Percepção de clima organizacional: uma análise comparativa entre uma organização pública e uma organização privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Risuenho, Igor Holanda
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10098
Resumo: O objetivo central da pesquisa é descrever as diferenças entre a percepção de clima organizacional atribuída aos colaboradores de organizações públicas e privadas. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa quantitativa de clima organizacional em instituições de ensino, com a aplicação de um questionário composto por 69 itens, correspondentes aos fatores: apoio da chefia e da organização, recompensas, conforto físico, controle/ pressão e coesão entre colegas. O questionário foi entregue a 136 colaboradores, sendo 55,8% de escola privada, nos seus locais de trabalho e recolhido posteriormente pelo pesquisador. Esses eram predominantemente do sexo feminino, 65,4%, professoras do ensino fundamental e médio. Não houve coleta em universidade ou centro universitário. Com base nos dados constantes dos questionários, foi realizada uma análise de variância para observar a diferença de percepção de clima nos dois tipos de organização. Os resultados obtidos apresentaram equivalência com relação a um único fator: controle/ pressão, o que permite inferir que nos dois ambientes organizacionais os colaboradores percebem níveis similares de controle sobre o trabalho exercido por eles. Por outro lado, os resultados apresentaram uma divergência de percepções com relação aos demais fatores: apoio da chefia e da organização, recompensas, conforto físico e coesão entre colegas. Vale ressaltar que em todos eles a avaliação foi superior para aqueles que trabalhavam na escola privada quando comparado à escola pública; o que pode ser resultado das melhores condições de trabalho e maiores investimentos da instituição particular frente à instituição pública, proporcionando a seus colaboradores maior conforto físico e recompensas mais adequadas às necessidades de seus colaboradores. Foram realizadas também análises correlacionais entre os dados de clima organizacional e dados pessoais. Destes, o maior tempo de empresa foi o que mais se mostrou correlacionado com uma baixa avaliação, o que sugere uma revisão de, por exemplo, um plano de carreira dos professores. Outra análise realizada foi sobre os fatores ou variáveis preditoras de cada um dos fatores de clima organizacional e para 4 dos 5 fatores o fato de ser uma organização pública ou privada foi a variável que se mostrou significativa. Este dado mostra-se importante para as organizações públicas, pois a maneira de investimento pode interferir no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Sugerem-se como trabalhos futuros, que se faça uma comparação não apenas entre tipos de vínculos empregatícios, mas também entre categorias de trabalho, bem como uma comparação entre empresas públicas urbanas e rurais para observar se a diferença perdura e pesquisas com intervenção para melhorar a percepção de clima organizacional das escolas públicas.
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O questionário foi entregue a 136 colaboradores, sendo 55,8% de escola privada, nos seus locais de trabalho e recolhido posteriormente pelo pesquisador. Esses eram predominantemente do sexo feminino, 65,4%, professoras do ensino fundamental e médio. Não houve coleta em universidade ou centro universitário. Com base nos dados constantes dos questionários, foi realizada uma análise de variância para observar a diferença de percepção de clima nos dois tipos de organização. Os resultados obtidos apresentaram equivalência com relação a um único fator: controle/ pressão, o que permite inferir que nos dois ambientes organizacionais os colaboradores percebem níveis similares de controle sobre o trabalho exercido por eles. Por outro lado, os resultados apresentaram uma divergência de percepções com relação aos demais fatores: apoio da chefia e da organização, recompensas, conforto físico e coesão entre colegas. Vale ressaltar que em todos eles a avaliação foi superior para aqueles que trabalhavam na escola privada quando comparado à escola pública; o que pode ser resultado das melhores condições de trabalho e maiores investimentos da instituição particular frente à instituição pública, proporcionando a seus colaboradores maior conforto físico e recompensas mais adequadas às necessidades de seus colaboradores. Foram realizadas também análises correlacionais entre os dados de clima organizacional e dados pessoais. Destes, o maior tempo de empresa foi o que mais se mostrou correlacionado com uma baixa avaliação, o que sugere uma revisão de, por exemplo, um plano de carreira dos professores. Outra análise realizada foi sobre os fatores ou variáveis preditoras de cada um dos fatores de clima organizacional e para 4 dos 5 fatores o fato de ser uma organização pública ou privada foi a variável que se mostrou significativa. Este dado mostra-se importante para as organizações públicas, pois a maneira de investimento pode interferir no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Sugerem-se como trabalhos futuros, que se faça uma comparação não apenas entre tipos de vínculos empregatícios, mas também entre categorias de trabalho, bem como uma comparação entre empresas públicas urbanas e rurais para observar se a diferença perdura e pesquisas com intervenção para melhorar a percepção de clima organizacional das escolas públicas.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-10-25T19:05:07Z No. of bitstreams: 1 20551047.pdf: 512393 bytes, checksum: bea18fb3b5f67122b35f2005458acfc3 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-16T11:57:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20551047.pdf: 512393 bytes, checksum: bea18fb3b5f67122b35f2005458acfc3 (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-16T11:57:46Z (GMT). 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