Marketing na atmosfera gourmet: estratégias das empresas e atributos valorizados por clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Argolo, Gisele Dias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6983
Resumo: Sair para jantar em um restaurante, atualmente, não se limita apenas ao ato de comer, as pessoas têm procurado restaurantes no intuito de ter um momento agradável entre amigos e familiares. Os restaurantes criam uma atmosfera para deixar o cliente à vontade para o consumo, a chamada Atmosfera gourmet. O trabalho desenvolvido pretende mostrar os atributos valorizados pelos clientes, as estratégias utilizadas pelas empresas e o que compõe de fato essa atmosfera. O clima gourmet atrai o público para o consumo através de diversos atributos, ela cria um momento prazeroso em que apenas comer não é suficiente, a experiência como um todo deve ser completa. O brasileiro vem gastando cada vez mais com refeições fora do lar, devido à praticidade e a diversidade de refeições e experiências apresentadas no mercado. Os clientes expostos à variedade de estabelecimentos estão mais criteriosos e exigentes, procuram por serviços e produtos que os satisfaçam de forma inovadora, ou até criem uma nova necessidade. Com isso os restaurantes têm criado estratégias para se diferenciar da concorrência acirrada. As empresas do mercado gourmet têm investido no cliente, através de um atendimento atencioso e a criação de um ambiente que forneça conforto ao consumidor, assumindo que, o cliente ao sair do estabelecimento vire uma ferramenta de marketing importante. A monografia apresenta conceitos e teorias sobre marketing e o comportamento do consumidor. Para melhor entendimento do mercado, há dois tipos de pesquisas com clientes e empresários do mercado gourmet. Por fim há duas análises das pesquisas, com o intuito de relacionar a teoria estudada e responder aos objetivos propostos do estudo científico.
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Os clientes expostos à variedade de estabelecimentos estão mais criteriosos e exigentes, procuram por serviços e produtos que os satisfaçam de forma inovadora, ou até criem uma nova necessidade. Com isso os restaurantes têm criado estratégias para se diferenciar da concorrência acirrada. As empresas do mercado gourmet têm investido no cliente, através de um atendimento atencioso e a criação de um ambiente que forneça conforto ao consumidor, assumindo que, o cliente ao sair do estabelecimento vire uma ferramenta de marketing importante. A monografia apresenta conceitos e teorias sobre marketing e o comportamento do consumidor. Para melhor entendimento do mercado, há dois tipos de pesquisas com clientes e empresários do mercado gourmet. Por fim há duas análises das pesquisas, com o intuito de relacionar a teoria estudada e responder aos objetivos propostos do estudo científico.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-08-07T12:20:08Z No. of bitstreams: 1 21177359.pdf: 1314393 bytes, checksum: cce995bc2b4140aa0b37c0502eaf4c84 (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-07T12:20:08Z (GMT). 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