O uso da bicicleta e o direito à cidade no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Graco Melo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7840
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar a transformação que alguns dos principais centros urbanos vêm empreendendo em busca de novas formas de mobilidade, em especial do modal cicloviário. Estudando o contexto histórico da urbanização brasileira, as transformações que ocorreram e que exigiram a construção de normas legais que procuram trazer às pessoas a dignidade, a justiça social e o amplo direito às cidades, buscou-se compreender porque as políticas públicas não conseguem atender com eficácia as questões relativas à mobilidade urbana das cidades brasileiras e em especial à cidade de Brasília, desdobrando seus obstáculos e apontando algumas proposições. Para conseguir este intento, levantou-se bibliografia pertinente ao tema, artigos, reportagens e entrevistas publicadas com atores que estão envolvidos diretamente com a temática e empreendeu-se visitas técnicas a duas cidades brasileiras nas quais a infraestrutura para a bicicleta tem sido implantada obedecendo a necessária democratização viária prevista em leis e se torna elemento importante de combate à exclusão social. Concluiu-se que é necessário que o Estado coordene ações através de políticas públicas que, ao mesmo tempo que ofereçam infraestrutura adequada para o pedestre, para o ciclista e para o transporte coletivo, paulatinamente reduzam a estrutura para os automóveis induzindo um novo paradigma de circulação nas cidades.
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Para conseguir este intento, levantou-se bibliografia pertinente ao tema, artigos, reportagens e entrevistas publicadas com atores que estão envolvidos diretamente com a temática e empreendeu-se visitas técnicas a duas cidades brasileiras nas quais a infraestrutura para a bicicleta tem sido implantada obedecendo a necessária democratização viária prevista em leis e se torna elemento importante de combate à exclusão social. Concluiu-se que é necessário que o Estado coordene ações através de políticas públicas que, ao mesmo tempo que ofereçam infraestrutura adequada para o pedestre, para o ciclista e para o transporte coletivo, paulatinamente reduzam a estrutura para os automóveis induzindo um novo paradigma de circulação nas cidades.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-15T12:59:04Z No. of bitstreams: 1 51302882.pdf: 7352982 bytes, checksum: 8408ec6faeff93ec5881a5e2506d7e7c (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-15T12:59:04Z (GMT). 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