A tutela da proteção dos dados pessoais dos consumidores à luz da nova LGPD na sociedade do capitalismo de vigilância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Coraci Pereira do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16160
Resumo: O presente artigo tem por objetivo a análise da proteção de dados pessoais, da privacidade, da liberdade no âmbito da relação jurídica de consumo levando em consideração a vulnerabilidade do consumidor e do indivíduo nesse processo. A todo momento, os dados do consumidor são utilizados de forma massiva: são coletados, armazenados, tratados, transformados em matéria-prima por inúmeras empresas e os mais diversos setores econômicos, com o fito de refinar as informações ali obtidas, tornando-as mais precisas e úteis à comercialização. Nesse contexto, busca-se explorar as consequências advindas da conexão entre a sociedade de consumo e a sociedade de informação, do capitalismo de vigilância, a partir dos avanços da tecnologia e como o Direito pode tutelar a privacidade do consumidor. Em setembro de 2020, entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados, (LGPD) e foi criada a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, (ANPD), que é um elemento central no desenvolvimento de uma política nacional de proteção de dados. Assim, o presente trabalho tem como foco central analisar como a nova LGPD pode proteger o consumidor do uso indiscriminado e abusivo dos seus dados, bem como as ameaças que essas novas tecnologias trazem aos consumidores na sociedade do capitalismo de vigilância.
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Em setembro de 2020, entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados, (LGPD) e foi criada a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, (ANPD), que é um elemento central no desenvolvimento de uma política nacional de proteção de dados. Assim, o presente trabalho tem como foco central analisar como a nova LGPD pode proteger o consumidor do uso indiscriminado e abusivo dos seus dados, bem como as ameaças que essas novas tecnologias trazem aos consumidores na sociedade do capitalismo de vigilância.Submitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-09-12T13:46:06Z No. of bitstreams: 1 Artigo III A TUTELA DA PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS DOS CONSUMIDORES À LUZ DA NOVA LGPD NA SOCIEDADE DO CAPITALISMO DE VIGILÂNCIA (3).pdf: 245425 bytes, checksum: 71f6ef0ffb0520dd78dfa215d1cd9bcb (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-09-21T13:20:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo III A TUTELA DA PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS DOS CONSUMIDORES À LUZ DA NOVA LGPD NA SOCIEDADE DO CAPITALISMO DE VIGILÂNCIA (3).pdf: 245425 bytes, checksum: 71f6ef0ffb0520dd78dfa215d1cd9bcb (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-21T13:20:30Z (GMT). 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