Avaliação como um processo: diagnóstico, formativo e reflexivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantanhedes, Joelba Alves
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Rosa, Rejane Cardoso, Ordones, Renalva Coração de Jesus, Alcântara, Rosana Cesar Ferreira, Oliveira, Wüllner Carlos de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7127
Resumo: A educação designa um conjunto de práticas mediante as quais o grupo social promove o crescimento dos seus membros. A prática pedagógica precisa estar alicerçada numa sólida fundamentação teórica e numa gama de informações da realidade sócio-educacional na qual está inserida para não correr o risco de variações didáticas aleatórias, sem sistemática. Esse entendimento parte da premissa da necessidade de uma postura respeitosa dos profissionais da educação com a realidade sóciocognitiva dos educandos, considerando-os sujeitos ativos, críticos e criativos do processo ensino e aprendizagem. A avaliação é parte integrante desse processo e ganhou na atualidade espaço muito amplo na construção do ensino. Segundo Perrenoud (1999), a avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos. O presente trabalho tem como objetivo perceber que a avaliação pode ser trabalhada de forma diagnóstica, formativa e reflexiva, numa perspectiva de construção e valorização do conhecimento. Pautada nesta perspectiva, a metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi por meio da abordagem qualitativa, partindo do princípio “que o pesquisador tem sempre um grau de interação com a situação estudada” (André, 1995). A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. Os sujeitos envolvidos foram: a diretora da escola, três professores, uma coordenadora, além de dois alunos. Foram aplicados os seguintes instrumentos: análise documental, entrevista semi-estruturada e observação participante. Os resultados foram organizados em três categorias de análise, elaboradas a partir do estudo aprofundado dos conteúdos evidenciados na aplicação dos instrumentos: avaliação, ensino e aprendizagem e projeto político pedagógico. Na categoria avaliação do processo ensino e aprendizagem a escola permanece presa a uma pedagogia ultrapassada, onde a preocupação dos professores é a elaboração de instrumentos e testes para a verificação do rendimento escolar. Na categoria ensino e aprendizagem a falta de compreensão acerca dos conceitos da própria concepção pedagógica, por parte dos professores, gera um impedimento para que o processo de construção do conhecimento ocorra. Na categoria projeto político pedagógico foi detectado que os profissionais da escola não participam da construção do mesmo, sendo assim, não reconhecem o seu objetivo. Os professores não possuem consenso em relação à concepção pedagógica em detrimento do trabalho individualizado, comprometendo assim, todo o processo de construção do conhecimento. A análise dos resultados remete-se à conclusão que o processo de ensino e aprendizagem não acontece, porque os professores desconhecem a concepção pedagógica que possuem, utilizando métodos tradicionais. A avaliação da escola pesquisada é somativa, com provas e testes, tendo enfoque na tendência tradicional. O projeto político pedagógico necessita de uma reflexão quanto à importância da elaboração e construção do mesmo, contando com a participação de todos os segmentos: escola, família e comunidade. Contudo, como ensina Silva (2005), “mesmo que o sistema educacional não consiga preceder a realidade, como se propõe, deve, pelo menos, criar as condições que eliminem a defasagem crônica entre os processos pedagógicos e a realidade”.
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Segundo Perrenoud (1999), a avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos. O presente trabalho tem como objetivo perceber que a avaliação pode ser trabalhada de forma diagnóstica, formativa e reflexiva, numa perspectiva de construção e valorização do conhecimento. Pautada nesta perspectiva, a metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi por meio da abordagem qualitativa, partindo do princípio “que o pesquisador tem sempre um grau de interação com a situação estudada” (André, 1995). A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. Os sujeitos envolvidos foram: a diretora da escola, três professores, uma coordenadora, além de dois alunos. Foram aplicados os seguintes instrumentos: análise documental, entrevista semi-estruturada e observação participante. Os resultados foram organizados em três categorias de análise, elaboradas a partir do estudo aprofundado dos conteúdos evidenciados na aplicação dos instrumentos: avaliação, ensino e aprendizagem e projeto político pedagógico. Na categoria avaliação do processo ensino e aprendizagem a escola permanece presa a uma pedagogia ultrapassada, onde a preocupação dos professores é a elaboração de instrumentos e testes para a verificação do rendimento escolar. Na categoria ensino e aprendizagem a falta de compreensão acerca dos conceitos da própria concepção pedagógica, por parte dos professores, gera um impedimento para que o processo de construção do conhecimento ocorra. Na categoria projeto político pedagógico foi detectado que os profissionais da escola não participam da construção do mesmo, sendo assim, não reconhecem o seu objetivo. Os professores não possuem consenso em relação à concepção pedagógica em detrimento do trabalho individualizado, comprometendo assim, todo o processo de construção do conhecimento. A análise dos resultados remete-se à conclusão que o processo de ensino e aprendizagem não acontece, porque os professores desconhecem a concepção pedagógica que possuem, utilizando métodos tradicionais. A avaliação da escola pesquisada é somativa, com provas e testes, tendo enfoque na tendência tradicional. O projeto político pedagógico necessita de uma reflexão quanto à importância da elaboração e construção do mesmo, contando com a participação de todos os segmentos: escola, família e comunidade. Contudo, como ensina Silva (2005), “mesmo que o sistema educacional não consiga preceder a realidade, como se propõe, deve, pelo menos, criar as condições que eliminem a defasagem crônica entre os processos pedagógicos e a realidade”.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-08-24T13:18:38Z No. of bitstreams: 1 40254388.pdf: 455178 bytes, checksum: 21acd1dec33398769797019ee4919edf (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-24T13:18:40Z (GMT). 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