A percepção dos usuários de redes sociais a respeito do marketing digital: um estudo exploratório no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertevello, Camila Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7596
Resumo: Com a onda de tecnologia e da informação, a internet passou a ser o meio de comunicação com o consumidor, sem precisar dos canais de distribuição tradicionais. As organizações passaram a utilizar o computador como ferramenta de marketing, dando origem ao marketing digital e ao comércio eletrônico: mais facilidade e velocidade em transações comerciais, o que trouxe como resultado uma intensa competição. O desafio nos dias atuais é encontrar novos canais e meios de contato com os novos consumidores. Diante disso, a internet e as redes sociais ocupam um lugar de destaque, visto que as pessoas estão cada vez mais conectadas. Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar a forma como os consumidores online percebem o marketing empresarial aplicado às redes sociais. Para tanto, os objetivos específicos foram definir o perfil do consumidor utilizador de redes sociais, analisar a relação das marcas com os usuários que utilizam as redes sociais e verificar as razões de acompanhamento das marcas pelas redes sociais pelos consumidores online. Para alcançar os objetivos foi realizado um estudo bibliográfico constituído de livros e artigos científicos e, posteriormente, aplicado uma pesquisa de caráter descritivo.
id CEUB_b96d25ddbdd64927ecb12ac21575ee0a
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/7596
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Bertevello, Camila SilvaSilveira, Sergio Oliveira da2016-01-20T14:26:09Z2016-01-20T14:26:09Z20152016-01-20https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7596Com a onda de tecnologia e da informação, a internet passou a ser o meio de comunicação com o consumidor, sem precisar dos canais de distribuição tradicionais. As organizações passaram a utilizar o computador como ferramenta de marketing, dando origem ao marketing digital e ao comércio eletrônico: mais facilidade e velocidade em transações comerciais, o que trouxe como resultado uma intensa competição. O desafio nos dias atuais é encontrar novos canais e meios de contato com os novos consumidores. Diante disso, a internet e as redes sociais ocupam um lugar de destaque, visto que as pessoas estão cada vez mais conectadas. Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar a forma como os consumidores online percebem o marketing empresarial aplicado às redes sociais. Para tanto, os objetivos específicos foram definir o perfil do consumidor utilizador de redes sociais, analisar a relação das marcas com os usuários que utilizam as redes sociais e verificar as razões de acompanhamento das marcas pelas redes sociais pelos consumidores online. Para alcançar os objetivos foi realizado um estudo bibliográfico constituído de livros e artigos científicos e, posteriormente, aplicado uma pesquisa de caráter descritivo.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-20T14:26:09Z No. of bitstreams: 1 21200140.pdf: 799973 bytes, checksum: 12ba6db60ce6b86245580bfd1ccc7d62 (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-20T14:26:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21200140.pdf: 799973 bytes, checksum: 12ba6db60ce6b86245580bfd1ccc7d62 (MD5)InternetMarketing digitalComércio eletrônicoRede socialConsumidor onlineA percepção dos usuários de redes sociais a respeito do marketing digital: um estudo exploratório no Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7596/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINAL21200140.pdf21200140.pdfapplication/pdf799973https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7596/1/21200140.pdf12ba6db60ce6b86245580bfd1ccc7d62MD51TEXT21200140.pdf.txt21200140.pdf.txtExtracted texttext/plain68875https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7596/3/21200140.pdf.txt360b51ddf056f386ca757967a9777191MD53235/75962023-01-12 16:03:39.747oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612023-01-12T16:03:39Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção dos usuários de redes sociais a respeito do marketing digital: um estudo exploratório no Distrito Federal
title A percepção dos usuários de redes sociais a respeito do marketing digital: um estudo exploratório no Distrito Federal
spellingShingle A percepção dos usuários de redes sociais a respeito do marketing digital: um estudo exploratório no Distrito Federal
Bertevello, Camila Silva
Internet
Marketing digital
Comércio eletrônico
Rede social
Consumidor online
title_short A percepção dos usuários de redes sociais a respeito do marketing digital: um estudo exploratório no Distrito Federal
title_full A percepção dos usuários de redes sociais a respeito do marketing digital: um estudo exploratório no Distrito Federal
title_fullStr A percepção dos usuários de redes sociais a respeito do marketing digital: um estudo exploratório no Distrito Federal
title_full_unstemmed A percepção dos usuários de redes sociais a respeito do marketing digital: um estudo exploratório no Distrito Federal
title_sort A percepção dos usuários de redes sociais a respeito do marketing digital: um estudo exploratório no Distrito Federal
author Bertevello, Camila Silva
author_facet Bertevello, Camila Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertevello, Camila Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Sergio Oliveira da
contributor_str_mv Silveira, Sergio Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Marketing digital
Comércio eletrônico
Rede social
Consumidor online
topic Internet
Marketing digital
Comércio eletrônico
Rede social
Consumidor online
description Com a onda de tecnologia e da informação, a internet passou a ser o meio de comunicação com o consumidor, sem precisar dos canais de distribuição tradicionais. As organizações passaram a utilizar o computador como ferramenta de marketing, dando origem ao marketing digital e ao comércio eletrônico: mais facilidade e velocidade em transações comerciais, o que trouxe como resultado uma intensa competição. O desafio nos dias atuais é encontrar novos canais e meios de contato com os novos consumidores. Diante disso, a internet e as redes sociais ocupam um lugar de destaque, visto que as pessoas estão cada vez mais conectadas. Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar a forma como os consumidores online percebem o marketing empresarial aplicado às redes sociais. Para tanto, os objetivos específicos foram definir o perfil do consumidor utilizador de redes sociais, analisar a relação das marcas com os usuários que utilizam as redes sociais e verificar as razões de acompanhamento das marcas pelas redes sociais pelos consumidores online. Para alcançar os objetivos foi realizado um estudo bibliográfico constituído de livros e artigos científicos e, posteriormente, aplicado uma pesquisa de caráter descritivo.
publishDate 2015
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016-01-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-20T14:26:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-20T14:26:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7596
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7596/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7596/1/21200140.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7596/3/21200140.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
12ba6db60ce6b86245580bfd1ccc7d62
360b51ddf056f386ca757967a9777191
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801209480783855616