O emprego da multimodalidade em outdoors: a campanha publicitária dos preservativos da marca Olla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Antonio Luiz Ferreira da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10366
Resumo: Nos últimos anos, principalmente no século passado, o desenvolvimento tecnológico experimentou extraordinário avanço. A comunicação humana foi obrigada a se adequar a essa transformação, o que provocou, e provoca, mudanças consideráveis na linguagem escrita, incorporando recursos visuais e sonoros para deixar a mensagem mais clara. O objetivo principal desta pesquisa é analisar o conteúdo de textos multissemióticos contidos em outdors e verificar como eles atuam na construção da mensagem. Três questões de pesquisa foram levantadas: 1) há relação motivada entre linguagem escrita e linguagem visual? 2) Que elementos da modalidade visual são reveladores de aspectos ideológicos da linguagem? 3) Há necessidade do conhecimento prévio cultural específico para a leitura eficaz da imagem? A Análise do Discurso Crítica e a Semiótica Social são os pressupostos teóricos que fundamentam este estudo. Os princípios da pesquisa qualitativa foram empregados na análise dos dados deste trabalho. A análise do corpus confirmou que as imagens constituem partes relevantes no discurso falado ou escrito e que a composição das linguagens verbal e visual não é neutra ou aleatória. O modo imagético é importante forma de persuasão e de direcionamento de opinião do viewer. Os resultados obtidos contribuem para o estabelecimento de novos caminhos para os estudos da linguagem e apontam para a obrigatoriedade de reflexão sobre a leitura de textos multimodais, que trazem de maneira mais clara os objetivos ideológicos, culturais e sociais com que a mensagem foi construída. O argumento visual é, sem dúvida, importante linguagem para a construção do texto.
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Três questões de pesquisa foram levantadas: 1) há relação motivada entre linguagem escrita e linguagem visual? 2) Que elementos da modalidade visual são reveladores de aspectos ideológicos da linguagem? 3) Há necessidade do conhecimento prévio cultural específico para a leitura eficaz da imagem? A Análise do Discurso Crítica e a Semiótica Social são os pressupostos teóricos que fundamentam este estudo. Os princípios da pesquisa qualitativa foram empregados na análise dos dados deste trabalho. A análise do corpus confirmou que as imagens constituem partes relevantes no discurso falado ou escrito e que a composição das linguagens verbal e visual não é neutra ou aleatória. O modo imagético é importante forma de persuasão e de direcionamento de opinião do viewer. Os resultados obtidos contribuem para o estabelecimento de novos caminhos para os estudos da linguagem e apontam para a obrigatoriedade de reflexão sobre a leitura de textos multimodais, que trazem de maneira mais clara os objetivos ideológicos, culturais e sociais com que a mensagem foi construída. O argumento visual é, sem dúvida, importante linguagem para a construção do texto.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-15T17:35:34Z No. of bitstreams: 1 50501852.pdf: 733389 bytes, checksum: d0fbd38c06f9e5d9bdcc50ca286610ab (MD5)Approved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-03-15T19:09:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 50501852.pdf: 733389 bytes, checksum: d0fbd38c06f9e5d9bdcc50ca286610ab (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-15T19:09:27Z (GMT). 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