Avaliação de potência muscular dos membros inferiores em escolares do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ulisses Garcia de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13118
Resumo: Introdução: A força é definida como a capacidade que um músculo ou grupo muscular tem para vencer ou suportar uma determinada resistência, segundo condições específicas. Objetivo: Avaliar o índice de força explosiva de membros inferiores de crianças da rede de ensino Pública de Brasília - DF. Materiais e Métodos: O estudo foi caracterizado como longitudinal de cunho experimental, com amostra comparativa, onde foram aplicados testes para verificar o índice de força explosiva dos membros inferiores de 25 alunos de ambos os sexos de 08 a 10 anos da Escola Classe 304 Norte. Os alunos participaram do Grupo Intervenção (GI) n=25, foram mensurados o peso (kg) dos avaliados através de uma balança digital Filizola Personal PL 200 com precisão de 100g, a estatura foi mensurada através de um estadiômetro Alturexata com precisão de 0,1 cm e por fim cálculo do IMC. Para analisar a força dos membros inferiores, foram utilizados testes (pré e pós intervenção) de salto vertical e salto horizontal. Resultado: O principal achado do estudo foi que após quatro semanas de intervenção ocorreu aumento da capacidade força (dos membros inferiores) nos escolares do grupo intervenção. Conclusão: Conclui-se que a intervenção realizada foi o suficiente para gerar uma diferença estatisticamente significativa nos resultados obtidos por cada uma das crianças avaliadas nos testes, o que significa que houve alguma melhora na capacidade força, dos membros inferiores das crianças.
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Materiais e Métodos: O estudo foi caracterizado como longitudinal de cunho experimental, com amostra comparativa, onde foram aplicados testes para verificar o índice de força explosiva dos membros inferiores de 25 alunos de ambos os sexos de 08 a 10 anos da Escola Classe 304 Norte. Os alunos participaram do Grupo Intervenção (GI) n=25, foram mensurados o peso (kg) dos avaliados através de uma balança digital Filizola Personal PL 200 com precisão de 100g, a estatura foi mensurada através de um estadiômetro Alturexata com precisão de 0,1 cm e por fim cálculo do IMC. Para analisar a força dos membros inferiores, foram utilizados testes (pré e pós intervenção) de salto vertical e salto horizontal. Resultado: O principal achado do estudo foi que após quatro semanas de intervenção ocorreu aumento da capacidade força (dos membros inferiores) nos escolares do grupo intervenção. Conclusão: Conclui-se que a intervenção realizada foi o suficiente para gerar uma diferença estatisticamente significativa nos resultados obtidos por cada uma das crianças avaliadas nos testes, o que significa que houve alguma melhora na capacidade força, dos membros inferiores das crianças.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T18:58:52Z No. of bitstreams: 1 21450655.pdf: 1841299 bytes, checksum: 8881e8ddd7276ef3541b30ef2d130d7b (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T13:20:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21450655.pdf: 1841299 bytes, checksum: 8881e8ddd7276ef3541b30ef2d130d7b (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-19T13:20:11Z (GMT). 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