Endomarketing e Comprometimento Organizacional: o papel mediador da Comunicação Interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Mariana Moutinho Jorge da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.24/2310
Resumo: A presente dissertação de mestrado tem como propósito analisar o papel mediador da comunicação interna na relação existente entre o endomarketing e o comprometimento organizacional dos colaboradores. De modo a estudar empiricamente os construtos supramencionados, recorreu-se a uma abordagem quantitativa, através de um questionário criado com base no Questionário do Comprometimento Organizacional (QCO), no Questionário da Satisfação da Comunicação (CSQ) e no Modelo de Gestão do Marketing Interno. Participaram no estudo 136 trabalhadores. Os resultados obtidos suportaram todas as hipóteses enunciadas na investigação, mostrando o efeito direto que o endomarketing e a comunicação interna têm no comprometimento organizacional e, além disso, que a comunicação interna medeia, de forma positiva, a relação entre o endomarketing e o comprometimento organizacional. Desta forma, esta investigação tornou-se pertinente na área da gestão estratégica de recursos humanos por evidenciar a importância do endomarketing na promoção do comprometimento organizacional, através do efeito mediador da comunicação interna.
id RCAP_6528510daf36151ae0829ada6210b033
oai_identifier_str oai:repositorio.umaia.pt:10400.24/2310
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Endomarketing e Comprometimento Organizacional: o papel mediador da Comunicação InternaEndomarketingComunicação internaA presente dissertação de mestrado tem como propósito analisar o papel mediador da comunicação interna na relação existente entre o endomarketing e o comprometimento organizacional dos colaboradores. De modo a estudar empiricamente os construtos supramencionados, recorreu-se a uma abordagem quantitativa, através de um questionário criado com base no Questionário do Comprometimento Organizacional (QCO), no Questionário da Satisfação da Comunicação (CSQ) e no Modelo de Gestão do Marketing Interno. Participaram no estudo 136 trabalhadores. Os resultados obtidos suportaram todas as hipóteses enunciadas na investigação, mostrando o efeito direto que o endomarketing e a comunicação interna têm no comprometimento organizacional e, além disso, que a comunicação interna medeia, de forma positiva, a relação entre o endomarketing e o comprometimento organizacional. Desta forma, esta investigação tornou-se pertinente na área da gestão estratégica de recursos humanos por evidenciar a importância do endomarketing na promoção do comprometimento organizacional, através do efeito mediador da comunicação interna.Repositório Científico da UMAIACastro, Mariana Moutinho Jorge da2023-10-17T14:21:06Z2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.24/2310porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T07:44:15Zoai:repositorio.umaia.pt:10400.24/2310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:14.020467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Endomarketing e Comprometimento Organizacional: o papel mediador da Comunicação Interna
title Endomarketing e Comprometimento Organizacional: o papel mediador da Comunicação Interna
spellingShingle Endomarketing e Comprometimento Organizacional: o papel mediador da Comunicação Interna
Castro, Mariana Moutinho Jorge da
Endomarketing
Comunicação interna
title_short Endomarketing e Comprometimento Organizacional: o papel mediador da Comunicação Interna
title_full Endomarketing e Comprometimento Organizacional: o papel mediador da Comunicação Interna
title_fullStr Endomarketing e Comprometimento Organizacional: o papel mediador da Comunicação Interna
title_full_unstemmed Endomarketing e Comprometimento Organizacional: o papel mediador da Comunicação Interna
title_sort Endomarketing e Comprometimento Organizacional: o papel mediador da Comunicação Interna
author Castro, Mariana Moutinho Jorge da
author_facet Castro, Mariana Moutinho Jorge da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico da UMAIA
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Mariana Moutinho Jorge da
dc.subject.por.fl_str_mv Endomarketing
Comunicação interna
topic Endomarketing
Comunicação interna
description A presente dissertação de mestrado tem como propósito analisar o papel mediador da comunicação interna na relação existente entre o endomarketing e o comprometimento organizacional dos colaboradores. De modo a estudar empiricamente os construtos supramencionados, recorreu-se a uma abordagem quantitativa, através de um questionário criado com base no Questionário do Comprometimento Organizacional (QCO), no Questionário da Satisfação da Comunicação (CSQ) e no Modelo de Gestão do Marketing Interno. Participaram no estudo 136 trabalhadores. Os resultados obtidos suportaram todas as hipóteses enunciadas na investigação, mostrando o efeito direto que o endomarketing e a comunicação interna têm no comprometimento organizacional e, além disso, que a comunicação interna medeia, de forma positiva, a relação entre o endomarketing e o comprometimento organizacional. Desta forma, esta investigação tornou-se pertinente na área da gestão estratégica de recursos humanos por evidenciar a importância do endomarketing na promoção do comprometimento organizacional, através do efeito mediador da comunicação interna.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07
2022-07-01T00:00:00Z
2023-10-17T14:21:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.24/2310
url http://hdl.handle.net/10400.24/2310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133653147582464