Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17436 |
Resumo: | A comunicação interna e o endomarketing são dois compostos de comunicação que podem ajudar os gestores a motivar equipes, engajar funcionários e incentivar a criatividade. Seu uso não é complexo, mas é necessário que a empresa tenha atenção aos detalhes. O objetivo desta pesquisa é listar e criar estratégias de comunicação interna e endomarketing para promover o engajamento e a criatividade na equipe. Com ambas estratégias voltadas para o público interno, usá-las de forma inteligente pode trazer melhores resultados para a produção dos projetos propostos pela instituição, além de engajar e permitir a participação do colaborador no processo de decisão. Com foco na gestão de equipes no setor público, este trabalho submeteu a equipe de comunicação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) à um questionário, a fim de compreender como a instituição trabalha com essas duas ferramentas. Além disso, esse texto dá sugestões de uso do endomarketing e da comunicação interna com base nas respostas obtidas durante a pesquisa. Percebeu-se durante todo o processo que a empresa não tem uma boa comunicação interna e os esforços para engajar as equipes não são suficientes. Porém, há espaço de crescimento da comunicação dentro da instituição que poderá ser benéfico para todos os setores quando devidamente aplicados. |
id |
CEUB_e21ae5613d84427053989beed2f596fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:prefix/17436 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Rodrigues, Mayara Santos2024-07-08T11:37:00Z2024-07-08T11:37:00Z20222022RODRIGUES, Mayara Santos. Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). 2022. Monografia (Especialização em Gestão das Comunicações) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17436Joana d’Arc Bicalho FélixA comunicação interna e o endomarketing são dois compostos de comunicação que podem ajudar os gestores a motivar equipes, engajar funcionários e incentivar a criatividade. Seu uso não é complexo, mas é necessário que a empresa tenha atenção aos detalhes. O objetivo desta pesquisa é listar e criar estratégias de comunicação interna e endomarketing para promover o engajamento e a criatividade na equipe. Com ambas estratégias voltadas para o público interno, usá-las de forma inteligente pode trazer melhores resultados para a produção dos projetos propostos pela instituição, além de engajar e permitir a participação do colaborador no processo de decisão. Com foco na gestão de equipes no setor público, este trabalho submeteu a equipe de comunicação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) à um questionário, a fim de compreender como a instituição trabalha com essas duas ferramentas. Além disso, esse texto dá sugestões de uso do endomarketing e da comunicação interna com base nas respostas obtidas durante a pesquisa. Percebeu-se durante todo o processo que a empresa não tem uma boa comunicação interna e os esforços para engajar as equipes não são suficientes. Porém, há espaço de crescimento da comunicação dentro da instituição que poderá ser benéfico para todos os setores quando devidamente aplicados.Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-07-08T11:37:00Z No. of bitstreams: 1 MAYARA SANTOS RODRIGUES.pdf: 2823245 bytes, checksum: 978bfccfa01a8c5748b43b122df2fe3b (MD5)Made available in DSpace on 2024-07-08T11:37:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAYARA SANTOS RODRIGUES.pdf: 2823245 bytes, checksum: 978bfccfa01a8c5748b43b122df2fe3b (MD5) Previous issue date: 2022EndomarketingComunicação internaGestão e engajamento de equipeComo incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMAYARA SANTOS RODRIGUES.pdfMAYARA SANTOS RODRIGUES.pdfapplication/pdf2823245https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/17436/1/MAYARA%20SANTOS%20RODRIGUES.pdf978bfccfa01a8c5748b43b122df2fe3bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/17436/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTMAYARA SANTOS RODRIGUES.pdf.txtMAYARA SANTOS RODRIGUES.pdf.txtExtracted texttext/plain62059https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/17436/3/MAYARA%20SANTOS%20RODRIGUES.pdf.txt560a86a7e68f4b1c7ea12a56239373b6MD53prefix/174362024-07-08 13:03:43.259oai:repositorio.uniceub.br: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ório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612024-07-08T13:03:43Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) |
title |
Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) |
spellingShingle |
Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) Rodrigues, Mayara Santos Endomarketing Comunicação interna Gestão e engajamento de equipe |
title_short |
Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) |
title_full |
Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) |
title_fullStr |
Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) |
title_full_unstemmed |
Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) |
title_sort |
Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) |
author |
Rodrigues, Mayara Santos |
author_facet |
Rodrigues, Mayara Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Mayara Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Endomarketing Comunicação interna Gestão e engajamento de equipe |
topic |
Endomarketing Comunicação interna Gestão e engajamento de equipe |
description |
A comunicação interna e o endomarketing são dois compostos de comunicação que podem ajudar os gestores a motivar equipes, engajar funcionários e incentivar a criatividade. Seu uso não é complexo, mas é necessário que a empresa tenha atenção aos detalhes. O objetivo desta pesquisa é listar e criar estratégias de comunicação interna e endomarketing para promover o engajamento e a criatividade na equipe. Com ambas estratégias voltadas para o público interno, usá-las de forma inteligente pode trazer melhores resultados para a produção dos projetos propostos pela instituição, além de engajar e permitir a participação do colaborador no processo de decisão. Com foco na gestão de equipes no setor público, este trabalho submeteu a equipe de comunicação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) à um questionário, a fim de compreender como a instituição trabalha com essas duas ferramentas. Além disso, esse texto dá sugestões de uso do endomarketing e da comunicação interna com base nas respostas obtidas durante a pesquisa. Percebeu-se durante todo o processo que a empresa não tem uma boa comunicação interna e os esforços para engajar as equipes não são suficientes. Porém, há espaço de crescimento da comunicação dentro da instituição que poderá ser benéfico para todos os setores quando devidamente aplicados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-07-08T11:37:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-07-08T11:37:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Mayara Santos. Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). 2022. Monografia (Especialização em Gestão das Comunicações) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17436 |
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv |
Joana d’Arc Bicalho Félix |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Mayara Santos. Como incentivar a produtividade de uma equipe de comunicação no setor público: um estudo de caso da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). 2022. Monografia (Especialização em Gestão das Comunicações) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022. Joana d’Arc Bicalho Félix |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/17436/1/MAYARA%20SANTOS%20RODRIGUES.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/17436/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/17436/3/MAYARA%20SANTOS%20RODRIGUES.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
978bfccfa01a8c5748b43b122df2fe3b 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 560a86a7e68f4b1c7ea12a56239373b6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903951810658304 |