O emprego da multimodalidade em outdoors: a campanha publicitária dos preservativos da marca Olla
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10366 |
Resumo: | Nos últimos anos, principalmente no século passado, o desenvolvimento tecnológico experimentou extraordinário avanço. A comunicação humana foi obrigada a se adequar a essa transformação, o que provocou, e provoca, mudanças consideráveis na linguagem escrita, incorporando recursos visuais e sonoros para deixar a mensagem mais clara. O objetivo principal desta pesquisa é analisar o conteúdo de textos multissemióticos contidos em outdors e verificar como eles atuam na construção da mensagem. Três questões de pesquisa foram levantadas: 1) há relação motivada entre linguagem escrita e linguagem visual? 2) Que elementos da modalidade visual são reveladores de aspectos ideológicos da linguagem? 3) Há necessidade do conhecimento prévio cultural específico para a leitura eficaz da imagem? A Análise do Discurso Crítica e a Semiótica Social são os pressupostos teóricos que fundamentam este estudo. Os princípios da pesquisa qualitativa foram empregados na análise dos dados deste trabalho. A análise do corpus confirmou que as imagens constituem partes relevantes no discurso falado ou escrito e que a composição das linguagens verbal e visual não é neutra ou aleatória. O modo imagético é importante forma de persuasão e de direcionamento de opinião do viewer. Os resultados obtidos contribuem para o estabelecimento de novos caminhos para os estudos da linguagem e apontam para a obrigatoriedade de reflexão sobre a leitura de textos multimodais, que trazem de maneira mais clara os objetivos ideológicos, culturais e sociais com que a mensagem foi construída. O argumento visual é, sem dúvida, importante linguagem para a construção do texto. |
id |
CEUB_c454c8dc5420bb2c881f04f62545bfef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/10366 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Veiga, Antonio Luiz Ferreira daFerraz, Janaína de Aquino2017-03-15T19:09:27Z2017-03-15T19:09:27Z20062006VEIGA, Antonio Luiz Ferreira da. O emprego da multimodalidade em outdoors: acampanha publicitária dos preservativos da marca Olla. 2006. 53 f. Monografia(Pós-Graduação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão. Brasília 2017.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10366Nos últimos anos, principalmente no século passado, o desenvolvimento tecnológico experimentou extraordinário avanço. A comunicação humana foi obrigada a se adequar a essa transformação, o que provocou, e provoca, mudanças consideráveis na linguagem escrita, incorporando recursos visuais e sonoros para deixar a mensagem mais clara. O objetivo principal desta pesquisa é analisar o conteúdo de textos multissemióticos contidos em outdors e verificar como eles atuam na construção da mensagem. Três questões de pesquisa foram levantadas: 1) há relação motivada entre linguagem escrita e linguagem visual? 2) Que elementos da modalidade visual são reveladores de aspectos ideológicos da linguagem? 3) Há necessidade do conhecimento prévio cultural específico para a leitura eficaz da imagem? A Análise do Discurso Crítica e a Semiótica Social são os pressupostos teóricos que fundamentam este estudo. Os princípios da pesquisa qualitativa foram empregados na análise dos dados deste trabalho. A análise do corpus confirmou que as imagens constituem partes relevantes no discurso falado ou escrito e que a composição das linguagens verbal e visual não é neutra ou aleatória. O modo imagético é importante forma de persuasão e de direcionamento de opinião do viewer. Os resultados obtidos contribuem para o estabelecimento de novos caminhos para os estudos da linguagem e apontam para a obrigatoriedade de reflexão sobre a leitura de textos multimodais, que trazem de maneira mais clara os objetivos ideológicos, culturais e sociais com que a mensagem foi construída. O argumento visual é, sem dúvida, importante linguagem para a construção do texto.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-15T17:35:34Z No. of bitstreams: 1 50501852.pdf: 733389 bytes, checksum: d0fbd38c06f9e5d9bdcc50ca286610ab (MD5)Approved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-03-15T19:09:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 50501852.pdf: 733389 bytes, checksum: d0fbd38c06f9e5d9bdcc50ca286610ab (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-15T19:09:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 50501852.pdf: 733389 bytes, checksum: d0fbd38c06f9e5d9bdcc50ca286610ab (MD5) Previous issue date: 2006DiscursoTexto multimodalGramática visualIdentidade socialModo semióticoGênero textualO emprego da multimodalidade em outdoors: a campanha publicitária dos preservativos da marca Ollainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL50501852.pdf50501852.pdfapplication/pdf733389https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10366/1/50501852.pdfd0fbd38c06f9e5d9bdcc50ca286610abMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10366/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT50501852.pdf.txt50501852.pdf.txtExtracted texttext/plain65989https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10366/3/50501852.pdf.txtbaf9f0e8152e6f5be683349bd3f92a99MD53235/103662019-04-15 12:18:05.264oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-15T12:18:05Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O emprego da multimodalidade em outdoors: a campanha publicitária dos preservativos da marca Olla |
title |
O emprego da multimodalidade em outdoors: a campanha publicitária dos preservativos da marca Olla |
spellingShingle |
O emprego da multimodalidade em outdoors: a campanha publicitária dos preservativos da marca Olla Veiga, Antonio Luiz Ferreira da Discurso Texto multimodal Gramática visual Identidade social Modo semiótico Gênero textual |
title_short |
O emprego da multimodalidade em outdoors: a campanha publicitária dos preservativos da marca Olla |
title_full |
O emprego da multimodalidade em outdoors: a campanha publicitária dos preservativos da marca Olla |
title_fullStr |
O emprego da multimodalidade em outdoors: a campanha publicitária dos preservativos da marca Olla |
title_full_unstemmed |
O emprego da multimodalidade em outdoors: a campanha publicitária dos preservativos da marca Olla |
title_sort |
O emprego da multimodalidade em outdoors: a campanha publicitária dos preservativos da marca Olla |
author |
Veiga, Antonio Luiz Ferreira da |
author_facet |
Veiga, Antonio Luiz Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Antonio Luiz Ferreira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferraz, Janaína de Aquino |
contributor_str_mv |
Ferraz, Janaína de Aquino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Texto multimodal Gramática visual Identidade social Modo semiótico Gênero textual |
topic |
Discurso Texto multimodal Gramática visual Identidade social Modo semiótico Gênero textual |
description |
Nos últimos anos, principalmente no século passado, o desenvolvimento tecnológico experimentou extraordinário avanço. A comunicação humana foi obrigada a se adequar a essa transformação, o que provocou, e provoca, mudanças consideráveis na linguagem escrita, incorporando recursos visuais e sonoros para deixar a mensagem mais clara. O objetivo principal desta pesquisa é analisar o conteúdo de textos multissemióticos contidos em outdors e verificar como eles atuam na construção da mensagem. Três questões de pesquisa foram levantadas: 1) há relação motivada entre linguagem escrita e linguagem visual? 2) Que elementos da modalidade visual são reveladores de aspectos ideológicos da linguagem? 3) Há necessidade do conhecimento prévio cultural específico para a leitura eficaz da imagem? A Análise do Discurso Crítica e a Semiótica Social são os pressupostos teóricos que fundamentam este estudo. Os princípios da pesquisa qualitativa foram empregados na análise dos dados deste trabalho. A análise do corpus confirmou que as imagens constituem partes relevantes no discurso falado ou escrito e que a composição das linguagens verbal e visual não é neutra ou aleatória. O modo imagético é importante forma de persuasão e de direcionamento de opinião do viewer. Os resultados obtidos contribuem para o estabelecimento de novos caminhos para os estudos da linguagem e apontam para a obrigatoriedade de reflexão sobre a leitura de textos multimodais, que trazem de maneira mais clara os objetivos ideológicos, culturais e sociais com que a mensagem foi construída. O argumento visual é, sem dúvida, importante linguagem para a construção do texto. |
publishDate |
2006 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-15T19:09:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-03-15T19:09:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VEIGA, Antonio Luiz Ferreira da. O emprego da multimodalidade em outdoors: acampanha publicitária dos preservativos da marca Olla. 2006. 53 f. Monografia(Pós-Graduação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão. Brasília 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10366 |
identifier_str_mv |
VEIGA, Antonio Luiz Ferreira da. O emprego da multimodalidade em outdoors: acampanha publicitária dos preservativos da marca Olla. 2006. 53 f. Monografia(Pós-Graduação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão. Brasília 2017. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10366/1/50501852.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10366/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10366/3/50501852.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d0fbd38c06f9e5d9bdcc50ca286610ab 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 baf9f0e8152e6f5be683349bd3f92a99 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903894922264576 |