A comunicação interna como ferramenta motivacional em uma agência bancária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Bona, Robert Henrique
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29805
Resumo: Para que os objetivos organizacionais sejam alcançados com êxito, os colaboradores precisam estar motivados e comprometidos a atingi-los. O endomarketing, ou marketing interno, surge como a ferramenta capaz de promover a motivação dos funcionários e difundir dentro da organização, a cultura de orientação para o cliente que a empresa necessita e, para isso, utiliza-se de um de seus principais veículos, a comunicação interna. Baseado nesta premissa, o presente trabalho visou identificar a percepção dos funcionários lotados na agência Guaporé do Banco Alfa, localizada na cidade de Guaporé (RS), acerca da comunicação interna praticada pelo banco através de seus mais variados veículos, bem como o impacto desta comunicação em sua motivação. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória qualitativa. Dentre os principais resultados dessa pesquisa destacam-se a importância atribuída pelos funcionários à comunicação interna, o impacto positivo, percebido por eles, desta comunicação em sua motivação e a necessidade de melhorias no tempo disponível para acesso aos canais e nos próprios canais que permitem ao Banco Alfa “ouvir” seus colaboradores.
id UFRGS-2_6d35ce220a6b016d006562d910fa8ab2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29805
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling De Bona, Robert HenriqueMuller Neto, Hugo FridolinoPacheco, Natália Araújo2011-06-28T06:00:19Z2010http://hdl.handle.net/10183/29805000778624Para que os objetivos organizacionais sejam alcançados com êxito, os colaboradores precisam estar motivados e comprometidos a atingi-los. O endomarketing, ou marketing interno, surge como a ferramenta capaz de promover a motivação dos funcionários e difundir dentro da organização, a cultura de orientação para o cliente que a empresa necessita e, para isso, utiliza-se de um de seus principais veículos, a comunicação interna. Baseado nesta premissa, o presente trabalho visou identificar a percepção dos funcionários lotados na agência Guaporé do Banco Alfa, localizada na cidade de Guaporé (RS), acerca da comunicação interna praticada pelo banco através de seus mais variados veículos, bem como o impacto desta comunicação em sua motivação. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória qualitativa. Dentre os principais resultados dessa pesquisa destacam-se a importância atribuída pelos funcionários à comunicação interna, o impacto positivo, percebido por eles, desta comunicação em sua motivação e a necessidade de melhorias no tempo disponível para acesso aos canais e nos próprios canais que permitem ao Banco Alfa “ouvir” seus colaboradores.application/pdfporEndomarketingComunicação interna : EmpresaMotivaçãoA comunicação interna como ferramenta motivacional em uma agência bancáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000778624.pdf.txt000778624.pdf.txtExtracted Texttext/plain94480http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29805/2/000778624.pdf.txtf47abc202185ad6cad21d217e15f4830MD52ORIGINAL000778624.pdf000778624.pdfTexto completoapplication/pdf484870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29805/1/000778624.pdf1485ecde2de195a00aadde68b7d81697MD51THUMBNAIL000778624.pdf.jpg000778624.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29805/3/000778624.pdf.jpga1a54d4e398399079a049475fc103023MD5310183/298052018-10-09 09:22:40.33oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29805Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:22:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A comunicação interna como ferramenta motivacional em uma agência bancária
title A comunicação interna como ferramenta motivacional em uma agência bancária
spellingShingle A comunicação interna como ferramenta motivacional em uma agência bancária
De Bona, Robert Henrique
Endomarketing
Comunicação interna : Empresa
Motivação
title_short A comunicação interna como ferramenta motivacional em uma agência bancária
title_full A comunicação interna como ferramenta motivacional em uma agência bancária
title_fullStr A comunicação interna como ferramenta motivacional em uma agência bancária
title_full_unstemmed A comunicação interna como ferramenta motivacional em uma agência bancária
title_sort A comunicação interna como ferramenta motivacional em uma agência bancária
author De Bona, Robert Henrique
author_facet De Bona, Robert Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Bona, Robert Henrique
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muller Neto, Hugo Fridolino
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pacheco, Natália Araújo
contributor_str_mv Muller Neto, Hugo Fridolino
Pacheco, Natália Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Endomarketing
Comunicação interna : Empresa
Motivação
topic Endomarketing
Comunicação interna : Empresa
Motivação
description Para que os objetivos organizacionais sejam alcançados com êxito, os colaboradores precisam estar motivados e comprometidos a atingi-los. O endomarketing, ou marketing interno, surge como a ferramenta capaz de promover a motivação dos funcionários e difundir dentro da organização, a cultura de orientação para o cliente que a empresa necessita e, para isso, utiliza-se de um de seus principais veículos, a comunicação interna. Baseado nesta premissa, o presente trabalho visou identificar a percepção dos funcionários lotados na agência Guaporé do Banco Alfa, localizada na cidade de Guaporé (RS), acerca da comunicação interna praticada pelo banco através de seus mais variados veículos, bem como o impacto desta comunicação em sua motivação. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória qualitativa. Dentre os principais resultados dessa pesquisa destacam-se a importância atribuída pelos funcionários à comunicação interna, o impacto positivo, percebido por eles, desta comunicação em sua motivação e a necessidade de melhorias no tempo disponível para acesso aos canais e nos próprios canais que permitem ao Banco Alfa “ouvir” seus colaboradores.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-28T06:00:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29805
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000778624
url http://hdl.handle.net/10183/29805
identifier_str_mv 000778624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29805/2/000778624.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29805/1/000778624.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29805/3/000778624.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f47abc202185ad6cad21d217e15f4830
1485ecde2de195a00aadde68b7d81697
a1a54d4e398399079a049475fc103023
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224410578812928