Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Eliakim Bezerra de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35442
Resumo: Esta pesquisa buscou implantar parcialmente gerenciamento de incidentes ITIL, na equipe de Suporte-SINFO da UFRN, visando alcançar melhorias no atual processo de resolução de erros e contribuir com a cultura de gestão de serviços na organização. Foi adotada a Pesquisa-ação para alcançar este objetivo, foram identificados os serviços de TI, bem como os pontos de melhorias, através de apresentação formal, questionário e observação direta. A partir dos dados levantados, foram desenvolvidas atividades visando a melhorar o atual processo de atendimento a incidentes. Enquanto resultados, foram realizadas melhorias nas atividades de registro e classificação dos incidentes, como o cadastro dos atendimentos telefônicos, mudança dos títulos de tarefas e maior descrição nos logs de resolução e alterações no tipo das tarefas de "verificação" para o tipo correto. Assim, conclui-se que apesar de não ter sido possível implantar ITIL em sua totalidade, houveram benefícios para a equipe de Suporte-SINFO, passando a ter maior controle e registro das atividades realizadas.
id UFRN_2076d5dd8e5b85fc0c9134b8e897e9da
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35442
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Eliakim Bezerra deSousa Neto, Manoel Veras deGurgel, André MoraisMedeiros Júnior, Josué Vitor de2016-08-16T13:36:59Z2021-09-20T15:14:19Z2016-08-16T13:36:59Z2021-09-20T15:14:19Z20152011034127LIMA, Eliakim Bezerra de. Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35442Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoITILIncidentesRegistroConscientizaçãoAtendimentoImplantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEsta pesquisa buscou implantar parcialmente gerenciamento de incidentes ITIL, na equipe de Suporte-SINFO da UFRN, visando alcançar melhorias no atual processo de resolução de erros e contribuir com a cultura de gestão de serviços na organização. Foi adotada a Pesquisa-ação para alcançar este objetivo, foram identificados os serviços de TI, bem como os pontos de melhorias, através de apresentação formal, questionário e observação direta. A partir dos dados levantados, foram desenvolvidas atividades visando a melhorar o atual processo de atendimento a incidentes. Enquanto resultados, foram realizadas melhorias nas atividades de registro e classificação dos incidentes, como o cadastro dos atendimentos telefônicos, mudança dos títulos de tarefas e maior descrição nos logs de resolução e alterações no tipo das tarefas de "verificação" para o tipo correto. Assim, conclui-se que apesar de não ter sido possível implantar ITIL em sua totalidade, houveram benefícios para a equipe de Suporte-SINFO, passando a ter maior controle e registro das atividades realizadas.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEliakimBL_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain79938https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35442/1/EliakimBL_Monografia.pdf.txtea37bf9e3d37d83bcc63a6b007caa047MD51ImplantacaoDoGerenciamento_Lima_2015.txtExtracted texttext/plain79938https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35442/2/ImplantacaoDoGerenciamento_Lima_2015.txtea37bf9e3d37d83bcc63a6b007caa047MD52ORIGINALImplantacaoDoGerenciamento_Lima_2015Texto Completoapplication/octet-stream1057134https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35442/3/ImplantacaoDoGerenciamento_Lima_2015d4ecab4128c3e5ebb1d5635e2abcbee4MD53LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35442/4/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD54123456789/354422021-09-20 12:14:20.012oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:14:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN
title Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN
spellingShingle Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN
Lima, Eliakim Bezerra de
ITIL
Incidentes
Registro
Conscientização
Atendimento
title_short Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN
title_full Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN
title_fullStr Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN
title_full_unstemmed Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN
title_sort Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN
author Lima, Eliakim Bezerra de
author_facet Lima, Eliakim Bezerra de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Sousa Neto, Manoel Veras de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Gurgel, André Morais
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Eliakim Bezerra de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros Júnior, Josué Vitor de
contributor_str_mv Medeiros Júnior, Josué Vitor de
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv ITIL
Incidentes
Registro
Conscientização
Atendimento
topic ITIL
Incidentes
Registro
Conscientização
Atendimento
description Esta pesquisa buscou implantar parcialmente gerenciamento de incidentes ITIL, na equipe de Suporte-SINFO da UFRN, visando alcançar melhorias no atual processo de resolução de erros e contribuir com a cultura de gestão de serviços na organização. Foi adotada a Pesquisa-ação para alcançar este objetivo, foram identificados os serviços de TI, bem como os pontos de melhorias, através de apresentação formal, questionário e observação direta. A partir dos dados levantados, foram desenvolvidas atividades visando a melhorar o atual processo de atendimento a incidentes. Enquanto resultados, foram realizadas melhorias nas atividades de registro e classificação dos incidentes, como o cadastro dos atendimentos telefônicos, mudança dos títulos de tarefas e maior descrição nos logs de resolução e alterações no tipo das tarefas de "verificação" para o tipo correto. Assim, conclui-se que apesar de não ter sido possível implantar ITIL em sua totalidade, houveram benefícios para a equipe de Suporte-SINFO, passando a ter maior controle e registro das atividades realizadas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-16T13:36:59Z
2021-09-20T15:14:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-16T13:36:59Z
2021-09-20T15:14:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2011034127
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Eliakim Bezerra de. Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35442
identifier_str_mv 2011034127
LIMA, Eliakim Bezerra de. Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35442/1/EliakimBL_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35442/2/ImplantacaoDoGerenciamento_Lima_2015.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35442/3/ImplantacaoDoGerenciamento_Lima_2015
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35442/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ea37bf9e3d37d83bcc63a6b007caa047
ea37bf9e3d37d83bcc63a6b007caa047
d4ecab4128c3e5ebb1d5635e2abcbee4
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117660181266432