Estratégias do marketing ambiental aplicadas ao mercado da moda sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FULGÊNCIO, Patrícia de Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41388
Resumo: O comportamento de consumo passou por várias transformações ao longo dos anos, e o resultado são diversos danos causados ao planeta incluindo o aquecimento global, a ameaça a escassez de água e energia, e a perda da biodiversidade. Neste sentido devido aos grandes danos que a indústria têxtil causa ao meio ambiente, este setor acaba sendo um dos principais causadores de poluição ao planeta. Através desses agravantes o estilo de vida sustentável tem se tornado mais popular ganhando força ano após ano. Ainda na década de 60 e 70 surgiu o chamado Movimento Verde, demonstrando que os consumidores já estavam mais atentos com o meio ambiente e mais propensos a compras que apresentassem características mais ecológicas. Com o aumento da necessidade e a procura por produtos ecológicos ou opções que agridam menos o planeta, muitas empresas têm mudado a sua postura e começado a dar mais importância e atenção a este público. Apesar das mudanças ainda existe a necessidade de tornar o mercado da moda sustentável mais visível e acessível. Assim sendo, o estudo presente tem como objetivo principal demonstrar como as estratégias do marketing ambiental podem auxiliar na divulgação de um tipo de produto/serviço dentro do ambiente da moda sustentável para torná-lo mais conhecido. Apresenta como objetivos específicos: demonstrar a estrutura do marketing ambiental, mostrar o universo da moda sustentável e a importância desse consumo consciente para o bem-estar do planeta, e expor quais são e como as estratégias do marketing ambiental adotadas por uma determinada empresa podem ser aplicadas neste mercado e seus benefícios. No desenvolvimento do estudo, utilizou-se conteúdo de livros, revistas e artigos científicos relacionados ao problema de pesquisa, explorando livros com autores como Jacquelyn A Ottman, Lilyan Berlim e Reinaldo Dias. Contudo conclui-se que a pesquisa se torna necessária para que empresas que pretendem ou já são ecológicas se tornem opção de escolha na decisão de compra de pessoas adeptas ao estilo de vida sustentável, melhorando ou aumentando assim os seus resultados, colaborando para que mais e mais pessoas tenham acesso a vestimentas ou práticas mais sustentáveis em relação à moda, e compactuando para diminuir os danos causados pela indústria têxtil.
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