Marketing esportivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9196 |
Resumo: | Esta monografia trata do tema Marketing Esportivo dando ênfase ao patrocínio. A partir dos conceitos de marketing e de marketing esportivo, por meio de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, explica - se como surgiu esse novo ramo de negócios, que já se mostrou bastante eficiente no aspecto de alavancagem de vendas e que continua fazendo parte das estratégias de marketing de grandes organizações. É um investimento que a empresa faz no esporte para receber em troca ganhos de imagem, retorno de mídia, aumento do goodwill da empresa e aumento do share of mind da marca e, como conseqüência e objetivo, o incremento de vendas e geração de lucro. Também foi feita uma pesquisa de opinião que exemplificará a eficácia do marketing esportivo perante o público. E assim, essa monografia expõem para a comunidade empresarial que o marketing esportivo é um ramo altamente potente no que diz respeito a oportunidades de se obter vantagens. E a incentiva a investir no esporte mostrando como se obter todos esses ganhos que o marketing esportivo pode oferecer. Uma vez que o patrocínio abre um leque de oportunidades a serem exploradas pelas empresas a fim de maximizar seu aproveitamento. |
id |
CEUB_a0ef39e7ea0f5838bfe4a31925ed7076 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/9196 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Costa, Maria Luiza Mello da CunhaNascimento, José Antônio Rodrigues do2016-11-14T18:13:16Z2016-11-14T18:13:16Z2010-062016-09COSTA, Maria Luiza Mello da Cunha. Marketing esportivo. 2010. 45 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9196Esta monografia trata do tema Marketing Esportivo dando ênfase ao patrocínio. A partir dos conceitos de marketing e de marketing esportivo, por meio de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, explica - se como surgiu esse novo ramo de negócios, que já se mostrou bastante eficiente no aspecto de alavancagem de vendas e que continua fazendo parte das estratégias de marketing de grandes organizações. É um investimento que a empresa faz no esporte para receber em troca ganhos de imagem, retorno de mídia, aumento do goodwill da empresa e aumento do share of mind da marca e, como conseqüência e objetivo, o incremento de vendas e geração de lucro. Também foi feita uma pesquisa de opinião que exemplificará a eficácia do marketing esportivo perante o público. E assim, essa monografia expõem para a comunidade empresarial que o marketing esportivo é um ramo altamente potente no que diz respeito a oportunidades de se obter vantagens. E a incentiva a investir no esporte mostrando como se obter todos esses ganhos que o marketing esportivo pode oferecer. Uma vez que o patrocínio abre um leque de oportunidades a serem exploradas pelas empresas a fim de maximizar seu aproveitamento.Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-10-31T18:48:04Z No. of bitstreams: 1 20801598.pdf: 374562 bytes, checksum: 2e598f03155402e30c204ad8bad29b32 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2016-11-14T18:13:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20801598.pdf: 374562 bytes, checksum: 2e598f03155402e30c204ad8bad29b32 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-14T18:13:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20801598.pdf: 374562 bytes, checksum: 2e598f03155402e30c204ad8bad29b32 (MD5) Previous issue date: 2016-09Marketing esportivoPatrocínioEmoçãoMarcaVantagem competitivaMarketing esportivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20801598.pdf20801598.pdfapplication/pdf374562https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9196/1/20801598.pdf2e598f03155402e30c204ad8bad29b32MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9196/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20801598.pdf.txt20801598.pdf.txtExtracted texttext/plain68352https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9196/3/20801598.pdf.txt68d311cc6f08425064362aab3de4958aMD53235/91962019-05-27 12:15:19.996oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-27T12:15:19Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing esportivo |
title |
Marketing esportivo |
spellingShingle |
Marketing esportivo Costa, Maria Luiza Mello da Cunha Marketing esportivo Patrocínio Emoção Marca Vantagem competitiva |
title_short |
Marketing esportivo |
title_full |
Marketing esportivo |
title_fullStr |
Marketing esportivo |
title_full_unstemmed |
Marketing esportivo |
title_sort |
Marketing esportivo |
author |
Costa, Maria Luiza Mello da Cunha |
author_facet |
Costa, Maria Luiza Mello da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria Luiza Mello da Cunha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nascimento, José Antônio Rodrigues do |
contributor_str_mv |
Nascimento, José Antônio Rodrigues do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing esportivo Patrocínio Emoção Marca Vantagem competitiva |
topic |
Marketing esportivo Patrocínio Emoção Marca Vantagem competitiva |
description |
Esta monografia trata do tema Marketing Esportivo dando ênfase ao patrocínio. A partir dos conceitos de marketing e de marketing esportivo, por meio de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, explica - se como surgiu esse novo ramo de negócios, que já se mostrou bastante eficiente no aspecto de alavancagem de vendas e que continua fazendo parte das estratégias de marketing de grandes organizações. É um investimento que a empresa faz no esporte para receber em troca ganhos de imagem, retorno de mídia, aumento do goodwill da empresa e aumento do share of mind da marca e, como conseqüência e objetivo, o incremento de vendas e geração de lucro. Também foi feita uma pesquisa de opinião que exemplificará a eficácia do marketing esportivo perante o público. E assim, essa monografia expõem para a comunidade empresarial que o marketing esportivo é um ramo altamente potente no que diz respeito a oportunidades de se obter vantagens. E a incentiva a investir no esporte mostrando como se obter todos esses ganhos que o marketing esportivo pode oferecer. Uma vez que o patrocínio abre um leque de oportunidades a serem exploradas pelas empresas a fim de maximizar seu aproveitamento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2016-09 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-14T18:13:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-11-14T18:13:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Maria Luiza Mello da Cunha. Marketing esportivo. 2010. 45 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9196 |
identifier_str_mv |
COSTA, Maria Luiza Mello da Cunha. Marketing esportivo. 2010. 45 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9196/1/20801598.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9196/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9196/3/20801598.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e598f03155402e30c204ad8bad29b32 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 68d311cc6f08425064362aab3de4958a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801209488249716736 |