Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogaro, Arnaldo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/137
Resumo: O artigo em pauta resulta de revisão de literatura, reflexões sobre a prática vivida e algumas postulações que definimos como provocativas para um desempenho docente mais qualificado no que diz respeito à realização da avaliação da aprendizagem como processo formativo e à promoção da aprendizagem do estudante. O objetivo deste texto é tematizar ideias a respeito da avaliação da aprendizagem com a finalidade de subsidiar educadores, gestores e estudantes para que atinjam uma maior compreensão de seu real significado e importância no desenvolvimento de práticas pedagógicas cujo intuito seja melhorar as aprendizagens. Este possui pretensões bem definidas: epistemológicas e didáticas, ou seja, almeja alimentar e discutir alguns pressupostos teóricos que embasam e orientam os processos de realização da avaliação e, também, servir para calibrar olhares e posturas adotadas no seu trato.
id USF_367a3daa5bfd39c7adcf0381c541af8a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/137
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativoAvaliaçãoAprendizagemPrática pedagógica.O artigo em pauta resulta de revisão de literatura, reflexões sobre a prática vivida e algumas postulações que definimos como provocativas para um desempenho docente mais qualificado no que diz respeito à realização da avaliação da aprendizagem como processo formativo e à promoção da aprendizagem do estudante. O objetivo deste texto é tematizar ideias a respeito da avaliação da aprendizagem com a finalidade de subsidiar educadores, gestores e estudantes para que atinjam uma maior compreensão de seu real significado e importância no desenvolvimento de práticas pedagógicas cujo intuito seja melhorar as aprendizagens. Este possui pretensões bem definidas: epistemológicas e didáticas, ou seja, almeja alimentar e discutir alguns pressupostos teóricos que embasam e orientam os processos de realização da avaliação e, também, servir para calibrar olhares e posturas adotadas no seu trato.Universidade São Francisco2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/13710.24933/horizontes.v33i1.137Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/137/84https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/137/452Nogaro, Arnaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:27Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/137Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:59.032602Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativo
title Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativo
spellingShingle Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativo
Nogaro, Arnaldo
Avaliação
Aprendizagem
Prática pedagógica.
title_short Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativo
title_full Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativo
title_fullStr Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativo
title_full_unstemmed Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativo
title_sort Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativo
author Nogaro, Arnaldo
author_facet Nogaro, Arnaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogaro, Arnaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Aprendizagem
Prática pedagógica.
topic Avaliação
Aprendizagem
Prática pedagógica.
description O artigo em pauta resulta de revisão de literatura, reflexões sobre a prática vivida e algumas postulações que definimos como provocativas para um desempenho docente mais qualificado no que diz respeito à realização da avaliação da aprendizagem como processo formativo e à promoção da aprendizagem do estudante. O objetivo deste texto é tematizar ideias a respeito da avaliação da aprendizagem com a finalidade de subsidiar educadores, gestores e estudantes para que atinjam uma maior compreensão de seu real significado e importância no desenvolvimento de práticas pedagógicas cujo intuito seja melhorar as aprendizagens. Este possui pretensões bem definidas: epistemológicas e didáticas, ou seja, almeja alimentar e discutir alguns pressupostos teóricos que embasam e orientam os processos de realização da avaliação e, também, servir para calibrar olhares e posturas adotadas no seu trato.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/137
10.24933/horizontes.v33i1.137
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/137
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v33i1.137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/137/84
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/137/452
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v33i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438926397440