Publicidade e influência digital: desenvolvimento econômico e direito do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nathalia de Araujo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13813
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de fazer-se compreender a necessidade de normatização da publicidade veiculada através de influenciadores digitais. São averiguados os efeitos da publicidade no mercado para que a urgência de legislação específica seja percebida. Portanto, o trabalho se inicia com fatos históricos e psicológicos à fim de explicar como os consumidores são influenciados pelas “celebridades” das mídias sociais, assim como a reação do cérebro humano diante determinadas situações. Em segundo lugar, analisa se o influenciador digital pode ser caracterizado como parte da cadeia de consumo, visto que são eles que fazem toda divulgação dos produtos, bem como fazem testes e análises de qualidade para repassar para os consumidores. Por isso, o trabalho explora as cláusulas do Código de Defesa do Consumidor e do Código Civil, uma vez que elas nos dão um direcionamento a respeito dos reais direitos dos consumidores e como podemos reparar os possíveis danos que venham a sofrer. Por fim, são demonstrados os efeitos da publicidade na economia e nas empresas para que se tenha noção o tamanho do dano que uma publicidade ilegal pode causar ao mercado. Conclui-se, portanto, que a regulação da publicidade feita por influenciadores digitais é de grande importância para que sejam garantidos os direitos dos consumidores, bem como o ideal desenvolvimento econômico do país.
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Em segundo lugar, analisa se o influenciador digital pode ser caracterizado como parte da cadeia de consumo, visto que são eles que fazem toda divulgação dos produtos, bem como fazem testes e análises de qualidade para repassar para os consumidores. Por isso, o trabalho explora as cláusulas do Código de Defesa do Consumidor e do Código Civil, uma vez que elas nos dão um direcionamento a respeito dos reais direitos dos consumidores e como podemos reparar os possíveis danos que venham a sofrer. Por fim, são demonstrados os efeitos da publicidade na economia e nas empresas para que se tenha noção o tamanho do dano que uma publicidade ilegal pode causar ao mercado. Conclui-se, portanto, que a regulação da publicidade feita por influenciadores digitais é de grande importância para que sejam garantidos os direitos dos consumidores, bem como o ideal desenvolvimento econômico do país.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-09T14:15:36Z No. of bitstreams: 1 21508794.pdf: 579222 bytes, checksum: 9b6636aec85f012284d251975641d1be (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-17T10:31:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21508794.pdf: 579222 bytes, checksum: 9b6636aec85f012284d251975641d1be (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-17T10:31:31Z (GMT). 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