Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalcin, Larissa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carlotto, Mary Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999
Resumo: O estudo objetivou levantar e sumariar os principais resultados de pesquisas realizadas no tocante aos fatores associados à síndrome de burnout em professores no Brasil. A busca ocorreu nas bases de dados BVS, Scielo, Pepsic e PubMed e foram selecionados 16 artigos para compor a amostra final. Os resultados identificaram associação com variáveis individuais sociodemográficas e de personalidade, contextuais relacionadas ao cargo/trabalho e consequências do burnout. Os resultados indicam que a produção do conhecimento ainda é incipiente e instável em termos de quantidade e é um tema investigado predominantemente pela Psicologia. O delineamento é, na sua totalidade, transversal e, em grande parte, utiliza o MBI como instrumento, amostras não probabilísticas e professores que lecionam em mais de um nível de ensino. Este estudo aponta para a necessidade de ampliação de uma agenda de pesquisas de burnout em professores, considerando as lacunas identificadas.
id PUC_MG-3_c799ee67617cc6dcf5a36966941c562a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10999
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisaSíndrome de BurnoutProfessoresRevisão sistemática.Síndrome de Burnout em professoresO estudo objetivou levantar e sumariar os principais resultados de pesquisas realizadas no tocante aos fatores associados à síndrome de burnout em professores no Brasil. A busca ocorreu nas bases de dados BVS, Scielo, Pepsic e PubMed e foram selecionados 16 artigos para compor a amostra final. Os resultados identificaram associação com variáveis individuais sociodemográficas e de personalidade, contextuais relacionadas ao cargo/trabalho e consequências do burnout. Os resultados indicam que a produção do conhecimento ainda é incipiente e instável em termos de quantidade e é um tema investigado predominantemente pela Psicologia. O delineamento é, na sua totalidade, transversal e, em grande parte, utiliza o MBI como instrumento, amostras não probabilísticas e professores que lecionam em mais de um nível de ensino. Este estudo aponta para a necessidade de ampliação de uma agenda de pesquisas de burnout em professores, considerando as lacunas identificadas.Editora PUC Minas2018-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Revisão Sistemáticaapplication/pdfapplication/zipapplication/zipapplication/zipapplication/ziphttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/1099910.5752/P.1678-9563.2017v23n2p745-770Psicologia em Revista; v. 23 n. 2 (2017): Psicologia em Revista; 745-7701678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999/13471http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999/15631http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999/15632http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999/15633http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999/15634Copyright (c) 2018 Larissa Dalcin, Mary Sandra Carlottohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDalcin, LarissaCarlotto, Mary Sandra2019-09-16T03:15:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10999Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:15:29Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa
title Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa
spellingShingle Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa
Dalcin, Larissa
Síndrome de Burnout
Professores
Revisão sistemática.
Síndrome de Burnout em professores
title_short Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa
title_full Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa
title_fullStr Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa
title_full_unstemmed Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa
title_sort Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa
author Dalcin, Larissa
author_facet Dalcin, Larissa
Carlotto, Mary Sandra
author_role author
author2 Carlotto, Mary Sandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalcin, Larissa
Carlotto, Mary Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Burnout
Professores
Revisão sistemática.
Síndrome de Burnout em professores
topic Síndrome de Burnout
Professores
Revisão sistemática.
Síndrome de Burnout em professores
description O estudo objetivou levantar e sumariar os principais resultados de pesquisas realizadas no tocante aos fatores associados à síndrome de burnout em professores no Brasil. A busca ocorreu nas bases de dados BVS, Scielo, Pepsic e PubMed e foram selecionados 16 artigos para compor a amostra final. Os resultados identificaram associação com variáveis individuais sociodemográficas e de personalidade, contextuais relacionadas ao cargo/trabalho e consequências do burnout. Os resultados indicam que a produção do conhecimento ainda é incipiente e instável em termos de quantidade e é um tema investigado predominantemente pela Psicologia. O delineamento é, na sua totalidade, transversal e, em grande parte, utiliza o MBI como instrumento, amostras não probabilísticas e professores que lecionam em mais de um nível de ensino. Este estudo aponta para a necessidade de ampliação de uma agenda de pesquisas de burnout em professores, considerando as lacunas identificadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Revisão Sistemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999
10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p745-770
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p745-770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999/13471
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999/15631
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999/15632
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999/15633
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999/15634
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Larissa Dalcin, Mary Sandra Carlotto
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Larissa Dalcin, Mary Sandra Carlotto
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
application/zip
application/zip
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 23 n. 2 (2017): Psicologia em Revista; 745-770
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688273173217280