Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45779 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na escola, evidenciando fatores envoltos nas relações entre mãe, criança e adolescente com deficiência e a escola. Para tal, definiu-se a abordagem do estudo como qualitativa, na qual recorreu-se à metodologia de história oral temática. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado com cinco mães de crianças e adolescentes com deficiência, e os resultados foram construídos por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). As categorias que emergiram nessa exploração foram: a) o impacto inicial do filho com deficiência na vida da mãe; b) a inclusão da criança e do adolescente com deficiência na escola. Os resultados apontaram que os contextos nos quais as mães estão inseridas e suas vivências pessoais influenciaram a forma como cada uma percebeu e se reorganizou ao descobrir a deficiência do filho, o que nem sempre fez com essa fosse atrelada a aspectos negativos. Sobre encontrar uma escola para seus filhos, apenas uma mãe não recebeu negativa de matrícula, mas foi comum o ato para com as outras mães e seus filhos, o que indica a persistência de práticas de exclusão escolar. Em relação às relações estabelecidas entre as crianças e os adolescentes com deficiência e a escola, as mães se mostraram satisfeitas com o aspecto de socialização, pois seus filhos conseguiram estabelecer boas relações, principalmente com seus pares. No entanto, essas demonstraram ter uma visão ampla da inclusão, não a reduzindo à socialização e assumindo uma posição de acompanhamento e cobrança com a escola quanto ao desenvolvimento da aprendizagem de seus filhos. A necessidade de flexibilização, o planejamento individualizado e uma avaliação diagnóstica que identifique os ganhos e as necessidades de aprendizagem se destacaram entre as demandas das mães. Concluiu-se que a situação de privilégio socioeconômico e a alta escolaridade das mães podem estar relacionadas com uma maior participação política na busca pelos direitos de seus filhos, à mobilização das redes sociais de apoio às quais fazem parte, e à participação e cobranças ativas nas escolas de seus filhos. |
id |
UFRN_d8f942f8aa1a9e689abcfacb98e5b211 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45779 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Rabelo, Flávia Laryssa Gonzagahttp://lattes.cnpq.br/4173966346544901http://lattes.cnpq.br/0351736925269307Guerra, Eliana Costahttp://lattes.cnpq.br/4235304768982007Fonseca, Gessica Fabielyhttp://lattes.cnpq.br/2836927327702138Soares, Marcia Torres Nerihttp://lattes.cnpq.br/5874293212658066Massaro, Muniquehttp://lattes.cnpq.br/8011027851554959Magalhães, Rita de Cassia Barbosa Paiva2022-02-03T17:10:40Z2022-02-03T17:10:40Z2021-08-26RABELO, Flávia Laryssa Gonzaga. Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães. 2021. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45779O presente estudo teve como objetivo analisar a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na escola, evidenciando fatores envoltos nas relações entre mãe, criança e adolescente com deficiência e a escola. Para tal, definiu-se a abordagem do estudo como qualitativa, na qual recorreu-se à metodologia de história oral temática. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado com cinco mães de crianças e adolescentes com deficiência, e os resultados foram construídos por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). As categorias que emergiram nessa exploração foram: a) o impacto inicial do filho com deficiência na vida da mãe; b) a inclusão da criança e do adolescente com deficiência na escola. Os resultados apontaram que os contextos nos quais as mães estão inseridas e suas vivências pessoais influenciaram a forma como cada uma percebeu e se reorganizou ao descobrir a deficiência do filho, o que nem sempre fez com essa fosse atrelada a aspectos negativos. Sobre encontrar uma escola para seus filhos, apenas uma mãe não recebeu negativa de matrícula, mas foi comum o ato para com as outras mães e seus filhos, o que indica a persistência de práticas de exclusão escolar. Em relação às relações estabelecidas entre as crianças e os adolescentes com deficiência e a escola, as mães se mostraram satisfeitas com o aspecto de socialização, pois seus filhos conseguiram estabelecer boas relações, principalmente com seus pares. No entanto, essas demonstraram ter uma visão ampla da inclusão, não a reduzindo à socialização e assumindo uma posição de acompanhamento e cobrança com a escola quanto ao desenvolvimento da aprendizagem de seus filhos. A necessidade de flexibilização, o planejamento individualizado e uma avaliação diagnóstica que identifique os ganhos e as necessidades de aprendizagem se destacaram entre as demandas das mães. Concluiu-se que a situação de privilégio socioeconômico e a alta escolaridade das mães podem estar relacionadas com uma maior participação política na busca pelos direitos de seus filhos, à mobilização das redes sociais de apoio às quais fazem parte, e à participação e cobranças ativas nas escolas de seus filhos.This study aimed to analyze the inclusion of children and adolescents with disabilities in school, evidencing factors involved in the relationships between mothers, children and adolescents with disabilities and the school. The study approach is defined as qualitative, and the oral history methodology was used. A semi-structured interview script was used with five mothers of children and adolescents with disabilities and the results were built using Bardin's Content Analysis (2011). The categories constructed in the exploration of the data were: a) the initial impact of the child with a disability on the mother's life; b) the inclusion of children and adolescents with disabilities in school. The results showed that the contexts in which the mothers are inserted and their personal experiences influenced the way each one perceived and reorganized their lives when discovering their child's disability, which did not always lead to negative aspects. About finding a school for her children, only one mother did not receive a refusal to register, but the act was common with other mothers and their children, which indicates the persistence of practices of exclusion of these people from regular school. Regarding the relationships established between children and adolescents with disabilities and the school, mothers are satisfied with the aspect of socialization, as their children managed to build good relationships with their peers. However, they demonstrated that they have a broad vision of inclusion, not reducing it to socialization, and assuming a position of monitoring and demanding the school regarding the development of their children's learning. The need for adaptations, individualized planning and a diagnostic assessment that identifies the gains and learning needs stood out among the demands of mothers. It was concluded that the situation of socioeconomic privilege and the high level of education of mothers may be related to greater political participation in the search for their children's rights, to the mobilization of social support networks to which they are part, and to active participation and demands in their children's schools.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilInclusão escolarRelação família-escolaMãesProcessos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mãesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProcessosinclusaoescolar_Rabelo_2021.pdfapplication/pdf2997231https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45779/1/Processosinclusaoescolar_Rabelo_2021.pdf4ca48721ddc444e045b6c757fd4c52c6MD51123456789/457792022-05-02 12:24:41.859oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45779Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:24:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães |
title |
Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães |
spellingShingle |
Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães Rabelo, Flávia Laryssa Gonzaga Inclusão escolar Relação família-escola Mães |
title_short |
Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães |
title_full |
Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães |
title_fullStr |
Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães |
title_full_unstemmed |
Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães |
title_sort |
Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães |
author |
Rabelo, Flávia Laryssa Gonzaga |
author_facet |
Rabelo, Flávia Laryssa Gonzaga |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4173966346544901 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0351736925269307 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Guerra, Eliana Costa |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4235304768982007 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Fonseca, Gessica Fabiely |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2836927327702138 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Soares, Marcia Torres Neri |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5874293212658066 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Massaro, Munique |
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8011027851554959 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rabelo, Flávia Laryssa Gonzaga |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Magalhães, Rita de Cassia Barbosa Paiva |
contributor_str_mv |
Magalhães, Rita de Cassia Barbosa Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Relação família-escola Mães |
topic |
Inclusão escolar Relação família-escola Mães |
description |
O presente estudo teve como objetivo analisar a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na escola, evidenciando fatores envoltos nas relações entre mãe, criança e adolescente com deficiência e a escola. Para tal, definiu-se a abordagem do estudo como qualitativa, na qual recorreu-se à metodologia de história oral temática. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado com cinco mães de crianças e adolescentes com deficiência, e os resultados foram construídos por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). As categorias que emergiram nessa exploração foram: a) o impacto inicial do filho com deficiência na vida da mãe; b) a inclusão da criança e do adolescente com deficiência na escola. Os resultados apontaram que os contextos nos quais as mães estão inseridas e suas vivências pessoais influenciaram a forma como cada uma percebeu e se reorganizou ao descobrir a deficiência do filho, o que nem sempre fez com essa fosse atrelada a aspectos negativos. Sobre encontrar uma escola para seus filhos, apenas uma mãe não recebeu negativa de matrícula, mas foi comum o ato para com as outras mães e seus filhos, o que indica a persistência de práticas de exclusão escolar. Em relação às relações estabelecidas entre as crianças e os adolescentes com deficiência e a escola, as mães se mostraram satisfeitas com o aspecto de socialização, pois seus filhos conseguiram estabelecer boas relações, principalmente com seus pares. No entanto, essas demonstraram ter uma visão ampla da inclusão, não a reduzindo à socialização e assumindo uma posição de acompanhamento e cobrança com a escola quanto ao desenvolvimento da aprendizagem de seus filhos. A necessidade de flexibilização, o planejamento individualizado e uma avaliação diagnóstica que identifique os ganhos e as necessidades de aprendizagem se destacaram entre as demandas das mães. Concluiu-se que a situação de privilégio socioeconômico e a alta escolaridade das mães podem estar relacionadas com uma maior participação política na busca pelos direitos de seus filhos, à mobilização das redes sociais de apoio às quais fazem parte, e à participação e cobranças ativas nas escolas de seus filhos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-03T17:10:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-03T17:10:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RABELO, Flávia Laryssa Gonzaga. Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães. 2021. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45779 |
identifier_str_mv |
RABELO, Flávia Laryssa Gonzaga. Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães. 2021. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45779/1/Processosinclusaoescolar_Rabelo_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ca48721ddc444e045b6c757fd4c52c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117914838433792 |