Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2792 |
Resumo: | O presente trabalho teve por finalidade verificar as relações entre o discurso e a prática na inclusão escolar. O objetivo central foi relacionar os fundamentos teóricos, com o discurso da professora de turma inclusiva e sua prática em sala de aula. Como ponto de partida fez-se uma revisão teórica sobre a inclusão, tendo também o relato de experiências do cotidiano, de uma profissional da Secretaria de Educação, sobre a realidade das escolas públicas. Posteriormente foi realizada uma pesquisa exploratória que teve como instrumentos de coleta de dados, observações em sala de aula e entrevista com a profissional de educação. Os dados da pesquisa mostraram que a professora da turma inclusiva interage em todo o momento da aula com os alunos, especialmente pedindo participação e solicitando realização da tarefa. Esses comportamentos ocorrem mais em relação aos alunos diagnosticados, demonstrando a preocupação da professora com a aprendizagem desses alunos. Portanto, foi possível perceber o compromisso profissional que ela tem com a inclusão, sendo sua prática coerente com o discurso. |
id |
CEUB_c2f754dc989c59bdde03913ac817508d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2792 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Alexandre, Maria Cecília PereiraFlores, Eileen Pfeiffer2012-10-232012-10-30T18:08:40Z2013-05-09T20:57:25Z2012-10-232012-10-30T18:08:40Z2013-05-09T20:57:25Z2008-112008-11https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2792O presente trabalho teve por finalidade verificar as relações entre o discurso e a prática na inclusão escolar. O objetivo central foi relacionar os fundamentos teóricos, com o discurso da professora de turma inclusiva e sua prática em sala de aula. Como ponto de partida fez-se uma revisão teórica sobre a inclusão, tendo também o relato de experiências do cotidiano, de uma profissional da Secretaria de Educação, sobre a realidade das escolas públicas. Posteriormente foi realizada uma pesquisa exploratória que teve como instrumentos de coleta de dados, observações em sala de aula e entrevista com a profissional de educação. Os dados da pesquisa mostraram que a professora da turma inclusiva interage em todo o momento da aula com os alunos, especialmente pedindo participação e solicitando realização da tarefa. Esses comportamentos ocorrem mais em relação aos alunos diagnosticados, demonstrando a preocupação da professora com a aprendizagem desses alunos. Portanto, foi possível perceber o compromisso profissional que ela tem com a inclusão, sendo sua prática coerente com o discurso.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20781205.pdf.txt: 188448 bytes, checksum: 9a5cff968638e9d089ba079b7974c5e2 (MD5) 20781205.pdf: 417780 bytes, checksum: fb78587f2da3be551603824ee5fd8806 (MD5) Previous issue date: 2008-07InclusãoRealidade na escolaRelação teoria e práticaInclusão escolar: relações entre o discurso e a práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20781205.pdf.txtExtracted texttext/plain188448https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2792/1/20781205.pdf.txt9a5cff968638e9d089ba079b7974c5e2MD51ORIGINAL20781205.pdfapplication/pdf417780https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2792/2/20781205.pdffb78587f2da3be551603824ee5fd8806MD52123456789/27922019-05-28 12:04:08.901oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2792Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-28T12:04:08Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática |
title |
Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática |
spellingShingle |
Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática Alexandre, Maria Cecília Pereira Inclusão Realidade na escola Relação teoria e prática |
title_short |
Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática |
title_full |
Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática |
title_fullStr |
Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática |
title_sort |
Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática |
author |
Alexandre, Maria Cecília Pereira |
author_facet |
Alexandre, Maria Cecília Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandre, Maria Cecília Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flores, Eileen Pfeiffer |
contributor_str_mv |
Flores, Eileen Pfeiffer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Realidade na escola Relação teoria e prática |
topic |
Inclusão Realidade na escola Relação teoria e prática |
description |
O presente trabalho teve por finalidade verificar as relações entre o discurso e a prática na inclusão escolar. O objetivo central foi relacionar os fundamentos teóricos, com o discurso da professora de turma inclusiva e sua prática em sala de aula. Como ponto de partida fez-se uma revisão teórica sobre a inclusão, tendo também o relato de experiências do cotidiano, de uma profissional da Secretaria de Educação, sobre a realidade das escolas públicas. Posteriormente foi realizada uma pesquisa exploratória que teve como instrumentos de coleta de dados, observações em sala de aula e entrevista com a profissional de educação. Os dados da pesquisa mostraram que a professora da turma inclusiva interage em todo o momento da aula com os alunos, especialmente pedindo participação e solicitando realização da tarefa. Esses comportamentos ocorrem mais em relação aos alunos diagnosticados, demonstrando a preocupação da professora com a aprendizagem desses alunos. Portanto, foi possível perceber o compromisso profissional que ela tem com a inclusão, sendo sua prática coerente com o discurso. |
publishDate |
2008 |
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv |
2008-11 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:40Z 2013-05-09T20:57:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:40Z 2013-05-09T20:57:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2792 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2792/1/20781205.pdf.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2792/2/20781205.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a5cff968638e9d089ba079b7974c5e2 fb78587f2da3be551603824ee5fd8806 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903864545017856 |