Análise de manifestações patológicas: Estudo de caso da estrutura da Rodoferroviária de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Ítalo Bittencourt
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14010
Resumo: O surgimento de patologias em estruturas de concreto tem aumentado cada vez mais, em sua grande maioria, inicia-se em função do tempo, em consequência do processo natural de envelhecimento conciliando a falta de manutenção, a deterioração do concreto acelera levando à edificação a situações drásticas. As construções antigas vêm sofrendo com essas consequências. A deterioração precoce devido à má distribuição dos recursos para manutenção é o que mais acontece, somando a falta de fiscalização de pessoas responsáveis, podendo ocasionar grandes problemas que levam o desconforto aos usuários. A partir disso, este trabalho apresenta o uso da termografia com o propósito de mapear as regiões que apresentam necessidade de manutenção e, também, a aplicação da metodologia GDE/UnB para quantificar o grau de deterioração de estruturas de concreto, através dessas inspeções visuais e ensaios não destrutivos, em análise da Rodoferroviária de Brasília, foram diagnosticados os casos mais críticos do subsolo e do térreo, para se chegar a resultados satisfatórios. Portanto, através deste estudo de caso, obteve parâmetros dos elementos que se encontram em pior estado, classificados em estado crítico e grave, sendo necessário tomar uma medida de intervenção aplicando uma manutenção preventiva para evitar o agravamento das anomalias existentes na edificação patrimonial de Brasília.
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A deterioração precoce devido à má distribuição dos recursos para manutenção é o que mais acontece, somando a falta de fiscalização de pessoas responsáveis, podendo ocasionar grandes problemas que levam o desconforto aos usuários. A partir disso, este trabalho apresenta o uso da termografia com o propósito de mapear as regiões que apresentam necessidade de manutenção e, também, a aplicação da metodologia GDE/UnB para quantificar o grau de deterioração de estruturas de concreto, através dessas inspeções visuais e ensaios não destrutivos, em análise da Rodoferroviária de Brasília, foram diagnosticados os casos mais críticos do subsolo e do térreo, para se chegar a resultados satisfatórios. Portanto, através deste estudo de caso, obteve parâmetros dos elementos que se encontram em pior estado, classificados em estado crítico e grave, sendo necessário tomar uma medida de intervenção aplicando uma manutenção preventiva para evitar o agravamento das anomalias existentes na edificação patrimonial de Brasília.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-21T17:10:19Z No. of bitstreams: 1 21554977.pdf: 3382955 bytes, checksum: ff7306168e3b1b5ebe40909ced142230 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-28T17:39:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21554977.pdf: 3382955 bytes, checksum: ff7306168e3b1b5ebe40909ced142230 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-28T17:39:29Z (GMT). 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