Analise do processo de gestão de incidentes alinhado às recomendações de melhores práticas do ITIL: estudo de caso de uma instituição pública bancária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Marcio Romeu Araujo de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12215
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a aderência do processo Gerenciamento de Incidentes de uma Instituição Pública Bancária alinhado às recomendações do ITIL. Teve como escopo o estudo de uma das melhores práticas reconhecidas internacionalmente em Governança de TI, a Information Technology Infrasctructure Library (ITIL) e a avaliação do processo de Gerenciamento de Incidentes atualmente implantado em uma Instituição Pública Bancária quanto à aderência. O trabalho utilizou o método estudo de caso único, onde foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais. Obteve-se como resultado a análise da aderência nas recomendações de melhores práticas pelo framework ITIL. Os resultados obtidos com o estudo mostraram que o processo de Gerenciamento de Incidentes possuía lacunas que podem ser reformuladas pelas recomendações do ITIL e que serão necessárias readequações; assegurando assim que a infraestrutura e os serviços de TI atendam aos requisitos do negócio da Instituição.
id CEUB_9809036d9aa672ae34bc43d1cab4b309
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/12215
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Sousa, Marcio Romeu Araujo de2018-06-02T14:42:32Z2018-06-02T14:42:32Z20162016SOUSA, Marcio Romeu Araujo de. Analise do processo de gestão de incidentes alinhado às recomendações de melhores práticas do ITIL - estudo de caso de uma instituição pública bancária. 2016. 63 f. Monografia (Especialização governança em tecnologia da informação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12215Lyra, Maurício RochaEste trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a aderência do processo Gerenciamento de Incidentes de uma Instituição Pública Bancária alinhado às recomendações do ITIL. Teve como escopo o estudo de uma das melhores práticas reconhecidas internacionalmente em Governança de TI, a Information Technology Infrasctructure Library (ITIL) e a avaliação do processo de Gerenciamento de Incidentes atualmente implantado em uma Instituição Pública Bancária quanto à aderência. O trabalho utilizou o método estudo de caso único, onde foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais. Obteve-se como resultado a análise da aderência nas recomendações de melhores práticas pelo framework ITIL. Os resultados obtidos com o estudo mostraram que o processo de Gerenciamento de Incidentes possuía lacunas que podem ser reformuladas pelas recomendações do ITIL e que serão necessárias readequações; assegurando assim que a infraestrutura e os serviços de TI atendam aos requisitos do negócio da Instituição.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-06-02T14:42:32Z No. of bitstreams: 1 51600578.pdf: 1084145 bytes, checksum: 5ccfbf4e0db816220e473656d5608fe1 (MD5)Made available in DSpace on 2018-06-02T14:42:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51600578.pdf: 1084145 bytes, checksum: 5ccfbf4e0db816220e473656d5608fe1 (MD5) Previous issue date: 2016Governança de TIITILGerenciamento de incidentesAnalise do processo de gestão de incidentes alinhado às recomendações de melhores práticas do ITIL: estudo de caso de uma instituição pública bancáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL51600578.pdf51600578.pdfapplication/pdf1084145https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12215/1/51600578.pdf5ccfbf4e0db816220e473656d5608fe1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12215/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT51600578.pdf.txt51600578.pdf.txtExtracted texttext/plain102953https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12215/3/51600578.pdf.txtd849dc0908b62d68b901e9904a0d99abMD53235/122152019-04-26 17:52:30.295oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-26T17:52:30Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Analise do processo de gestão de incidentes alinhado às recomendações de melhores práticas do ITIL: estudo de caso de uma instituição pública bancária
title Analise do processo de gestão de incidentes alinhado às recomendações de melhores práticas do ITIL: estudo de caso de uma instituição pública bancária
spellingShingle Analise do processo de gestão de incidentes alinhado às recomendações de melhores práticas do ITIL: estudo de caso de uma instituição pública bancária
Sousa, Marcio Romeu Araujo de
Governança de TI
ITIL
Gerenciamento de incidentes
title_short Analise do processo de gestão de incidentes alinhado às recomendações de melhores práticas do ITIL: estudo de caso de uma instituição pública bancária
title_full Analise do processo de gestão de incidentes alinhado às recomendações de melhores práticas do ITIL: estudo de caso de uma instituição pública bancária
title_fullStr Analise do processo de gestão de incidentes alinhado às recomendações de melhores práticas do ITIL: estudo de caso de uma instituição pública bancária
title_full_unstemmed Analise do processo de gestão de incidentes alinhado às recomendações de melhores práticas do ITIL: estudo de caso de uma instituição pública bancária
title_sort Analise do processo de gestão de incidentes alinhado às recomendações de melhores práticas do ITIL: estudo de caso de uma instituição pública bancária
author Sousa, Marcio Romeu Araujo de
author_facet Sousa, Marcio Romeu Araujo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Marcio Romeu Araujo de
dc.subject.por.fl_str_mv Governança de TI
ITIL
Gerenciamento de incidentes
topic Governança de TI
ITIL
Gerenciamento de incidentes
description Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a aderência do processo Gerenciamento de Incidentes de uma Instituição Pública Bancária alinhado às recomendações do ITIL. Teve como escopo o estudo de uma das melhores práticas reconhecidas internacionalmente em Governança de TI, a Information Technology Infrasctructure Library (ITIL) e a avaliação do processo de Gerenciamento de Incidentes atualmente implantado em uma Instituição Pública Bancária quanto à aderência. O trabalho utilizou o método estudo de caso único, onde foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais. Obteve-se como resultado a análise da aderência nas recomendações de melhores práticas pelo framework ITIL. Os resultados obtidos com o estudo mostraram que o processo de Gerenciamento de Incidentes possuía lacunas que podem ser reformuladas pelas recomendações do ITIL e que serão necessárias readequações; assegurando assim que a infraestrutura e os serviços de TI atendam aos requisitos do negócio da Instituição.
publishDate 2016
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-02T14:42:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-02T14:42:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Marcio Romeu Araujo de. Analise do processo de gestão de incidentes alinhado às recomendações de melhores práticas do ITIL - estudo de caso de uma instituição pública bancária. 2016. 63 f. Monografia (Especialização governança em tecnologia da informação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12215
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv Lyra, Maurício Rocha
identifier_str_mv SOUSA, Marcio Romeu Araujo de. Analise do processo de gestão de incidentes alinhado às recomendações de melhores práticas do ITIL - estudo de caso de uma instituição pública bancária. 2016. 63 f. Monografia (Especialização governança em tecnologia da informação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
Lyra, Maurício Rocha
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12215/1/51600578.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12215/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12215/3/51600578.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ccfbf4e0db816220e473656d5608fe1
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
d849dc0908b62d68b901e9904a0d99ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903907376201728