Observação de aves: ferramenta alternativa para integrar o ensino formal à educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Melina Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16873
Resumo: Em todo o mundo, as crianças estão se tornando menos propensas a ter contato direto com a natureza. Um fator-chave é a urbanização rápida e contínua, que pode resultar em uma redução acentuada nas oportunidades de vivenciar a natureza, já que uma alta proporção de áreas urbanas é composta de materiais artificiais e segregada de sistemas e processos naturais. Consequentemente, muitas crianças estão altamente desconectadas da natureza, e essa alienação contínua tem sido rotulada de “a extinção da experiência”. Este fenômeno não só demonstrou diminuir uma ampla gama de benefícios de saúde e bem-estar para as pessoas, mas também é responsável por um declínio na afinidade emocional em relação à natureza e as atitudes e comportamentos pró-ambientais. O conhecimento ambiental pode facilitar a formação de atitudes, embora a ligação entre conhecimento e atitudes nem sempre seja clara, ambos podem influenciar os comportamentos ambientais e contribuir para a construção da consciência de cada indivíduo, uma vez que há determinantes motivacionais de atitude, denominados 'afeto' (a resposta afetiva e / ou emocional) e 'utilidade' (percepções de valor instrumental), que são tipicamente representados como um continuum entre pólos positivos e negativos, em um eixo bidimensional. A educação ambiental é definida como um processo de aprendizado no qual os indivíduos são sensibilizados e ganham consciência de seu ambiente, adquirem conhecimentos, habilidades, valores e experiências, que subsequentemente os capacitarão a atuar - individual e coletivamente - para resolver problemas ambientais. A incorporação de oportunidades de educação ambiental nos currículos escolares é uma ferramenta que tem o potencial de ajudar na reversão do processo de extinção da experiência. O objetivo deste estudo é propor guia de educação ambiental para docentes do Ensino de Ciências em escolas urbanas, para que os mesmos possam desenvolver atividades de cunho ambiental com os discentes relacionados à identificação de espécies da avifauna. Espera-se que essas atividades possam contribuir para uma maior reflexão acerca das atitudes humanas em relação à vida silvestre local.
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Este fenômeno não só demonstrou diminuir uma ampla gama de benefícios de saúde e bem-estar para as pessoas, mas também é responsável por um declínio na afinidade emocional em relação à natureza e as atitudes e comportamentos pró-ambientais. O conhecimento ambiental pode facilitar a formação de atitudes, embora a ligação entre conhecimento e atitudes nem sempre seja clara, ambos podem influenciar os comportamentos ambientais e contribuir para a construção da consciência de cada indivíduo, uma vez que há determinantes motivacionais de atitude, denominados 'afeto' (a resposta afetiva e / ou emocional) e 'utilidade' (percepções de valor instrumental), que são tipicamente representados como um continuum entre pólos positivos e negativos, em um eixo bidimensional. A educação ambiental é definida como um processo de aprendizado no qual os indivíduos são sensibilizados e ganham consciência de seu ambiente, adquirem conhecimentos, habilidades, valores e experiências, que subsequentemente os capacitarão a atuar - individual e coletivamente - para resolver problemas ambientais. A incorporação de oportunidades de educação ambiental nos currículos escolares é uma ferramenta que tem o potencial de ajudar na reversão do processo de extinção da experiência. O objetivo deste estudo é propor guia de educação ambiental para docentes do Ensino de Ciências em escolas urbanas, para que os mesmos possam desenvolver atividades de cunho ambiental com os discentes relacionados à identificação de espécies da avifauna. 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