Marketing político: a imagem politica do candidato Lula no ano de 2002

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira Neto, Ary Pinheiro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1575
Resumo: O presente trabalho avalia a importância do marketing no contexto político nacional. Realiza um estudo de como e quando o marketing passou a ser uma peça chave na vida das empresas e como ele consegue atrair o consumidor, contando um pouco da história do marketing político e como o mesmo chegou ao Brasil, com Getulio Vargas. Tem como foco as eleições de 2002, quando o povo brasileiro elegeu Luiz Inácio Lula da Silva. Pela 1ª vez, um operário de esquerda, líder das classes sindicais, foi eleito à presidência da República. Brevemente comenta sobre a corrida presidencial que começou em 1989, quando Lula disputou sua primeira eleição à Presidência da República, até o ano de 2002, quando conseguiu alcançar seu objetivo e se eleger. O conteúdo deste relata, desde o começo da campanha presidencial de Lula em 2002, as dificuldades políticas por que seus adversários passaram, os sentimentos que levaram a população a desenvolver um pensamento de mudança administrativa do país, o que facilitou e fez com que o candidato petista ganhasse as eleições de 2002 e como o marketing político influenciou o resultado das eleições através do trabalho realizado por Duda Mendonça, o marqueteiro político da campanha presidencial de Lula. Como recursos materiais para a realização das pesquisas foram utilizados livros que tratam de marketing político, artigos de revistas e jornais e sítios da internet que tratam sobre marketing, marketing político e sobre a história política de Luiz Inácio Lula da Silva.
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