Educação ambiental e inclusão social: possibilidades pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Flavia Ribeiro da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7751
Resumo: O objetivo desse trabalho é demonstrar que a atividade lúdica é uma excelente ferramenta de ensino de Educação Ambiental (EA), sobretudo para as crianças do ensino fundamental. Além de incutir nas crianças noções de sustentabilidade, esse método pode ser utilizado para reforçar nas crianças de comunidades da periferia, com síndromes de exclusão social, a noção de pertencimento à natureza e ao meio social em que vivem. De fato, a utilização de jogos, brincadeiras, arte facilita a interação, o companheirismo, a compreensão das diferenças alheias, a aceitação de suas próprias limitações e das limitações de outrem. O método lúdico pode também, caso bem direcionado, aprofundar o conhecimento da natureza, a interação da criança com o meio ambiente e, ao valorar o conjunto dos instintos e tendências naturais de um individuo compreender melhor o seu papel no universo, minimizando os desafios de seu contexto de exclusão social e fortalecendo a auto estima. A intenção desse trabalho é que sirva de exemplo, de auxílio, enquanto elemento de consulta para realidades similares. Com esse objetivo, a EA abordada levará em conta aspectos culturais, ecológicos, sociais, econômicos e éticos de realidades de periferia, sem excluir, contudo, a sua adaptação em diferentes contextos.
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O método lúdico pode também, caso bem direcionado, aprofundar o conhecimento da natureza, a interação da criança com o meio ambiente e, ao valorar o conjunto dos instintos e tendências naturais de um individuo compreender melhor o seu papel no universo, minimizando os desafios de seu contexto de exclusão social e fortalecendo a auto estima. A intenção desse trabalho é que sirva de exemplo, de auxílio, enquanto elemento de consulta para realidades similares. Com esse objetivo, a EA abordada levará em conta aspectos culturais, ecológicos, sociais, econômicos e éticos de realidades de periferia, sem excluir, contudo, a sua adaptação em diferentes contextos.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-11T12:38:21Z No. of bitstreams: 1 50910150.pdf: 529403 bytes, checksum: 1800559051bb460ff948a32c49fc5d50 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-11T12:38:21Z (GMT). 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