Avaliação do padrão de viagens geradas pelo Campus Taguatinga II do Uniceub
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13961 |
Resumo: | O número de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas aumentaram significativamente no Brasil. Das 2.364 IES do país, 87,5% são particulares e, no Distrito Federal, dos mais de 186 mil alunos universitários, 150 mil estão matriculados em IES privadas. Com esse crescimento, surge a problemática da instalação desses empreendimentos, que são considerados Polos Geradores de Viagem – PGVs e que, por isso, afeta a configuração da circulação nas vias ao seu redor, necessitando, assim, de atenção especial em relação à dinâmica de trânsito local. Nesse sentido, estudos de impacto de trânsito são essenciais, e o conhecimento das características específicas das viagens geradas por esses estabelecimentos possuem também grande importância para a elaboração de soluções mais adequadas de mobilidade. Em consequência das necessidades descritas, este estudo realizou a caraterização do padrão de viagens geradas pelo campus Taguatinga II do UniCEUB, importante PGV instalado na região de Taguatinga e Águas Claras, no Distrito Federal. O objetivo principal foi a realização do diagnóstico do padrão de viagens, identificando o perfil socioeconômico dos alunos e o perfil de mobilidade das viagens geradas, por meio da aplicação de questionários aos alunos. Além da caracterização das viagens, este estudo também realizou análises quanto às condições de acesso ao campus, estimou o quantitativo de viagens geradas a partir de modelos da literatura e analisou a conformidade com as exigências presentes nas legislações. Foi constatado que o principal modo de transporte utilizado pelos alunos é o automóvel particular (53,6%), e o segundo modal mais utilizado é o transporte público (43,8%), cujas condições de acesso dos pontos de ônibus e estação de metrô mais próximos à instituição precisam ser melhoradas (calçadas, travessias e iluminação). Verificou-se também que o campus gera cerca de 4.875 viagens diárias, sendo que essas viagens, em sua maioria, têm como origem e destino as RAs: Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia e, por esse motivo, a predominância nos tempos de viagem é de 10 a 20 minutos. Conclui-se que o trabalho oferece contribuições importantes ao dispor informações que permitem a elaboração de soluções de mobilidade adequadas para o empreendimento, visando a acessibilidade, segurança e conforto dos usuários, uma vez que esses fatores podem ser decisivos na escolha da IES pelo aluno. |
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Com esse crescimento, surge a problemática da instalação desses empreendimentos, que são considerados Polos Geradores de Viagem – PGVs e que, por isso, afeta a configuração da circulação nas vias ao seu redor, necessitando, assim, de atenção especial em relação à dinâmica de trânsito local. Nesse sentido, estudos de impacto de trânsito são essenciais, e o conhecimento das características específicas das viagens geradas por esses estabelecimentos possuem também grande importância para a elaboração de soluções mais adequadas de mobilidade. Em consequência das necessidades descritas, este estudo realizou a caraterização do padrão de viagens geradas pelo campus Taguatinga II do UniCEUB, importante PGV instalado na região de Taguatinga e Águas Claras, no Distrito Federal. O objetivo principal foi a realização do diagnóstico do padrão de viagens, identificando o perfil socioeconômico dos alunos e o perfil de mobilidade das viagens geradas, por meio da aplicação de questionários aos alunos. Além da caracterização das viagens, este estudo também realizou análises quanto às condições de acesso ao campus, estimou o quantitativo de viagens geradas a partir de modelos da literatura e analisou a conformidade com as exigências presentes nas legislações. Foi constatado que o principal modo de transporte utilizado pelos alunos é o automóvel particular (53,6%), e o segundo modal mais utilizado é o transporte público (43,8%), cujas condições de acesso dos pontos de ônibus e estação de metrô mais próximos à instituição precisam ser melhoradas (calçadas, travessias e iluminação). Verificou-se também que o campus gera cerca de 4.875 viagens diárias, sendo que essas viagens, em sua maioria, têm como origem e destino as RAs: Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia e, por esse motivo, a predominância nos tempos de viagem é de 10 a 20 minutos. Conclui-se que o trabalho oferece contribuições importantes ao dispor informações que permitem a elaboração de soluções de mobilidade adequadas para o empreendimento, visando a acessibilidade, segurança e conforto dos usuários, uma vez que esses fatores podem ser decisivos na escolha da IES pelo aluno.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-20T14:28:33Z No. of bitstreams: 1 21374448.pdf: 4844834 bytes, checksum: a063f7534ae4951baacef3cd86889599 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-27T14:34:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21374448.pdf: 4844834 bytes, checksum: a063f7534ae4951baacef3cd86889599 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-27T14:34:16Z (GMT). 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