Síndrome de Burnout em professor na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2588 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo geral, realizar um trabalho de pesquisa teórica de Síndrome de Burnout na função da docência, visando identificar aspectos relevantes do adoecer físico e psíquico na profissão de professor de sala de aula. E os específicos: a) fazer um levantamento da história do conceito e as definições de Síndrome de Burnout; b) identificar os sintomas de Burnout de caráter psíquico e físico que trazem a perda de motivação do professor de sala de aula; c) identificar as características da Síndrome de Burnout que mais tem sido apresentada pelo professor de sala de aula, por meio de entrevista elaborada pela autora. As entrevistas ocorreram com duas professoras de escolas distintas na cidade satélite de Taguatinga-Brasília, da Fundação Educacional do Distrito Federal. A pesquisa foi de forma qualitativa, onde, não se orienta para a produção dos resultados finais que podem ser considerados como referencias universais, únicas e invariáveis de um determinado grupo estudado, mas para a produção de um momento teórico, que se interage ao processo de construção do conhecimento. Na identificação das características e dos sintomas vividos no fenômeno da Síndrome de Burnout no professor de sala de aula, constata-se na professora identificada por G., que existem algumas características onde demonstram exaustão emocional. Cabe destacar que, os dados colhidos na entrevista com a professora não são suficientes para diagnosticar uma Síndrome deste porte. Partindo dessas considerações, este trabalho buscou prestar sua contribuição apresentando a descrição do contexto da Síndrome de Burnout, na profissão de professor de sala de aula. |
id |
CEUB_b71d1951bbedf1b0440589d69b7f33c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2588 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Batista, Márcia MarinsSchneider, Ciomara2012-10-232012-10-30T18:08:04Z2013-05-09T20:56:56Z2012-10-232012-10-30T18:08:04Z2013-05-09T20:56:56Z2008-062008-06https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2588O presente estudo teve como objetivo geral, realizar um trabalho de pesquisa teórica de Síndrome de Burnout na função da docência, visando identificar aspectos relevantes do adoecer físico e psíquico na profissão de professor de sala de aula. E os específicos: a) fazer um levantamento da história do conceito e as definições de Síndrome de Burnout; b) identificar os sintomas de Burnout de caráter psíquico e físico que trazem a perda de motivação do professor de sala de aula; c) identificar as características da Síndrome de Burnout que mais tem sido apresentada pelo professor de sala de aula, por meio de entrevista elaborada pela autora. As entrevistas ocorreram com duas professoras de escolas distintas na cidade satélite de Taguatinga-Brasília, da Fundação Educacional do Distrito Federal. A pesquisa foi de forma qualitativa, onde, não se orienta para a produção dos resultados finais que podem ser considerados como referencias universais, únicas e invariáveis de um determinado grupo estudado, mas para a produção de um momento teórico, que se interage ao processo de construção do conhecimento. Na identificação das características e dos sintomas vividos no fenômeno da Síndrome de Burnout no professor de sala de aula, constata-se na professora identificada por G., que existem algumas características onde demonstram exaustão emocional. Cabe destacar que, os dados colhidos na entrevista com a professora não são suficientes para diagnosticar uma Síndrome deste porte. Partindo dessas considerações, este trabalho buscou prestar sua contribuição apresentando a descrição do contexto da Síndrome de Burnout, na profissão de professor de sala de aula.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:56:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20312290.pdf.txt: 114951 bytes, checksum: d0a57ecd08dd701f066f09ea18e8394c (MD5) 20312290.pdf: 471102 bytes, checksum: 4f046e41ef1e6614e48abe921a594296 (MD5) Previous issue date: 2008-01Síndrome de BurnoutDocênciaRelação professor-alunoSíndrome de Burnout em professor na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20312290.pdf.txtExtracted texttext/plain114951https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2588/1/20312290.pdf.txtd0a57ecd08dd701f066f09ea18e8394cMD51ORIGINAL20312290.pdfapplication/pdf471102https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2588/2/20312290.pdf4f046e41ef1e6614e48abe921a594296MD52123456789/25882019-05-20 14:31:18.854oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2588Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-20T14:31:18Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Síndrome de Burnout em professor na sala de aula |
title |
Síndrome de Burnout em professor na sala de aula |
spellingShingle |
Síndrome de Burnout em professor na sala de aula Batista, Márcia Marins Síndrome de Burnout Docência Relação professor-aluno |
title_short |
Síndrome de Burnout em professor na sala de aula |
title_full |
Síndrome de Burnout em professor na sala de aula |
title_fullStr |
Síndrome de Burnout em professor na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Síndrome de Burnout em professor na sala de aula |
title_sort |
Síndrome de Burnout em professor na sala de aula |
author |
Batista, Márcia Marins |
author_facet |
Batista, Márcia Marins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Márcia Marins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schneider, Ciomara |
contributor_str_mv |
Schneider, Ciomara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de Burnout Docência Relação professor-aluno |
topic |
Síndrome de Burnout Docência Relação professor-aluno |
description |
O presente estudo teve como objetivo geral, realizar um trabalho de pesquisa teórica de Síndrome de Burnout na função da docência, visando identificar aspectos relevantes do adoecer físico e psíquico na profissão de professor de sala de aula. E os específicos: a) fazer um levantamento da história do conceito e as definições de Síndrome de Burnout; b) identificar os sintomas de Burnout de caráter psíquico e físico que trazem a perda de motivação do professor de sala de aula; c) identificar as características da Síndrome de Burnout que mais tem sido apresentada pelo professor de sala de aula, por meio de entrevista elaborada pela autora. As entrevistas ocorreram com duas professoras de escolas distintas na cidade satélite de Taguatinga-Brasília, da Fundação Educacional do Distrito Federal. A pesquisa foi de forma qualitativa, onde, não se orienta para a produção dos resultados finais que podem ser considerados como referencias universais, únicas e invariáveis de um determinado grupo estudado, mas para a produção de um momento teórico, que se interage ao processo de construção do conhecimento. Na identificação das características e dos sintomas vividos no fenômeno da Síndrome de Burnout no professor de sala de aula, constata-se na professora identificada por G., que existem algumas características onde demonstram exaustão emocional. Cabe destacar que, os dados colhidos na entrevista com a professora não são suficientes para diagnosticar uma Síndrome deste porte. Partindo dessas considerações, este trabalho buscou prestar sua contribuição apresentando a descrição do contexto da Síndrome de Burnout, na profissão de professor de sala de aula. |
publishDate |
2008 |
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv |
2008-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:04Z 2013-05-09T20:56:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:04Z 2013-05-09T20:56:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2588 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2588/1/20312290.pdf.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2588/2/20312290.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d0a57ecd08dd701f066f09ea18e8394c 4f046e41ef1e6614e48abe921a594296 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797133943340793856 |