Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Flávia Laryssa Gonzaga
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45779
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na escola, evidenciando fatores envoltos nas relações entre mãe, criança e adolescente com deficiência e a escola. Para tal, definiu-se a abordagem do estudo como qualitativa, na qual recorreu-se à metodologia de história oral temática. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado com cinco mães de crianças e adolescentes com deficiência, e os resultados foram construídos por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). As categorias que emergiram nessa exploração foram: a) o impacto inicial do filho com deficiência na vida da mãe; b) a inclusão da criança e do adolescente com deficiência na escola. Os resultados apontaram que os contextos nos quais as mães estão inseridas e suas vivências pessoais influenciaram a forma como cada uma percebeu e se reorganizou ao descobrir a deficiência do filho, o que nem sempre fez com essa fosse atrelada a aspectos negativos. Sobre encontrar uma escola para seus filhos, apenas uma mãe não recebeu negativa de matrícula, mas foi comum o ato para com as outras mães e seus filhos, o que indica a persistência de práticas de exclusão escolar. Em relação às relações estabelecidas entre as crianças e os adolescentes com deficiência e a escola, as mães se mostraram satisfeitas com o aspecto de socialização, pois seus filhos conseguiram estabelecer boas relações, principalmente com seus pares. No entanto, essas demonstraram ter uma visão ampla da inclusão, não a reduzindo à socialização e assumindo uma posição de acompanhamento e cobrança com a escola quanto ao desenvolvimento da aprendizagem de seus filhos. A necessidade de flexibilização, o planejamento individualizado e uma avaliação diagnóstica que identifique os ganhos e as necessidades de aprendizagem se destacaram entre as demandas das mães. Concluiu-se que a situação de privilégio socioeconômico e a alta escolaridade das mães podem estar relacionadas com uma maior participação política na busca pelos direitos de seus filhos, à mobilização das redes sociais de apoio às quais fazem parte, e à participação e cobranças ativas nas escolas de seus filhos.
id UFRN_d8f942f8aa1a9e689abcfacb98e5b211
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45779
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rabelo, Flávia Laryssa Gonzagahttp://lattes.cnpq.br/4173966346544901http://lattes.cnpq.br/0351736925269307Guerra, Eliana Costahttp://lattes.cnpq.br/4235304768982007Fonseca, Gessica Fabielyhttp://lattes.cnpq.br/2836927327702138Soares, Marcia Torres Nerihttp://lattes.cnpq.br/5874293212658066Massaro, Muniquehttp://lattes.cnpq.br/8011027851554959Magalhães, Rita de Cassia Barbosa Paiva2022-02-03T17:10:40Z2022-02-03T17:10:40Z2021-08-26RABELO, Flávia Laryssa Gonzaga. Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães. 2021. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45779O presente estudo teve como objetivo analisar a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na escola, evidenciando fatores envoltos nas relações entre mãe, criança e adolescente com deficiência e a escola. Para tal, definiu-se a abordagem do estudo como qualitativa, na qual recorreu-se à metodologia de história oral temática. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado com cinco mães de crianças e adolescentes com deficiência, e os resultados foram construídos por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). As categorias que emergiram nessa exploração foram: a) o impacto inicial do filho com deficiência na vida da mãe; b) a inclusão da criança e do adolescente com deficiência na escola. Os resultados apontaram que os contextos nos quais as mães estão inseridas e suas vivências pessoais influenciaram a forma como cada uma percebeu e se reorganizou ao descobrir a deficiência do filho, o que nem sempre fez com essa fosse atrelada a aspectos negativos. Sobre encontrar uma escola para seus filhos, apenas uma mãe não recebeu negativa de matrícula, mas foi comum o ato para com as outras mães e seus filhos, o que indica a persistência de práticas de exclusão escolar. Em relação às relações estabelecidas entre as crianças e os adolescentes com deficiência e a escola, as mães se mostraram satisfeitas com o aspecto de socialização, pois seus filhos conseguiram estabelecer boas relações, principalmente com seus pares. No entanto, essas demonstraram ter uma visão ampla da inclusão, não a reduzindo à socialização e assumindo uma posição de acompanhamento e cobrança com a escola quanto ao desenvolvimento da aprendizagem de seus filhos. A necessidade de flexibilização, o planejamento individualizado e uma avaliação diagnóstica que identifique os ganhos e as necessidades de aprendizagem se destacaram entre as demandas das mães. Concluiu-se que a situação de privilégio socioeconômico e a alta escolaridade das mães podem estar relacionadas com uma maior participação política na busca pelos direitos de seus filhos, à mobilização das redes sociais de apoio às quais fazem parte, e à participação e cobranças ativas nas escolas de seus filhos.This study aimed to analyze the inclusion of children and adolescents with disabilities in school, evidencing factors involved in the relationships between mothers, children and adolescents with disabilities and the school. The study approach is defined as qualitative, and the oral history methodology was used. A semi-structured interview script was used with five mothers of children and adolescents with disabilities and the results were built using Bardin's Content Analysis (2011). The categories constructed in the exploration of the data were: a) the initial impact of the child with a disability on the mother's life; b) the inclusion of children and adolescents with disabilities in school. The results showed that the contexts in which the mothers are inserted and their personal experiences influenced the way each one perceived and reorganized their lives when discovering their child's disability, which did not always lead to negative aspects. About finding a school for her children, only one mother did not receive a refusal to register, but the act was common with other mothers and their children, which indicates the persistence of practices of exclusion of these people from regular school. Regarding the relationships established between children and adolescents with disabilities and the school, mothers are satisfied with the aspect of socialization, as their children managed to build good relationships with their peers. However, they demonstrated that they have a broad vision of inclusion, not reducing it to socialization, and assuming a position of monitoring and demanding the school regarding the development of their children's learning. The need for adaptations, individualized planning and a diagnostic assessment that identifies the gains and learning needs stood out among the demands of mothers. It was concluded that the situation of socioeconomic privilege and the high level of education of mothers may be related to greater political participation in the search for their children's rights, to the mobilization of social support networks to which they are part, and to active participation and demands in their children's schools.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilInclusão escolarRelação família-escolaMãesProcessos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mãesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProcessosinclusaoescolar_Rabelo_2021.pdfapplication/pdf2997231https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45779/1/Processosinclusaoescolar_Rabelo_2021.pdf4ca48721ddc444e045b6c757fd4c52c6MD51123456789/457792022-05-02 12:24:41.859oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45779Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:24:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães
title Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães
spellingShingle Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães
Rabelo, Flávia Laryssa Gonzaga
Inclusão escolar
Relação família-escola
Mães
title_short Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães
title_full Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães
title_fullStr Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães
title_full_unstemmed Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães
title_sort Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães
author Rabelo, Flávia Laryssa Gonzaga
author_facet Rabelo, Flávia Laryssa Gonzaga
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4173966346544901
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0351736925269307
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Guerra, Eliana Costa
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4235304768982007
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Fonseca, Gessica Fabiely
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2836927327702138
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Soares, Marcia Torres Neri
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5874293212658066
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Massaro, Munique
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8011027851554959
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Flávia Laryssa Gonzaga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magalhães, Rita de Cassia Barbosa Paiva
contributor_str_mv Magalhães, Rita de Cassia Barbosa Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Relação família-escola
Mães
topic Inclusão escolar
Relação família-escola
Mães
description O presente estudo teve como objetivo analisar a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na escola, evidenciando fatores envoltos nas relações entre mãe, criança e adolescente com deficiência e a escola. Para tal, definiu-se a abordagem do estudo como qualitativa, na qual recorreu-se à metodologia de história oral temática. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado com cinco mães de crianças e adolescentes com deficiência, e os resultados foram construídos por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). As categorias que emergiram nessa exploração foram: a) o impacto inicial do filho com deficiência na vida da mãe; b) a inclusão da criança e do adolescente com deficiência na escola. Os resultados apontaram que os contextos nos quais as mães estão inseridas e suas vivências pessoais influenciaram a forma como cada uma percebeu e se reorganizou ao descobrir a deficiência do filho, o que nem sempre fez com essa fosse atrelada a aspectos negativos. Sobre encontrar uma escola para seus filhos, apenas uma mãe não recebeu negativa de matrícula, mas foi comum o ato para com as outras mães e seus filhos, o que indica a persistência de práticas de exclusão escolar. Em relação às relações estabelecidas entre as crianças e os adolescentes com deficiência e a escola, as mães se mostraram satisfeitas com o aspecto de socialização, pois seus filhos conseguiram estabelecer boas relações, principalmente com seus pares. No entanto, essas demonstraram ter uma visão ampla da inclusão, não a reduzindo à socialização e assumindo uma posição de acompanhamento e cobrança com a escola quanto ao desenvolvimento da aprendizagem de seus filhos. A necessidade de flexibilização, o planejamento individualizado e uma avaliação diagnóstica que identifique os ganhos e as necessidades de aprendizagem se destacaram entre as demandas das mães. Concluiu-se que a situação de privilégio socioeconômico e a alta escolaridade das mães podem estar relacionadas com uma maior participação política na busca pelos direitos de seus filhos, à mobilização das redes sociais de apoio às quais fazem parte, e à participação e cobranças ativas nas escolas de seus filhos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-03T17:10:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-03T17:10:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RABELO, Flávia Laryssa Gonzaga. Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães. 2021. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45779
identifier_str_mv RABELO, Flávia Laryssa Gonzaga. Processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência na perspectiva de suas mães. 2021. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45779/1/Processosinclusaoescolar_Rabelo_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ca48721ddc444e045b6c757fd4c52c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117914838433792