Síndrome de Burnout em professor na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Márcia Marins
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2588
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral, realizar um trabalho de pesquisa teórica de Síndrome de Burnout na função da docência, visando identificar aspectos relevantes do adoecer físico e psíquico na profissão de professor de sala de aula. E os específicos: a) fazer um levantamento da história do conceito e as definições de Síndrome de Burnout; b) identificar os sintomas de Burnout de caráter psíquico e físico que trazem a perda de motivação do professor de sala de aula; c) identificar as características da Síndrome de Burnout que mais tem sido apresentada pelo professor de sala de aula, por meio de entrevista elaborada pela autora. As entrevistas ocorreram com duas professoras de escolas distintas na cidade satélite de Taguatinga-Brasília, da Fundação Educacional do Distrito Federal. A pesquisa foi de forma qualitativa, onde, não se orienta para a produção dos resultados finais que podem ser considerados como referencias universais, únicas e invariáveis de um determinado grupo estudado, mas para a produção de um momento teórico, que se interage ao processo de construção do conhecimento. Na identificação das características e dos sintomas vividos no fenômeno da Síndrome de Burnout no professor de sala de aula, constata-se na professora identificada por G., que existem algumas características onde demonstram exaustão emocional. Cabe destacar que, os dados colhidos na entrevista com a professora não são suficientes para diagnosticar uma Síndrome deste porte. Partindo dessas considerações, este trabalho buscou prestar sua contribuição apresentando a descrição do contexto da Síndrome de Burnout, na profissão de professor de sala de aula.
id CEUB_b71d1951bbedf1b0440589d69b7f33c2
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2588
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Batista, Márcia MarinsSchneider, Ciomara2012-10-232012-10-30T18:08:04Z2013-05-09T20:56:56Z2012-10-232012-10-30T18:08:04Z2013-05-09T20:56:56Z2008-062008-06https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2588O presente estudo teve como objetivo geral, realizar um trabalho de pesquisa teórica de Síndrome de Burnout na função da docência, visando identificar aspectos relevantes do adoecer físico e psíquico na profissão de professor de sala de aula. E os específicos: a) fazer um levantamento da história do conceito e as definições de Síndrome de Burnout; b) identificar os sintomas de Burnout de caráter psíquico e físico que trazem a perda de motivação do professor de sala de aula; c) identificar as características da Síndrome de Burnout que mais tem sido apresentada pelo professor de sala de aula, por meio de entrevista elaborada pela autora. As entrevistas ocorreram com duas professoras de escolas distintas na cidade satélite de Taguatinga-Brasília, da Fundação Educacional do Distrito Federal. A pesquisa foi de forma qualitativa, onde, não se orienta para a produção dos resultados finais que podem ser considerados como referencias universais, únicas e invariáveis de um determinado grupo estudado, mas para a produção de um momento teórico, que se interage ao processo de construção do conhecimento. Na identificação das características e dos sintomas vividos no fenômeno da Síndrome de Burnout no professor de sala de aula, constata-se na professora identificada por G., que existem algumas características onde demonstram exaustão emocional. Cabe destacar que, os dados colhidos na entrevista com a professora não são suficientes para diagnosticar uma Síndrome deste porte. Partindo dessas considerações, este trabalho buscou prestar sua contribuição apresentando a descrição do contexto da Síndrome de Burnout, na profissão de professor de sala de aula.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:56:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20312290.pdf.txt: 114951 bytes, checksum: d0a57ecd08dd701f066f09ea18e8394c (MD5) 20312290.pdf: 471102 bytes, checksum: 4f046e41ef1e6614e48abe921a594296 (MD5) Previous issue date: 2008-01Síndrome de BurnoutDocênciaRelação professor-alunoSíndrome de Burnout em professor na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20312290.pdf.txtExtracted texttext/plain114951https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2588/1/20312290.pdf.txtd0a57ecd08dd701f066f09ea18e8394cMD51ORIGINAL20312290.pdfapplication/pdf471102https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2588/2/20312290.pdf4f046e41ef1e6614e48abe921a594296MD52123456789/25882019-05-20 14:31:18.854oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2588Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-20T14:31:18Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Síndrome de Burnout em professor na sala de aula
title Síndrome de Burnout em professor na sala de aula
spellingShingle Síndrome de Burnout em professor na sala de aula
Batista, Márcia Marins
Síndrome de Burnout
Docência
Relação professor-aluno
title_short Síndrome de Burnout em professor na sala de aula
title_full Síndrome de Burnout em professor na sala de aula
title_fullStr Síndrome de Burnout em professor na sala de aula
title_full_unstemmed Síndrome de Burnout em professor na sala de aula
title_sort Síndrome de Burnout em professor na sala de aula
author Batista, Márcia Marins
author_facet Batista, Márcia Marins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Márcia Marins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schneider, Ciomara
contributor_str_mv Schneider, Ciomara
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Burnout
Docência
Relação professor-aluno
topic Síndrome de Burnout
Docência
Relação professor-aluno
description O presente estudo teve como objetivo geral, realizar um trabalho de pesquisa teórica de Síndrome de Burnout na função da docência, visando identificar aspectos relevantes do adoecer físico e psíquico na profissão de professor de sala de aula. E os específicos: a) fazer um levantamento da história do conceito e as definições de Síndrome de Burnout; b) identificar os sintomas de Burnout de caráter psíquico e físico que trazem a perda de motivação do professor de sala de aula; c) identificar as características da Síndrome de Burnout que mais tem sido apresentada pelo professor de sala de aula, por meio de entrevista elaborada pela autora. As entrevistas ocorreram com duas professoras de escolas distintas na cidade satélite de Taguatinga-Brasília, da Fundação Educacional do Distrito Federal. A pesquisa foi de forma qualitativa, onde, não se orienta para a produção dos resultados finais que podem ser considerados como referencias universais, únicas e invariáveis de um determinado grupo estudado, mas para a produção de um momento teórico, que se interage ao processo de construção do conhecimento. Na identificação das características e dos sintomas vividos no fenômeno da Síndrome de Burnout no professor de sala de aula, constata-se na professora identificada por G., que existem algumas características onde demonstram exaustão emocional. Cabe destacar que, os dados colhidos na entrevista com a professora não são suficientes para diagnosticar uma Síndrome deste porte. Partindo dessas considerações, este trabalho buscou prestar sua contribuição apresentando a descrição do contexto da Síndrome de Burnout, na profissão de professor de sala de aula.
publishDate 2008
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2008-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:04Z
2013-05-09T20:56:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:04Z
2013-05-09T20:56:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2588
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2588/1/20312290.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2588/2/20312290.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d0a57ecd08dd701f066f09ea18e8394c
4f046e41ef1e6614e48abe921a594296
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797133943340793856