Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5396 |
Resumo: | Partindo do princípio de que os bancos brasileiros são, rotineiramente, noticiados nas mídias sociais, seja, por exemplo, pelo estresse de seus empregados ou pelo lucro exorbitante, e pelo fato do tema motivação no trabalho, no âmbito acadêmico da Administração, ser tratado por diversos autores, o presente artigo utiliza este contexto para promover o objetivo geral de conhecer a percepção dos empregados públicos, em três bancos de Brasília, sobre motivação para o desenvolvimento de suas tarefas. Este trabalho auxiliará aos gestores do setor na busca da melhor ferramenta para motivar este público alvo, além de servir como material de estudo para novas pesquisas. O artigo procura por meio do estudo dos principais conceitos e características, entender esse mecanismo de motivação. A base teórica utilizada foi a teoria de hierarquia das necessidades do Maslow, a teoria E-R-G de Alderfer e a teoria de dois fatores de Herzberg. O trabalho apresenta a percepção proposta, deste objetivo geral, em uma pesquisa realizada nessas três instituições, escolhidas por portarem características similares como o ingresso através de concurso público e o seu maior acionista, o Governo. O autor utilizou questionário estruturado para coletar dados a respeito da motivação em que os empregados públicos se encontram atualmente, e analisou-as com base nas teorias apresentadas acima. O resultado deste artigo mostrou, por meio da pesquisa, os fatores que interferem na motivação diária do trabalho dos empregados participantes. Foram elucidados dados de forma ampla, sem a separação entre os bancos, e dados específicos, com a divisão dos bancários de cada instituição. O artigo respondeu a pergunta problema e alcançou ao seu objetivo geral. |
id |
CEUB_bc3cd50653cf5dcd3d8e2ba0ae83d73b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/5396 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Chagas, Rodrigo Portela dasAraújo, Tatiane2014-09-05T14:43:43Z2014-09-05T14:43:43Z20142014-09-05CHAGAS, Rodrigo Portela das. Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF. 2014. 41 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2014.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5396Partindo do princípio de que os bancos brasileiros são, rotineiramente, noticiados nas mídias sociais, seja, por exemplo, pelo estresse de seus empregados ou pelo lucro exorbitante, e pelo fato do tema motivação no trabalho, no âmbito acadêmico da Administração, ser tratado por diversos autores, o presente artigo utiliza este contexto para promover o objetivo geral de conhecer a percepção dos empregados públicos, em três bancos de Brasília, sobre motivação para o desenvolvimento de suas tarefas. Este trabalho auxiliará aos gestores do setor na busca da melhor ferramenta para motivar este público alvo, além de servir como material de estudo para novas pesquisas. O artigo procura por meio do estudo dos principais conceitos e características, entender esse mecanismo de motivação. A base teórica utilizada foi a teoria de hierarquia das necessidades do Maslow, a teoria E-R-G de Alderfer e a teoria de dois fatores de Herzberg. O trabalho apresenta a percepção proposta, deste objetivo geral, em uma pesquisa realizada nessas três instituições, escolhidas por portarem características similares como o ingresso através de concurso público e o seu maior acionista, o Governo. O autor utilizou questionário estruturado para coletar dados a respeito da motivação em que os empregados públicos se encontram atualmente, e analisou-as com base nas teorias apresentadas acima. O resultado deste artigo mostrou, por meio da pesquisa, os fatores que interferem na motivação diária do trabalho dos empregados participantes. Foram elucidados dados de forma ampla, sem a separação entre os bancos, e dados específicos, com a divisão dos bancários de cada instituição. O artigo respondeu a pergunta problema e alcançou ao seu objetivo geral.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-09-05T14:43:43Z No. of bitstreams: 1 21130800.pdf: 809515 bytes, checksum: f6ae467fd87a160d8bda0e6f170f3b3e (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-05T14:43:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21130800.pdf: 809515 bytes, checksum: f6ae467fd87a160d8bda0e6f170f3b3e (MD5)Motivação no trabalhoMotivaçãoInstituição bancáriaPercepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21130800.pdf21130800.pdfapplication/pdf809515https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5396/1/21130800.pdff6ae467fd87a160d8bda0e6f170f3b3eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5396/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21130800.pdf.txt21130800.pdf.txtExtracted texttext/plain64594https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5396/3/21130800.pdf.txte166752f41a90e2b602e0cedbaafec39MD53235/53962019-04-23 19:36:07.699oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-23T19:36:07Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF |
title |
Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF |
spellingShingle |
Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF Chagas, Rodrigo Portela das Motivação no trabalho Motivação Instituição bancária |
title_short |
Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF |
title_full |
Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF |
title_fullStr |
Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF |
title_full_unstemmed |
Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF |
title_sort |
Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF |
author |
Chagas, Rodrigo Portela das |
author_facet |
Chagas, Rodrigo Portela das |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Rodrigo Portela das |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Tatiane |
contributor_str_mv |
Araújo, Tatiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação no trabalho Motivação Instituição bancária |
topic |
Motivação no trabalho Motivação Instituição bancária |
description |
Partindo do princípio de que os bancos brasileiros são, rotineiramente, noticiados nas mídias sociais, seja, por exemplo, pelo estresse de seus empregados ou pelo lucro exorbitante, e pelo fato do tema motivação no trabalho, no âmbito acadêmico da Administração, ser tratado por diversos autores, o presente artigo utiliza este contexto para promover o objetivo geral de conhecer a percepção dos empregados públicos, em três bancos de Brasília, sobre motivação para o desenvolvimento de suas tarefas. Este trabalho auxiliará aos gestores do setor na busca da melhor ferramenta para motivar este público alvo, além de servir como material de estudo para novas pesquisas. O artigo procura por meio do estudo dos principais conceitos e características, entender esse mecanismo de motivação. A base teórica utilizada foi a teoria de hierarquia das necessidades do Maslow, a teoria E-R-G de Alderfer e a teoria de dois fatores de Herzberg. O trabalho apresenta a percepção proposta, deste objetivo geral, em uma pesquisa realizada nessas três instituições, escolhidas por portarem características similares como o ingresso através de concurso público e o seu maior acionista, o Governo. O autor utilizou questionário estruturado para coletar dados a respeito da motivação em que os empregados públicos se encontram atualmente, e analisou-as com base nas teorias apresentadas acima. O resultado deste artigo mostrou, por meio da pesquisa, os fatores que interferem na motivação diária do trabalho dos empregados participantes. Foram elucidados dados de forma ampla, sem a separação entre os bancos, e dados específicos, com a divisão dos bancários de cada instituição. O artigo respondeu a pergunta problema e alcançou ao seu objetivo geral. |
publishDate |
2014 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2014-09-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-05T14:43:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-09-05T14:43:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CHAGAS, Rodrigo Portela das. Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF. 2014. 41 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5396 |
identifier_str_mv |
CHAGAS, Rodrigo Portela das. Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF. 2014. 41 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5396/1/21130800.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5396/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5396/3/21130800.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6ae467fd87a160d8bda0e6f170f3b3e 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 e166752f41a90e2b602e0cedbaafec39 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903872845545472 |