketing no contexto político nacional. Realiza um estudo de como e quando o marketing passou a ser uma peça chave na vida das empresas e como ele consegue atrair o consumidor, contando um pouco da história do marketing político e como o mesmo chegou ao Brasil, com Getulio Vargas. Tem como foco as eleições de 2002, quando o povo brasileiro elegeu Luiz Inácio Lula da Silva. Pela 1ª vez, um operário de esquerda, líder das classes sindicais, foi eleito à presidência da República. Brevemente comenta sobre a corrida presidencial que começou em 1989, quando Lula disputou sua primeira eleição à Presidência da República, até o ano de 2002, quando conseguiu alcançar seu objetivo e se eleger. O conteúdo deste relata, desde o começo da campanha presidencial de Lula em 2002, as dificuldades políticas por que seus adversários passaram, os sentimentos que levaram a população a desenvolver um pensamento de mudança administrativa do país, o que facilitou e fez com que o candidato petista ganhasse as eleições de 2002 e como o marketing político influenciou o resultado das eleições através do trabalho realizado por Duda Mendonça, o marqueteiro político da campanha presidencial de Lula. Como recursos materiais para a realização das pesquisas foram utilizados livros que tratam de marketing político, artigos de revistas e jornais e sítios da internet que tratam sobre marketing, marketing político e sobre a história política de Luiz Inácio Lula da Silva.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:10:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20378316.pdf.txt: 60722 bytes, checksum: 684799068f815187b3e5cf781a484af0 (MD5) 20378316.pdf: 289467 bytes, checksum: c96f0a235bbd8f3e6de6e5fd0f6308aa (MD5) Previous issue date: 2007-07Marketing políticoEleições2002Marketing político: a imagem politica do candidato Lula no ano de 2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20378316.pdf.txtExtracted texttext/plain60722https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1575/1/20378316.pdf.txt684799068f815187b3e5cf781a484af0MD51ORIGINAL20378316.pdfapplication/pdf289467https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1575/2/20378316.pdfc96f0a235bbd8f3e6de6e5fd0f6308aaMD52123456789/15752019-04-09 19:56:50.594oai:repositorio.uniceub.br:123456789/1575Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-09T19:56:50Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing político: a imagem politica do candidato Lula no ano de 2002
title Marketing político: a imagem politica do candidato Lula no ano de 2002
spellingShingle Marketing político: a imagem politica do candidato Lula no ano de 2002
Moreira Neto, Ary Pinheiro
Marketing político
Eleições
2002
title_short Marketing político: a imagem politica do candidato Lula no ano de 2002
title_full Marketing político: a imagem politica do candidato Lula no ano de 2002
title_fullStr Marketing político: a imagem politica do candidato Lula no ano de 2002
title_full_unstemmed Marketing político: a imagem politica do candidato Lula no ano de 2002
title_sort Marketing político: a imagem politica do candidato Lula no ano de 2002
author Moreira Neto, Ary Pinheiro
author_facet Moreira Neto, Ary Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira Neto, Ary Pinheiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Godoy, Marcelo
contributor_str_mv Godoy, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing político
Eleições
2002
topic Marketing político
Eleições
2002
description O presente trabalho avalia a importância do marketing no contexto político nacional. Realiza um estudo de como e quando o marketing passou a ser uma peça chave na vida das empresas e como ele consegue atrair o consumidor, contando um pouco da história do marketing político e como o mesmo chegou ao Brasil, com Getulio Vargas. Tem como foco as eleições de 2002, quando o povo brasileiro elegeu Luiz Inácio Lula da Silva. Pela 1ª vez, um operário de esquerda, líder das classes sindicais, foi eleito à presidência da República. Brevemente comenta sobre a corrida presidencial que começou em 1989, quando Lula disputou sua primeira eleição à Presidência da República, até o ano de 2002, quando conseguiu alcançar seu objetivo e se eleger. O conteúdo deste relata, desde o começo da campanha presidencial de Lula em 2002, as dificuldades políticas por que seus adversários passaram, os sentimentos que levaram a população a desenvolver um pensamento de mudança administrativa do país, o que facilitou e fez com que o candidato petista ganhasse as eleições de 2002 e como o marketing político influenciou o resultado das eleições através do trabalho realizado por Duda Mendonça, o marqueteiro político da campanha presidencial de Lula. Como recursos materiais para a realização das pesquisas foram utilizados livros que tratam de marketing político, artigos de revistas e jornais e sítios da internet que tratam sobre marketing, marketing político e sobre a história política de Luiz Inácio Lula da Silva.
publishDate 2007
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2007-07
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T14:42:22Z
2013-05-09T20:10:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T14:42:22Z
2013-05-09T20:10:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1575
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1575/1/20378316.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1575/2/20378316.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 684799068f815187b3e5cf781a484af0
c96f0a235bbd8f3e6de6e5fd0f6308aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797133942084599808