Percepção de professores do ensino fundamental acerca do processo de inclusão: um projeto de pesquisa-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Priscila Souza
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2659
Resumo: A presente monografia investigou a concepção de professores do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, sobre processo de inclusão e proporcionou, através de reuniões e dinâmicas, um espaço para reflexão. Foram feitas entrevistas, antes das reuniões e após as reuniões com duas professoras. As reuniões aconteceram por meio de dinâmicas e uma palestra. Os dados das entrevistas foram transcritos, analisados e separados em três categorias: concepção de inclusão, dificuldades encontradas no processo de inclusão e nomenclaturas utilizadas para designar as pessoas com necessidades educacionais especiais. As professoras conceberam inclusão sob diferentes enfoques, com muitas definições práticas que se aproximavam dos princípios da integração e poucas definições, quase todas baseadas em teorias, que se referiam ao processo de inclusão. Os participantes indicaram durante as dinâmicas muitas dificuldades para a realização da inclusão, dentre elas, a falta de formação especializada, a falta de profissionais qualificados e com experiência prévia, o excesso de alunos nas salas de aula e a falta de infra-estrutura e recursos adequados. O professor deficiente visual convidado para ministrar a palestra, afirmou que para ele não existe inclusão e exemplificou com suas experiências de vida, o que fez com que os demais professores refletirem sobre sua atuação em sala de aula. Portanto, os dados permitiram identificar que o processo de inclusão ainda depende de vários aspectos e que ainda ocorre a proposta da integração dentro de escolas inclusivas. Para que o processo de inclusão ocorra efetivamente, são necessárias profundas transformações na estrutura das escolas, redefinição dos cursos de formação dos professores e apoio das famílias e da Secretaria de Educação, principalmente na reformulação do processo educacional.
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