Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Rodrigo Portela das
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5396
Resumo: Partindo do princípio de que os bancos brasileiros são, rotineiramente, noticiados nas mídias sociais, seja, por exemplo, pelo estresse de seus empregados ou pelo lucro exorbitante, e pelo fato do tema motivação no trabalho, no âmbito acadêmico da Administração, ser tratado por diversos autores, o presente artigo utiliza este contexto para promover o objetivo geral de conhecer a percepção dos empregados públicos, em três bancos de Brasília, sobre motivação para o desenvolvimento de suas tarefas. Este trabalho auxiliará aos gestores do setor na busca da melhor ferramenta para motivar este público alvo, além de servir como material de estudo para novas pesquisas. O artigo procura por meio do estudo dos principais conceitos e características, entender esse mecanismo de motivação. A base teórica utilizada foi a teoria de hierarquia das necessidades do Maslow, a teoria E-R-G de Alderfer e a teoria de dois fatores de Herzberg. O trabalho apresenta a percepção proposta, deste objetivo geral, em uma pesquisa realizada nessas três instituições, escolhidas por portarem características similares como o ingresso através de concurso público e o seu maior acionista, o Governo. O autor utilizou questionário estruturado para coletar dados a respeito da motivação em que os empregados públicos se encontram atualmente, e analisou-as com base nas teorias apresentadas acima. O resultado deste artigo mostrou, por meio da pesquisa, os fatores que interferem na motivação diária do trabalho dos empregados participantes. Foram elucidados dados de forma ampla, sem a separação entre os bancos, e dados específicos, com a divisão dos bancários de cada instituição. O artigo respondeu a pergunta problema e alcançou ao seu objetivo geral.
id CEUB_bc3cd50653cf5dcd3d8e2ba0ae83d73b
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/5396
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Chagas, Rodrigo Portela dasAraújo, Tatiane2014-09-05T14:43:43Z2014-09-05T14:43:43Z20142014-09-05CHAGAS, Rodrigo Portela das. Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF. 2014. 41 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2014.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5396Partindo do princípio de que os bancos brasileiros são, rotineiramente, noticiados nas mídias sociais, seja, por exemplo, pelo estresse de seus empregados ou pelo lucro exorbitante, e pelo fato do tema motivação no trabalho, no âmbito acadêmico da Administração, ser tratado por diversos autores, o presente artigo utiliza este contexto para promover o objetivo geral de conhecer a percepção dos empregados públicos, em três bancos de Brasília, sobre motivação para o desenvolvimento de suas tarefas. Este trabalho auxiliará aos gestores do setor na busca da melhor ferramenta para motivar este público alvo, além de servir como material de estudo para novas pesquisas. O artigo procura por meio do estudo dos principais conceitos e características, entender esse mecanismo de motivação. A base teórica utilizada foi a teoria de hierarquia das necessidades do Maslow, a teoria E-R-G de Alderfer e a teoria de dois fatores de Herzberg. O trabalho apresenta a percepção proposta, deste objetivo geral, em uma pesquisa realizada nessas três instituições, escolhidas por portarem características similares como o ingresso através de concurso público e o seu maior acionista, o Governo. O autor utilizou questionário estruturado para coletar dados a respeito da motivação em que os empregados públicos se encontram atualmente, e analisou-as com base nas teorias apresentadas acima. O resultado deste artigo mostrou, por meio da pesquisa, os fatores que interferem na motivação diária do trabalho dos empregados participantes. Foram elucidados dados de forma ampla, sem a separação entre os bancos, e dados específicos, com a divisão dos bancários de cada instituição. O artigo respondeu a pergunta problema e alcançou ao seu objetivo geral.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-09-05T14:43:43Z No. of bitstreams: 1 21130800.pdf: 809515 bytes, checksum: f6ae467fd87a160d8bda0e6f170f3b3e (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-05T14:43:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21130800.pdf: 809515 bytes, checksum: f6ae467fd87a160d8bda0e6f170f3b3e (MD5)Motivação no trabalhoMotivaçãoInstituição bancáriaPercepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21130800.pdf21130800.pdfapplication/pdf809515https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5396/1/21130800.pdff6ae467fd87a160d8bda0e6f170f3b3eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5396/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21130800.pdf.txt21130800.pdf.txtExtracted texttext/plain64594https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5396/3/21130800.pdf.txte166752f41a90e2b602e0cedbaafec39MD53235/53962019-04-23 19:36:07.699oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-23T19:36:07Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF
title Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF
spellingShingle Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF
Chagas, Rodrigo Portela das
Motivação no trabalho
Motivação
Instituição bancária
title_short Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF
title_full Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF
title_fullStr Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF
title_full_unstemmed Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF
title_sort Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF
author Chagas, Rodrigo Portela das
author_facet Chagas, Rodrigo Portela das
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Rodrigo Portela das
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Tatiane
contributor_str_mv Araújo, Tatiane
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação no trabalho
Motivação
Instituição bancária
topic Motivação no trabalho
Motivação
Instituição bancária
description Partindo do princípio de que os bancos brasileiros são, rotineiramente, noticiados nas mídias sociais, seja, por exemplo, pelo estresse de seus empregados ou pelo lucro exorbitante, e pelo fato do tema motivação no trabalho, no âmbito acadêmico da Administração, ser tratado por diversos autores, o presente artigo utiliza este contexto para promover o objetivo geral de conhecer a percepção dos empregados públicos, em três bancos de Brasília, sobre motivação para o desenvolvimento de suas tarefas. Este trabalho auxiliará aos gestores do setor na busca da melhor ferramenta para motivar este público alvo, além de servir como material de estudo para novas pesquisas. O artigo procura por meio do estudo dos principais conceitos e características, entender esse mecanismo de motivação. A base teórica utilizada foi a teoria de hierarquia das necessidades do Maslow, a teoria E-R-G de Alderfer e a teoria de dois fatores de Herzberg. O trabalho apresenta a percepção proposta, deste objetivo geral, em uma pesquisa realizada nessas três instituições, escolhidas por portarem características similares como o ingresso através de concurso público e o seu maior acionista, o Governo. O autor utilizou questionário estruturado para coletar dados a respeito da motivação em que os empregados públicos se encontram atualmente, e analisou-as com base nas teorias apresentadas acima. O resultado deste artigo mostrou, por meio da pesquisa, os fatores que interferem na motivação diária do trabalho dos empregados participantes. Foram elucidados dados de forma ampla, sem a separação entre os bancos, e dados específicos, com a divisão dos bancários de cada instituição. O artigo respondeu a pergunta problema e alcançou ao seu objetivo geral.
publishDate 2014
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2014-09-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-05T14:43:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-05T14:43:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHAGAS, Rodrigo Portela das. Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF. 2014. 41 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5396
identifier_str_mv CHAGAS, Rodrigo Portela das. Percepção da motivação para o desempenho da tarefa: um estudo em instituições bancárias públicas do DF. 2014. 41 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2014.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5396/1/21130800.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5396/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5396/3/21130800.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f6ae467fd87a160d8bda0e6f170f3b3e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
e166752f41a90e2b602e0cedbaafec39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903872845545472