A discricionariedade do poder executivo na terceira fase da extradição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cariello, Franc Eble
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7025
Resumo: Quando um país efetua um pedido de extradição ao Brasil, o procedimento ocorre em três fases: i) o recebimento do pedido de extradição pelo Poder Executivo; ii) a análise de legalidade e eventual deferimento da extradição por parte do STF; e, finalmente, iii) a entrega do extraditando ao país requerente. Com o julgamento da Extradição nº 1.085, do italiano Cesare Battisti, veio à tona a discussão acerca da discricionariedade do Presidente da República na terceira fase do procedimento de extradição, visto que a extradição já havia sido deferida pela Suprema Corte, mas, na fase final, o Presidente da República recusou a entrega do estrangeiro para o Estado italiano. O caso abre um precedente que fomenta uma reflexão sobre a discricionariedade do Presidente da República, o que será o foco do presente trabalho. Assim, para discutir o problema, esta monografia traz uma apresentação geral dos dispositivos existentes sobre extradição; aborda as questões envolvendo o instituto da separação dos poderes; e analisa a controvérsia suscitada pelo caso no que tange à discricionariedade do Presidente.
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Assim, para discutir o problema, esta monografia traz uma apresentação geral dos dispositivos existentes sobre extradição; aborda as questões envolvendo o instituto da separação dos poderes; e analisa a controvérsia suscitada pelo caso no que tange à discricionariedade do Presidente.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-08-11T16:14:15Z No. of bitstreams: 1 21010480.pdf: 396878 bytes, checksum: 47e02da2ef68ddaf358a2d65f73e559e (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-11T16:14:15Z (GMT). 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