Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/137 |
Resumo: | O artigo em pauta resulta de revisão de literatura, reflexões sobre a prática vivida e algumas postulações que definimos como provocativas para um desempenho docente mais qualificado no que diz respeito à realização da avaliação da aprendizagem como processo formativo e à promoção da aprendizagem do estudante. O objetivo deste texto é tematizar ideias a respeito da avaliação da aprendizagem com a finalidade de subsidiar educadores, gestores e estudantes para que atinjam uma maior compreensão de seu real significado e importância no desenvolvimento de práticas pedagógicas cujo intuito seja melhorar as aprendizagens. Este possui pretensões bem definidas: epistemológicas e didáticas, ou seja, almeja alimentar e discutir alguns pressupostos teóricos que embasam e orientam os processos de realização da avaliação e, também, servir para calibrar olhares e posturas adotadas no seu trato. |
id |
USF_367a3daa5bfd39c7adcf0381c541af8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/137 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativoAvaliaçãoAprendizagemPrática pedagógica.O artigo em pauta resulta de revisão de literatura, reflexões sobre a prática vivida e algumas postulações que definimos como provocativas para um desempenho docente mais qualificado no que diz respeito à realização da avaliação da aprendizagem como processo formativo e à promoção da aprendizagem do estudante. O objetivo deste texto é tematizar ideias a respeito da avaliação da aprendizagem com a finalidade de subsidiar educadores, gestores e estudantes para que atinjam uma maior compreensão de seu real significado e importância no desenvolvimento de práticas pedagógicas cujo intuito seja melhorar as aprendizagens. Este possui pretensões bem definidas: epistemológicas e didáticas, ou seja, almeja alimentar e discutir alguns pressupostos teóricos que embasam e orientam os processos de realização da avaliação e, também, servir para calibrar olhares e posturas adotadas no seu trato.Universidade São Francisco2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/13710.24933/horizontes.v33i1.137Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/137/84https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/137/452Nogaro, Arnaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:27Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/137Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:59.032602Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativo |
title |
Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativo |
spellingShingle |
Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativo Nogaro, Arnaldo Avaliação Aprendizagem Prática pedagógica. |
title_short |
Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativo |
title_full |
Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativo |
title_fullStr |
Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativo |
title_full_unstemmed |
Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativo |
title_sort |
Postulações provocativas sobre a aprendizagem da avaliação escolar como processo formativo |
author |
Nogaro, Arnaldo |
author_facet |
Nogaro, Arnaldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogaro, Arnaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Aprendizagem Prática pedagógica. |
topic |
Avaliação Aprendizagem Prática pedagógica. |
description |
O artigo em pauta resulta de revisão de literatura, reflexões sobre a prática vivida e algumas postulações que definimos como provocativas para um desempenho docente mais qualificado no que diz respeito à realização da avaliação da aprendizagem como processo formativo e à promoção da aprendizagem do estudante. O objetivo deste texto é tematizar ideias a respeito da avaliação da aprendizagem com a finalidade de subsidiar educadores, gestores e estudantes para que atinjam uma maior compreensão de seu real significado e importância no desenvolvimento de práticas pedagógicas cujo intuito seja melhorar as aprendizagens. Este possui pretensões bem definidas: epistemológicas e didáticas, ou seja, almeja alimentar e discutir alguns pressupostos teóricos que embasam e orientam os processos de realização da avaliação e, também, servir para calibrar olhares e posturas adotadas no seu trato. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/137 10.24933/horizontes.v33i1.137 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/137 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v33i1.137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/137/84 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/137/452 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v33i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438926397440 |