A percepção do médico sobre o marketing de relacionamento em seu comportamento prescritivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/111016 |
Resumo: | O trabalho desenvolvido pelo Propagandista Vendedor (PV) tem o objetivo de levar informações relevantes que possam agregar e influenciar o comportamento prescritivo do médico, em um mercado de produtos que possui uma marca comercial e necessita de prescrição. Assim, diante da utilização da ferramenta de Marketing de Relacionamento (MR) que vem sendo utilizada pela indústria farmacêutica há décadas, pretende-se responder ao seguinte questionamento: de que forma a classe médica absorve a ferramenta de marketing utilizada pela indústria farmacêutica, na figura do PV, como estratégia de implementação da propaganda, e como esse trabalho tem influenciando o seu comportamento prescritivo? Com o estabelecimento da questão norteadora do presente estudo, estipulou-se como objetivo geral analisar a percepção da classe médica do Piauí e Maranhão em relação ao trabalho desenvolvido pelo PV como agente influenciador da prescrição, a partir da Resolução da Diretoria Colegiada 24/2010, de 15 de junho de 2010, que rege as regras do marketing utilizado pela indústria farmacêutica. Para atingir o objetivo geral proposto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: 1. Identificar as variáveis de maior relevância em cada especialidade, que influenciam na prescrição médica; 2. Identificar as similaridades entre as variáveis que estão relacionadas ao comportamento prescritivo para cada especialidade médica, diante do conjunto de variáveis estabelecidas; 3. Conhecer os aspectos subjacentes associados às variáveis pesquisadas. A pesquisa apresentou uma prevalência de homens, bem como percepções distintas de cada especialidade em relação ao trabalho desenvolvido pelo PV. O estudo ainda pode mostrar algumas similaridades entre os especialistas participantes da pesquisa. Conclui-se que há uma percepção entre esses profissionais em relação ao trabalho desenvolvido pelo PV, assim como uma delimitação devido ao número de profissionais que participaram da pesquisa. Palavras-chave: Marketing de relacionamento. Prescrição. Receituário. Indústria farmacêutica. |
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A percepção do médico sobre o marketing de relacionamento em seu comportamento prescritivoMarketing de relacionamentoIndústria farmacêuticaPrescrição de medicamentosO trabalho desenvolvido pelo Propagandista Vendedor (PV) tem o objetivo de levar informações relevantes que possam agregar e influenciar o comportamento prescritivo do médico, em um mercado de produtos que possui uma marca comercial e necessita de prescrição. Assim, diante da utilização da ferramenta de Marketing de Relacionamento (MR) que vem sendo utilizada pela indústria farmacêutica há décadas, pretende-se responder ao seguinte questionamento: de que forma a classe médica absorve a ferramenta de marketing utilizada pela indústria farmacêutica, na figura do PV, como estratégia de implementação da propaganda, e como esse trabalho tem influenciando o seu comportamento prescritivo? Com o estabelecimento da questão norteadora do presente estudo, estipulou-se como objetivo geral analisar a percepção da classe médica do Piauí e Maranhão em relação ao trabalho desenvolvido pelo PV como agente influenciador da prescrição, a partir da Resolução da Diretoria Colegiada 24/2010, de 15 de junho de 2010, que rege as regras do marketing utilizado pela indústria farmacêutica. Para atingir o objetivo geral proposto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: 1. Identificar as variáveis de maior relevância em cada especialidade, que influenciam na prescrição médica; 2. Identificar as similaridades entre as variáveis que estão relacionadas ao comportamento prescritivo para cada especialidade médica, diante do conjunto de variáveis estabelecidas; 3. Conhecer os aspectos subjacentes associados às variáveis pesquisadas. A pesquisa apresentou uma prevalência de homens, bem como percepções distintas de cada especialidade em relação ao trabalho desenvolvido pelo PV. O estudo ainda pode mostrar algumas similaridades entre os especialistas participantes da pesquisa. Conclui-se que há uma percepção entre esses profissionais em relação ao trabalho desenvolvido pelo PV, assim como uma delimitação devido ao número de profissionais que participaram da pesquisa. Palavras-chave: Marketing de relacionamento. Prescrição. Receituário. Indústria farmacêutica.The work developed by the Propagandist Seller (PS) aims to bring relevant information that can aggregate and influence the prescriptive behavior of the physician, in a product market that has a trademark and needs prescription. Thus, in view of the use of the Relationship Marketing (MR) tool that has been used by the pharmaceutical industry for decades, it is intended to answer the following question: how does the medical class absorb the marketing tool used by the pharmaceutical industry, on PS, as a propaganda implementation strategy, and how does this work influence their prescriptive behavior? With the establishment of the guiding question of the present study, it was stipulated as general objective to analyze the perception of the medical class of Piauí and Maranhão in relation to the work developed by the PS as an influencing agent of the prescription, from the Resolution of the Collegiate Board 24/2010, of June 15, 2010, which governs the rules of marketing used by the pharmaceutical industry. To achieve the proposed general objective, the following specific objectives were established: 1. Identify the most relevant variables in each specialty, which influence the medical prescription; 2. Identify the similarities between the variables that are related to the prescriptive behavior for each medical specialty, considering the set of established variables; 3. Know the underlying aspects associated with the variables surveyed. The research presented a prevalence of men, as well as distinct perceptions of each specialty in relation to the work developed by the PS. The study may still show some similarities among the experts participating in the research. It is concluded that there is a perception among these professionals regarding the work developed by the PS, as well as a delimitation due to the number of professionals who participated in the research. Keywords: Relationship marketing. Prescription. Receipt. Pharmaceutical industry.Moura, Heber José deMoura, Heber José deOliveira, Oderlene Vieira deRabêlo Neto, AlexandreUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasSantos Júnior, Esequias Ferreira2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/111016https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/17606Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 101906porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::111016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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