Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Mayara Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17436
Resumo: A comunicação interna e o endomarketing são dois compostos de comunicação que podem ajudar os gestores a motivar equipes, engajar funcionários e incentivar a criatividade. Seu uso não é complexo, mas é necessário que a empresa tenha atenção aos detalhes. O objetivo desta pesquisa é listar e criar estratégias de comunicação interna e endomarketing para promover o engajamento e a criatividade na equipe. Com ambas estratégias voltadas para o público interno, usá-las de forma inteligente pode trazer melhores resultados para a produção dos projetos propostos pela instituição, além de engajar e permitir a participação do colaborador no processo de decisão. Com foco na gestão de equipes no setor público, este trabalho submeteu a equipe de comunicação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) à um questionário, a fim de compreender como a instituição trabalha com essas duas ferramentas. Além disso, esse texto dá sugestões de uso do endomarketing e da comunicação interna com base nas respostas obtidas durante a pesquisa. Percebeu-se durante todo o processo que a empresa não tem uma boa comunicação interna e os esforços para engajar as equipes não são suficientes. Porém, há espaço de crescimento da comunicação dentro da instituição que poderá ser benéfico para todos os setores quando devidamente aplicados.
id CEUB_e21ae5613d84427053989beed2f596fe
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:prefix/17436
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Rodrigues, Mayara Santos2024-07-08T11:37:00Z2024-07-08T11:37:00Z20222022RODRIGUES, Mayara Santos. Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). 2022. Monografia (Especialização em Gestão das Comunicações) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17436Joana d’Arc Bicalho FélixA comunicação interna e o endomarketing são dois compostos de comunicação que podem ajudar os gestores a motivar equipes, engajar funcionários e incentivar a criatividade. Seu uso não é complexo, mas é necessário que a empresa tenha atenção aos detalhes. O objetivo desta pesquisa é listar e criar estratégias de comunicação interna e endomarketing para promover o engajamento e a criatividade na equipe. Com ambas estratégias voltadas para o público interno, usá-las de forma inteligente pode trazer melhores resultados para a produção dos projetos propostos pela instituição, além de engajar e permitir a participação do colaborador no processo de decisão. Com foco na gestão de equipes no setor público, este trabalho submeteu a equipe de comunicação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) à um questionário, a fim de compreender como a instituição trabalha com essas duas ferramentas. Além disso, esse texto dá sugestões de uso do endomarketing e da comunicação interna com base nas respostas obtidas durante a pesquisa. Percebeu-se durante todo o processo que a empresa não tem uma boa comunicação interna e os esforços para engajar as equipes não são suficientes. Porém, há espaço de crescimento da comunicação dentro da instituição que poderá ser benéfico para todos os setores quando devidamente aplicados.Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-07-08T11:37:00Z No. of bitstreams: 1 MAYARA SANTOS RODRIGUES.pdf: 2823245 bytes, checksum: 978bfccfa01a8c5748b43b122df2fe3b (MD5)Made available in DSpace on 2024-07-08T11:37:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAYARA SANTOS RODRIGUES.pdf: 2823245 bytes, checksum: 978bfccfa01a8c5748b43b122df2fe3b (MD5) Previous issue date: 2022EndomarketingComunicação internaGestão e engajamento de equipeComo incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMAYARA SANTOS RODRIGUES.pdfMAYARA SANTOS RODRIGUES.pdfapplication/pdf2823245https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/17436/1/MAYARA%20SANTOS%20RODRIGUES.pdf978bfccfa01a8c5748b43b122df2fe3bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/17436/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTMAYARA SANTOS RODRIGUES.pdf.txtMAYARA SANTOS RODRIGUES.pdf.txtExtracted texttext/plain62059https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/17436/3/MAYARA%20SANTOS%20RODRIGUES.pdf.txt560a86a7e68f4b1c7ea12a56239373b6MD53prefix/174362024-07-08 13:03:43.259oai:repositorio.uniceub.br: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ório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612024-07-08T13:03:43Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM)
title Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM)
spellingShingle Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM)
Rodrigues, Mayara Santos
Endomarketing
Comunicação interna
Gestão e engajamento de equipe
title_short Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM)
title_full Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM)
title_fullStr Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM)
title_full_unstemmed Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM)
title_sort Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM)
author Rodrigues, Mayara Santos
author_facet Rodrigues, Mayara Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Mayara Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Endomarketing
Comunicação interna
Gestão e engajamento de equipe
topic Endomarketing
Comunicação interna
Gestão e engajamento de equipe
description A comunicação interna e o endomarketing são dois compostos de comunicação que podem ajudar os gestores a motivar equipes, engajar funcionários e incentivar a criatividade. Seu uso não é complexo, mas é necessário que a empresa tenha atenção aos detalhes. O objetivo desta pesquisa é listar e criar estratégias de comunicação interna e endomarketing para promover o engajamento e a criatividade na equipe. Com ambas estratégias voltadas para o público interno, usá-las de forma inteligente pode trazer melhores resultados para a produção dos projetos propostos pela instituição, além de engajar e permitir a participação do colaborador no processo de decisão. Com foco na gestão de equipes no setor público, este trabalho submeteu a equipe de comunicação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) à um questionário, a fim de compreender como a instituição trabalha com essas duas ferramentas. Além disso, esse texto dá sugestões de uso do endomarketing e da comunicação interna com base nas respostas obtidas durante a pesquisa. Percebeu-se durante todo o processo que a empresa não tem uma boa comunicação interna e os esforços para engajar as equipes não são suficientes. Porém, há espaço de crescimento da comunicação dentro da instituição que poderá ser benéfico para todos os setores quando devidamente aplicados.
publishDate 2022
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-08T11:37:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-07-08T11:37:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Mayara Santos. Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). 2022. Monografia (Especialização em Gestão das Comunicações) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17436
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv Joana d’Arc Bicalho Félix
identifier_str_mv RODRIGUES, Mayara Santos. Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). 2022. Monografia (Especialização em Gestão das Comunicações) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
Joana d’Arc Bicalho Félix
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/17436/1/MAYARA%20SANTOS%20RODRIGUES.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/17436/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/17436/3/MAYARA%20SANTOS%20RODRIGUES.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 978bfccfa01a8c5748b43b122df2fe3b
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
560a86a7e68f4b1c7ea12a56239373b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903951810658304