Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, Maria Cecília Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2792
Resumo: O presente trabalho teve por finalidade verificar as relações entre o discurso e a prática na inclusão escolar. O objetivo central foi relacionar os fundamentos teóricos, com o discurso da professora de turma inclusiva e sua prática em sala de aula. Como ponto de partida fez-se uma revisão teórica sobre a inclusão, tendo também o relato de experiências do cotidiano, de uma profissional da Secretaria de Educação, sobre a realidade das escolas públicas. Posteriormente foi realizada uma pesquisa exploratória que teve como instrumentos de coleta de dados, observações em sala de aula e entrevista com a profissional de educação. Os dados da pesquisa mostraram que a professora da turma inclusiva interage em todo o momento da aula com os alunos, especialmente pedindo participação e solicitando realização da tarefa. Esses comportamentos ocorrem mais em relação aos alunos diagnosticados, demonstrando a preocupação da professora com a aprendizagem desses alunos. Portanto, foi possível perceber o compromisso profissional que ela tem com a inclusão, sendo sua prática coerente com o discurso.
id CEUB_c2f754dc989c59bdde03913ac817508d
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2792
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Alexandre, Maria Cecília PereiraFlores, Eileen Pfeiffer2012-10-232012-10-30T18:08:40Z2013-05-09T20:57:25Z2012-10-232012-10-30T18:08:40Z2013-05-09T20:57:25Z2008-112008-11https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2792O presente trabalho teve por finalidade verificar as relações entre o discurso e a prática na inclusão escolar. O objetivo central foi relacionar os fundamentos teóricos, com o discurso da professora de turma inclusiva e sua prática em sala de aula. Como ponto de partida fez-se uma revisão teórica sobre a inclusão, tendo também o relato de experiências do cotidiano, de uma profissional da Secretaria de Educação, sobre a realidade das escolas públicas. Posteriormente foi realizada uma pesquisa exploratória que teve como instrumentos de coleta de dados, observações em sala de aula e entrevista com a profissional de educação. Os dados da pesquisa mostraram que a professora da turma inclusiva interage em todo o momento da aula com os alunos, especialmente pedindo participação e solicitando realização da tarefa. Esses comportamentos ocorrem mais em relação aos alunos diagnosticados, demonstrando a preocupação da professora com a aprendizagem desses alunos. Portanto, foi possível perceber o compromisso profissional que ela tem com a inclusão, sendo sua prática coerente com o discurso.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20781205.pdf.txt: 188448 bytes, checksum: 9a5cff968638e9d089ba079b7974c5e2 (MD5) 20781205.pdf: 417780 bytes, checksum: fb78587f2da3be551603824ee5fd8806 (MD5) Previous issue date: 2008-07InclusãoRealidade na escolaRelação teoria e práticaInclusão escolar: relações entre o discurso e a práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20781205.pdf.txtExtracted texttext/plain188448https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2792/1/20781205.pdf.txt9a5cff968638e9d089ba079b7974c5e2MD51ORIGINAL20781205.pdfapplication/pdf417780https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2792/2/20781205.pdffb78587f2da3be551603824ee5fd8806MD52123456789/27922019-05-28 12:04:08.901oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2792Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-28T12:04:08Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática
title Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática
spellingShingle Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática
Alexandre, Maria Cecília Pereira
Inclusão
Realidade na escola
Relação teoria e prática
title_short Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática
title_full Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática
title_fullStr Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática
title_full_unstemmed Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática
title_sort Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática
author Alexandre, Maria Cecília Pereira
author_facet Alexandre, Maria Cecília Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre, Maria Cecília Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Eileen Pfeiffer
contributor_str_mv Flores, Eileen Pfeiffer
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Realidade na escola
Relação teoria e prática
topic Inclusão
Realidade na escola
Relação teoria e prática
description O presente trabalho teve por finalidade verificar as relações entre o discurso e a prática na inclusão escolar. O objetivo central foi relacionar os fundamentos teóricos, com o discurso da professora de turma inclusiva e sua prática em sala de aula. Como ponto de partida fez-se uma revisão teórica sobre a inclusão, tendo também o relato de experiências do cotidiano, de uma profissional da Secretaria de Educação, sobre a realidade das escolas públicas. Posteriormente foi realizada uma pesquisa exploratória que teve como instrumentos de coleta de dados, observações em sala de aula e entrevista com a profissional de educação. Os dados da pesquisa mostraram que a professora da turma inclusiva interage em todo o momento da aula com os alunos, especialmente pedindo participação e solicitando realização da tarefa. Esses comportamentos ocorrem mais em relação aos alunos diagnosticados, demonstrando a preocupação da professora com a aprendizagem desses alunos. Portanto, foi possível perceber o compromisso profissional que ela tem com a inclusão, sendo sua prática coerente com o discurso.
publishDate 2008
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2008-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:40Z
2013-05-09T20:57:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:40Z
2013-05-09T20:57:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2792
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2792/1/20781205.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2792/2/20781205.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a5cff968638e9d089ba079b7974c5e2
fb78587f2da3be551603824ee5fd8806
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903864545017856