Comparação de componentes de aptidão física entre alunos participantes ou não dos Jogos Escolares Brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vitor Vicente da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4556
Resumo: Introdução: A aptidão física e um poderoso aliado na prevenção de doenças e a saúde, porém existem poucos artigos a respeito desse tema, ainda mais quando se trata de crianças e adolescentes.Um programa de intervenção realizado de uma forma eficiente na Educação Física escolar pode melhorar o desempenho dos alunos, visto que uma minoria dos jovens é engajada em atividades físicas extra-escolares.Objetivo: Verificar se há diferenças significativas entre os alunos que apenas praticam a educação física escolar (não atletas) e alunos que competem nos jogos escolares brasileiro (atletas).Metodologia: Estudo transversal realizado em um grupo de estudantes do ensino médio de uma escola particular de Brasília. A faixa etária entre 15 e 17 anos. Amostra composta por 20 alunos que treinam e competem com o objetivo de participar do Jogos Escolares Brasileiro escolar (Grupo 1 - atletas) e 20 alunos que apenas praticam a educação física (Grupo 2 - não atletas).Todos os dados coletados foram analisados através do programa estatístico SPSS (EstatisticalPackage for Social Sciencies) 21.0. Para toda a análise estatística o nível de significância adotado foi igual ou inferior a p=0,05, respeitando-se o cálculo amostral de 95% de confiabilidade e 5% de erro máximo.Resultado: Os atletas apresentaram um melhor desempenho médio em todos os testes, porém apenas nos testes de velocidade e força de membro inferior tiveram essa superioridade comprovada com significância estatística (p<0,05).Conclusão: Neste estudo os atletas apresentaram um melhor nível médio de aptidão física nos testes aplicados, e um melhor índice de massa corpórea, comparado com outros alunos da mesma idade que não competem, ou seja, não são atletas.Sugere-se que as diferenças antropométricas e de aptidões físicas entre os alunos que apenas praticam a educação física escolar (não atletas) e os alunos que já participam de competições (atletas), a nível nacional e a nível estadual, devem ser estudada de maneira mais ampla, abrangendo diferentes grupos étnicos, culturais e socioeconômicos.
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Amostra composta por 20 alunos que treinam e competem com o objetivo de participar do Jogos Escolares Brasileiro escolar (Grupo 1 - atletas) e 20 alunos que apenas praticam a educação física (Grupo 2 - não atletas).Todos os dados coletados foram analisados através do programa estatístico SPSS (EstatisticalPackage for Social Sciencies) 21.0. 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