Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999 |
Resumo: | O estudo objetivou levantar e sumariar os principais resultados de pesquisas realizadas no tocante aos fatores associados à síndrome de burnout em professores no Brasil. A busca ocorreu nas bases de dados BVS, Scielo, Pepsic e PubMed e foram selecionados 16 artigos para compor a amostra final. Os resultados identificaram associação com variáveis individuais sociodemográficas e de personalidade, contextuais relacionadas ao cargo/trabalho e consequências do burnout. Os resultados indicam que a produção do conhecimento ainda é incipiente e instável em termos de quantidade e é um tema investigado predominantemente pela Psicologia. O delineamento é, na sua totalidade, transversal e, em grande parte, utiliza o MBI como instrumento, amostras não probabilísticas e professores que lecionam em mais de um nível de ensino. Este estudo aponta para a necessidade de ampliação de uma agenda de pesquisas de burnout em professores, considerando as lacunas identificadas. |
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Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisaSíndrome de BurnoutProfessoresRevisão sistemática.Síndrome de Burnout em professoresO estudo objetivou levantar e sumariar os principais resultados de pesquisas realizadas no tocante aos fatores associados à síndrome de burnout em professores no Brasil. A busca ocorreu nas bases de dados BVS, Scielo, Pepsic e PubMed e foram selecionados 16 artigos para compor a amostra final. Os resultados identificaram associação com variáveis individuais sociodemográficas e de personalidade, contextuais relacionadas ao cargo/trabalho e consequências do burnout. Os resultados indicam que a produção do conhecimento ainda é incipiente e instável em termos de quantidade e é um tema investigado predominantemente pela Psicologia. O delineamento é, na sua totalidade, transversal e, em grande parte, utiliza o MBI como instrumento, amostras não probabilísticas e professores que lecionam em mais de um nível de ensino. Este estudo aponta para a necessidade de ampliação de uma agenda de pesquisas de burnout em professores, considerando as lacunas identificadas.Editora PUC Minas2018-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Revisão Sistemáticaapplication/pdfapplication/zipapplication/zipapplication/zipapplication/ziphttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/1099910.5752/P.1678-9563.2017v23n2p745-770Psicologia em Revista; v. 23 n. 2 (2017): Psicologia em Revista; 745-7701678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999/13471http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999/15631http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999/15632http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999/15633http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999/15634Copyright (c) 2018 Larissa Dalcin, Mary Sandra Carlottohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDalcin, LarissaCarlotto, Mary Sandra2019-09-16T03:15:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10999Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:15:29Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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