Polo gerador de viagens: análise de um terminal urbano de passageiros anexo a um centro comercial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Transport Literature |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000300013 |
Resumo: | O estudo analisa a dinâmica de um Polo Gerador de Viagem - PGV, as viagens geradas, sua área de influência e o impacto do trânsito no seu entorno. O PGV estudado foi o Terminal Central de integração de ônibus urbano de Uberlândia, MG, Brasil, que possui um shopping center anexo com, aproximadamente, 80 lojas e um estacionamento coberto com 262 vagas. Estima-se que, diariamente, 144.000 pessoas frequentam o PGV. Estudou-se o referencial teórico ligado ao tema, o manual do DENATRAN para tratamento de PGV. Ainda, como parte da metodologia, foi feita uma pesquisa de campo, dentro do empreendimento e observação do comportamento de pedestres e condutores nas imediações do PGV. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de serem obtidas a origem e o destino das pessoas que frequentam o empreendimento. Foram feitos levantamentos de dados de tráfego de veículos nas imediações do PGV, determinado o volume de veículos e o nível de serviço nas principais interseções. A pesquisa apresentou os impactos gerados pelo empreendimento no sistema viário, constatando-se que a maioria dos cruzamentos próximos ao local opera no Nível de Serviço F. |
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Polo gerador de viagens: análise de um terminal urbano de passageiros anexo a um centro comercialpolo gerador de viagemterminal urbano de passageirosanálise de impacto do tráfegoO estudo analisa a dinâmica de um Polo Gerador de Viagem - PGV, as viagens geradas, sua área de influência e o impacto do trânsito no seu entorno. O PGV estudado foi o Terminal Central de integração de ônibus urbano de Uberlândia, MG, Brasil, que possui um shopping center anexo com, aproximadamente, 80 lojas e um estacionamento coberto com 262 vagas. Estima-se que, diariamente, 144.000 pessoas frequentam o PGV. Estudou-se o referencial teórico ligado ao tema, o manual do DENATRAN para tratamento de PGV. Ainda, como parte da metodologia, foi feita uma pesquisa de campo, dentro do empreendimento e observação do comportamento de pedestres e condutores nas imediações do PGV. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de serem obtidas a origem e o destino das pessoas que frequentam o empreendimento. Foram feitos levantamentos de dados de tráfego de veículos nas imediações do PGV, determinado o volume de veículos e o nível de serviço nas principais interseções. A pesquisa apresentou os impactos gerados pelo empreendimento no sistema viário, constatando-se que a maioria dos cruzamentos próximos ao local opera no Nível de Serviço F.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2014-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000300013Journal of Transport Literature v.8 n.3 2014reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/S2238-10312014000300013info:eu-repo/semantics/openAccessMendes,Elen de OliveiraSorratini,José Aparecidopor2014-04-15T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312014000300013Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2014-04-15T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false |
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