Mulheres em movimento: a bicicleta pela perspectiva de gênero na cidade de Niterói
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25236 |
Resumo: | Os padrões de mobilidade urbana podem ser analisados sobre diferentes perspectivas interseccionais como raça, classe e também gênero. Segundo a pesquisa O Acesso de Mulheres e Crianças à Cidade, a mobilidade feminina é marcada pelo uso de transporte público, mobilidade a pé e também pela bicicleta, construindo padrões de deslocamento através do marcador de gênero e o conceito da própria vivência da mobilidade como um lugar. O conceito de direito à mobilidade é também impactado pelo debate de direito à cidade, pois seu acesso é um espaço de vivência, sociabilidade e resistência. A partir do primeiro Bicicletário Público da cidade de Niterói (RJ), realizo uma etnografia que busca conhecer, para além dos números quantitativos, o impacto do debate de corpo e gênero no construções de identidade e vivências de mulheres na cidade. Para além dos movimentos sociais, a bicicleta é também um objeto de alcance de diferentes classes e em diversas regiões da cidade, o que veicula diferentes técnicas corporais e até atingem o debate do planejamento urbano. Agência e empoderamento estão em debate com os conceitos de violências urbanas e no trânsito, que são interseccionadas ao debate de gênero e raça e é apenas a partir da construção dessas experiências pelas próprias interlocutoras, que a noção de corpo e suas performances de gênero também seguem em movimento. |
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Mulheres em movimento: a bicicleta pela perspectiva de gênero na cidade de NiteróiMobilidade UrbanaBicicletaCorpoGêneroIdentidadeMobilidade urbanaBicicletaMulherUrban MobilityBicicletaBodyGenreIdentityOs padrões de mobilidade urbana podem ser analisados sobre diferentes perspectivas interseccionais como raça, classe e também gênero. Segundo a pesquisa O Acesso de Mulheres e Crianças à Cidade, a mobilidade feminina é marcada pelo uso de transporte público, mobilidade a pé e também pela bicicleta, construindo padrões de deslocamento através do marcador de gênero e o conceito da própria vivência da mobilidade como um lugar. O conceito de direito à mobilidade é também impactado pelo debate de direito à cidade, pois seu acesso é um espaço de vivência, sociabilidade e resistência. A partir do primeiro Bicicletário Público da cidade de Niterói (RJ), realizo uma etnografia que busca conhecer, para além dos números quantitativos, o impacto do debate de corpo e gênero no construções de identidade e vivências de mulheres na cidade. Para além dos movimentos sociais, a bicicleta é também um objeto de alcance de diferentes classes e em diversas regiões da cidade, o que veicula diferentes técnicas corporais e até atingem o debate do planejamento urbano. Agência e empoderamento estão em debate com os conceitos de violências urbanas e no trânsito, que são interseccionadas ao debate de gênero e raça e é apenas a partir da construção dessas experiências pelas próprias interlocutoras, que a noção de corpo e suas performances de gênero também seguem em movimento.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUrban mobility patterns can be analyzed on different intersectional perspectives such as race, class, and also gender. According to research ‘The Women and Children Access to the City’, female mobility is marked by the use of public transportation, mobility on foot and also by bicycle, building patterns of displacement through the gende rmarker and the concept of the experience it self mobility as a place. The concept of the right to mobility is also impacted by the debate on the right to the city, because its accessis a space of experience, sociability and resistance. From the first Public Bicicletário of the city of Niterói (RJ), I made an ethnography that seeks to know, in addition to the quantitative numbers, the impact of the body and gender debate on the identity constructions and experiences of women in the city. In addition to social movements, bicycle is also na object of reaching different classes and in different regions of the city, which conveys different body techniques and even reaches the urban planning debate. Agency and empowerment are in debate with the concepts of urban violence and traffic, which are intersected with the gender and race debate, and it is only from the construction of these experiences by the interlocutors themselves that the notion of body and their genre performances also continue to move.cORP105 p.Mattos, Luiz FernandoChagas, Gisele FonsecaBittar, Nina PinheiroMachado, Vivian da Silva Garelli2022-06-15T12:48:47Z2022-06-15T12:48:47Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACHADO, Vivian da Silva Garelli. Mulheres em movimento: a bicicleta pela perspectiva de gênero na cidade de Niterói. 2019. 105 f. Dissertação. (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25236CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-15T12:48:51Zoai:app.uff.br:1/25236Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:10.315965Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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